SL Benfica | Nova época, novas asas e águia a voar mais alto

- Advertisement -

Desde logo, pelas menos frequentes perdas de bola, em particular no próprio meio terreno. A segurança e classe de João Mário aportaram à equipa algo que esta não tinha com as restantes opções para o meio-campo. Contudo, não foram apenas pormenores individuais a fazer a diferença. A aposta contínua e mais solidificada no sistema de três centrais tem dado bons resultados.

Além da qualidade dos centrais utilizados, importa também olhar para a dupla de meio-campo (e, em particular, para Weigl) que joga à sua frente. O médio alemão tem mostrado estar muito mais por dentro do que o treinador lhe pede e tem espalhado classe em campo, contribuindo ainda para o desafogo de João Mário, que se vê incumbido apenas e só das suas próprias tarefas.

Por outro lado, ofensivamente a equipa tem produzido e concretizado um pouco menos do que no começo da temporada passada, mas tem sido mais consistente e os jogadores têm estado mais concentrados durante a integralidade das partidas.

De resto, apenas nos Açores as águias fizeram mais do que dois golos. A verdade é que tem chegado para vencer – e como era importante vencer.

Julian Weigl tem sido peça preponderante na solidez defensiva do SL Benfica
Julian Weigl tem sido peça preponderante na solidez defensiva do SL Benfica
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Outro dos aspetos em que a equipa cresceu prende-se com os índices de confiança e de união dentro do grupo. É notório mesmo para os mais desatentos espetadores externos ao grupo de trabalho que este está muito mais aguerrido e junto e que os seus membros são cada vez mais “uma família”. Por falar em família…

Talvez seja este o principal ponto diferenciador: o regresso do público. A família benfiquista voltou a colorir estádios de Norte a Sul de Portugal e tem ajudado a empurrar os pupilos de Jorge Jesus para a vitória.

Sem público, dificilmente o SL Benfica teria sido capaz de superar as adversidades que teve que enfrentar em Moreira de Cónegas (inferioridade numérica), na receção ao PSV (inferioridade qualitativa) e na receção ao CD Tondela (inferioridade no marcador).

Sobeja, agora, continuar assim, estando todo e qualquer benfiquista cônscio de que será difícil fazê-lo, dada a dificuldade que o calendário futuro encerra para o SL Benfica. Todavia, a confiança existe e supera em larga escala a que subsistia ao cabo do período homólogo da época passada. Veremos quanto tempo dura.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Rodrigo de Paul com declarações polémicas: «É mais difícil ganhar a MLS do que a Champions»

Rodrigo de Paul, que atua pelo Inter Miami, surpreendeu os adeptos europeus ao referir que a MLS é mais difícil de conquistar que a Champions League.

Felipe Melo revoltado com caso Prestianni-Vinícius Júnior: «Fogo nos racistas»

Felipe Melo falou sobre o caso polémico entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni, avançado do Benfica. Eis o que disse.

Nuno Espírito Santo e o caso Prestianni-Vinícius Júnior: «Nesta situação e em todas as situações que envolvem racismo: condeno sempre»

Nuno Espírito Santo deu a sua opinião sobre a situação a envolver Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior durante o Benfica x Real Madrid.

Manchester United define plano com Bruno Fernandes para a próxima temporada

Bruno Fernandes é uma das peças fundamentais do Manchester United, porém pode estar de saída se os red devils receberem uma proposta aliciante.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora emite comunicado oficial sobre transferência de André Luiz e revela que vai recorrer ao TAD

Esta quinta-feira, o Estrela da Amadora reagiu às declarações de Evangelis Marinakis, descrevendo uma «situação que suscita legítimas preocupações».

Matheus Cunha muito grato a Ruben Amorim: «O sucesso que estamos a ter agora também tem muita parte dele»

Matheus Cunha revela estar muito grato a Ruben Amorim. Avançado brasileiro deixa ainda elogios ao treinador português.

Thibaut Courtois junta-se a Novak Djokovic como dono minoritário do Le Mans

Thibaut Courtois tornou-se investidor do Le Mans, num projeto a longo prazo que envolve figuras como Novak Djokovic, Felipe Massa e Kevin Magnussen.