logo-BnR.png

ÚLTIMA HORA:

SL Benfica x FC Arouca

SL Benfica x FC Arouca | Manter a bitola

Primeira Liga, 1ª Jornada: sexta-feira, 20h15, 5 de agosto de 2022

ANTEVISÃO: ÁGUIAS QUEREM DAR SEGUIMENTO AO BOM MOMENTO DE FORMA

Chega finalmente a Primeira Liga 2022-23. Abrem as hostilidades encarnados e arouquenses, num jogo acessível para os primeiros como afirmou a contundência de Armando Evangelista na abordagem ao pré-jogo.

«Não é o começo que queríamos» comentava na tarde desta quinta-feira, não sem dar contexto necessário à melhor interpretação de tirada tão… honesta. «Se analisarmos o mercado do Benfica, a pré-época do Benfica e o jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Champions, as dificuldades serão acrescidas.

Aquilo que o Benfica tem vindo a fazer junto dos adeptos, mais um problema acrescido, mas sabemos o que queremos. Se é o começo que queríamos? Não, também estamos num processo de renovação do nosso plantel em relação à época passada», numa alusão às dificuldades sentidas pelos nortenhos durante toda a temporada, com um 15º lugar final que camuflou muitas das insuficiências da equipa, que somou apenas sete vitórias na Liga.

E a sorte não está mesmo do lado dos arouquenses, que possivelmente não haveria adversário mais empolgado para se enfrentar em princípios de Agosto. À habitual euforia da extensa massa adepta vermelha, junta-se-lhe uma equipa em alta rotação que cumpriu com todas as previsões de certeira implementação dos processos ofensivos de Roger Schmidt.

O SL Benfica é uma equipa confiante, com um onze base já definido, e a amostra contra Midtjylland provou que há confiança a rodos – um ciclo vicioso de futebol frenético, de ataque continuado à baliza adversária, na tal pressão alta tão famosa e que se tem vindo a provar real. Mas claro, muita cautela que do outro lado há gente pronta a aproveitar eventuais fragilidades:

«Vamos jogar em casa. O jogo de terça-feira já foi uma boa preparação para amanhã. Quando jogamos em casa queremos controlar o jogo, pressionar o adversário. O desafio é ter atenção ao posicionamento tático, para os momentos de transição.

Os adversários estão à procura e à espera dos nossos erros, mas nós falamos muito sobre isto e estamos preparados. Temos de ter atenção aos espaços que deixamos abertos, este é sempre um dos tópicos nos treinos», arrefecia assim os ânimos o técnico alemão, que demonstra a cada intervenção ser alguém lúcido e sempre esclarecido.

Baixas de assinalar: Galovic e David Simão nos visitantes, o que requer a Armando Evangelista reformulações que em nada ajudam, sobretudo num encontro desta natureza.

Pedro Moreira e Sema Velazquez, outros que podiam emprestar muita experiência, continuam em recuperação e também não deverão ir a jogo.
Quanto a Roger Schmidt, pode contar com todos os que foram ao jogo europeu.

O árbitro escolhido é Manuel Mota, que terá como assistentes Nuno Eiras e Jorge Fernandes. 4.º árbitro será Hélder Carvalho e no VAR estarão Vasco Santos e Rui Licínio.

 

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Pré-época dos arouquenses: seis jogos, três vitórias (Boavista, Feirense e Paris Atlético) e um empate (Chaves). Duas derrotas contra FC Porto (5-1) e SC Braga (0-2).
  2. Missão quase impossível: nunca a equipa nortenha pontuou na Luz em oito visitas.
  3. No total, são 13 confrontos entre ambos: 11 vitórias da Águia, um empate (2013-14) e uma vitória dos Arouquenses (1-0 em Aveiro, 2015-16)
  4. Calendário nada sorridente para o Arouca neste inicio de Primeira Liga: até á 5ª jornada, visita Luz e Açores; Recebe Sp Braga e o europeu Gil Vicente. Em 21-22, os arouquenses só venceram uma vez… nas primeiras nove jornadas. Repetir-se-á?
  5. Já o Benfica, terá na visita ao Bessa da 4ª jornada o único obstáculo assinalável, em teoria. Além do Arouca, Paços e Vizela visitam a Luz até essa 5ª jornada. O Benfica só encontra um dos quatro primeiros de 21-22 á… 10ª jornada, quando for ao Dragão.
  6. Em 21-22, dois 2-0 no placard a favor do Benfica. São os únicos dois jogos de Armando Evangelista como técnico principal contra as águias.
  7. Já Roger Schmidt, naturalmente, não tem grande historial contra equipas portuguesas. Curioso é perceber que sempre que o fez, estava Jorge Jesus no banco oposto – seja em 2014-15 (3-1 em Leverkusen e 0-0 na Luz) em 2015-16 (0-1 em Alvalade e outro 3-1 em Leverkusen) e na época passada, no play-off da Champions, a única vez que Jorge Jesus saiu por cima.
  8. Em relação a jogadores, três de cada lado sabem o que é marcar ao próximo adversário. Do lado arouquense, Bukia, Sema Velazquez e David Simão já fizeram o gosto ao pé versus águias.
  9. Deste lado, só Rafa Silva, Yaremchuk e Gonçalo Ramos.
  10. Curiosamente, foi também Manuel Mota o árbitro do Benfica-Arouca de 2021-22. Depois disso, apitou os encarnados no Jamor, no polémico 7-0 à B Sad, e em Leiria, na final da Taça da Liga perdida frente ao Sporting.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

SL Benfica x FC Arouca. SL Benfica 4-1 FC Midtjylland David Neres
O brasileiro esteve em bom plano frente ao Midtjylland
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

David Neres (SL Benfica) – Depois da retumbante exibição contra dinamarqueses, pede- se a Neres a mesma desenvoltura na descoberta de caminhos para o golo: até porque será bem pensado resolver cedo a partida para preparar o quanto antes a segunda mão do confronto de Champions.

A repetir a mesma dose de Terça-feira, não será dificil consegui-lo. Sem desmerecer a consistência apresentada por Mateus Quaresma, o titular da lateral-esquerda arouquense há já duas épocas.

 

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Bukia (FC Arouca) – O craque da outra comitiva é o irrequieto congolês que muita dor de cabeça dá aos laterais dos relvados portugueses: por isso foi o jogador com mais faltas sofridas na edição 2021-22 da Liga Bwin, com 112.

Técnica e velocidade admiráveis que farão do contra-ataque adversário um dos motivos de maior cuidado a Roger Schmidt no ajuste tático. Convém a Morato e Grimaldo que estejam bem entrosados.

 

XI´S PROVÁVEIS

SL Benfica: Vlachodimos; Alexander Bah, Otamendi, Morato e Grimaldo; Enzo e Florentino; David Neres, Rafa e João Mário; Gonçalo Ramos

Treinador: Roger Schmidt

«Cada liga tem a sua especificidade, a sua cultura própria, mas estou ansioso pelo de jogo de amanhã, por conhecer o adversário, para ver o seu valor. Temos de encontrar soluções para os vencer.

Agora cabe a vocês [jornalistas] apontar quem é o favorito para esta competição. Para mim será o Benfica, temos uma boa equipa, temos tudo para podermos lutar pelo título, por isso, estamos prontos e amanhã queremos dar o primeiro passo»

 

FC Arouca: Arruabarrena; Tiago Esgaio, Basso, Rafael Fernandes e Mateus Quaresma; Soro, Oriol Busquets e Vitinho; Bukia, Arsénio e Bruno Marques

Treinador: Armando Evangelista

«Nesta fase da época sabemos que quando olhamos para o Benfica ou para outra equipa e sabemos o que fazem e como pode ser fácil desmontar essa estratégia,  quer dizer que estamos a trabalhar bem. O Benfica tem processos muito evoluído para início de época, o que o Arouca pretende é assimilar processos para aquilo que vai ser a época»

 

PREVISÃO DE RESULTADO FINAL: SL BENFICA 5-0 FC AROUCA

Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, o Benfica como pano de fundo e a opinião de que o futebol é a arte suprema.

Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, o Benfica como pano de fundo e a opinião de que o futebol é a arte suprema.

FC PORTO vs CD TONDELA