Publicidade

SL Benfica | O Dia B, de Futuro

João Pedro Coelho · 4 min

SL Benfica
Foto: Carlos Silva/ Bola na Rede

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Hoje é dia de os sócios voltarem a decidir o rumo que querem para o SL Benfica.

Passado quase um ano após as eleições que resultaram na (polémica) reeleição de Luís Filipe Vieira (LFV) como presidente do SL Benfica, hoje, dia nove de outubro de 2021, os sócios voltam às urnas para decidir o rumo que querem para o Glorioso.

Como opções de voto têm a lista A, encabeçada por Rui Costa, e a lista B, dirigida por Francisco Benitez, líder do movimento Servir o Benfica que, face ao recuo algo inesperado de Noronha Lopes – este que, entretanto, já manifestou o seu apoio a Benitez -, comanda a oposição à atual estrutura encarnada.

Após várias primeiras páginas de jornal pejorativas, de indiciações pelo Ministério Público e de buscas infindáveis por parte da Polícia Judiciária, o que era impensável para muitos aconteceu: LFV saiu do SL Benfica – pelo menos fisicamente…

Tal acontecimento ocorreu devido ao facto de LFV ter sido detido no dia sete de julho, no âmbito da Operação Cartão Vermelho. Como consequência, Vieira renunciaria ao cargo, sendo, mais tarde, o lugar ocupado por Rui Costa, primeiro vice-presidente na lista.

Luís Filipe Vieira demitiu-se da presidência do SL Benfica meses após de ter sido reeleito
Luís Filipe Vieira demitiu-se da presidência do SL Benfica meses após de ter sido reeleito
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Esta autoproclamada mudança de poder após a detenção de Vieira não caiu bem entre grande parte da nação benfiquista – falange com a qual me identifico -, que prontamente pediu para que fossem realizadas eleições antecipadamente.

Rui Costa afastou o cenário, justificando que era imperativo haver estabilidade até ser garantida a presença na Champions. Decisão razoável, mas que deixou no ar a ideia de que o “maestro” queria usar os possíveis bons resultados desportivos – que vieram a confirmar-se – como alavanca à sua candidatura.

O líder da lista A conta com o apoio de algumas figuras notáveis da história recente encarnada. André Lima, que foi campeão da UEFA Futsal Champions League pelo SL Benfica, reiterou o seu apoio no Bola na Rede TV. “Logicamente, vou apoiar Rui Costa. O Rui percebe de futebol e não precisa de perceber de gestão, só precisa de ter uma boa equipa com ele”.

Eu, com todo o respeito, discordo da opinião do André. Rui Costa, a meu ver, não tem condições para assumir o cargo de presidente do SL Benfica. Um dos braços direitos de LFV ao longo de 13 anos, não deixa de ser curioso que só agora é que o “camisola dez” quer um SL Benfica dos sócios.

“O Benfica é mesmo dos sócios. Esse é o primado da gestão que vamos desenvolver, acautelando de forma intransigente os interesses do clube, com proximidade, interação, abertura, transparência e sentido de missão na relação entre os dirigentes e os sócios”.

É este o primeiro parágrafo do primeiro ponto do programa eleitoral de Rui Costa. Onde esteve esta abertura e transparência para com os sócios ao longo destes anos? Onde é que os interesses do clube foram salvaguardados? Estavam a ser salvaguardados na OPA que LFV e associados tentaram levar avante?

Rui Costa está demasiado ligado a Vieira, aspeto que se reflete na sua equipa, que, entre outros, conta com Domingos Soares de Oliveira e Miguel Moreira, elementos que eram espinha dorsal do ex-presidente encarnado e que, atualmente, também estão incluídos em processos judiciais.

Daí que a declaração feita no debate com Benitez – encontro marcado por alguma notória inexperiência do representante da lista B -, no passado dia sete, seja de colocar qualquer um com lágrimas nos olhos. Caso não se recordem, Rui Costa disse que “Luís Filipe Vieira saiu por questões pessoais e não por questões do Benfica”.

Tal declaração não passa de uma falta de respeito quer para com os sócios do SL Benfica, que, espero eu, não voltem a comer gelados com a testa quase um ano depois. Rui Costa é o prolongamento do vieirismo na Luz, pelo que a sua permanência apenas prejudicará o crescimento do clube a médio-longo prazo.

Não escondo a minha preferência. Para mim, à hora em que escrevo este artigo, no dia nove de outubro de 2021, a alternativa que vejo como viável para o bem-estar do SL Benfica chama-se Francisco Benitez. Se acho que vai ganhar? Não, pois a mentalidade de grande parte dos sócios com mais votos está conotada com LFV, o que, consequentemente, significa votos para Rui Costa.

Contudo, gostaria de assinalar o grande impacto que o Servir o Benfica teve ao longo deste ano. Este movimento veio mostrar que os sócios do SL Benfica continuam vivos e ativos no que concerne à vida do clube, facto que me enche de orgulho.

Para terminar, quero apenas esclarecer que, independentemente do vencedor, no final do dia o meu amor pelo Sport Lisboa e Benfica permanecerá intacto. Sou fiel ao clube, não a direções. Viva a democracia, viva o Benfica!

 

 

 

 

João Pedro Coelho

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.