SITE TEMPORÁRIO

20 de Janeiro, 2022

SL Benfica x Moreirense FC | Veremos Sá Pinto que vença uma águia

Primeira Liga, 18.ª Jornada: sábado, 18h, 15 de janeiro de 2022

ANTEVISÃO: ÁGUIAS E CÓNEGOS QUEREM QUE O JOGO 31 SEJA TUDO MENOS UM 31

SL Benfica e Moreirense FC iniciam as suas caminhadas pelos trilhos da segunda volta do campeonato no Estádio da Luz a 15 de janeiro. São períodos relativamente conturbados os que se vivem em ambos os lados, mas ambas as equipas estão preparadas para dar a melhor resposta possível.

TEREMOS A EQUIPA DE NÉLSON VERÍSSIMO A VENCER AS DUAS PARTES NA RECEPÇÃO AO MOREIRENSE FC? APOSTA COM A BWIN!

Este encontro marca o terceiro jogo de Nélson Veríssimo ao leme do SL Benfica (nesta segunda chamada a fazer de bombeiro) e o segundo de Ricardo Sá Pinto ao leme do Moreirense FC. Tanto as águias como os cónegos venceram na última jornada e, com estratégias naturalmente diferentes, vão ambos procurar dar seguimento a essas vitórias em que, além dos três pontos, somaram uma clean sheet.

O histórico (spoiler alert) é favorável ao atual terceiro classificado do campeonato, mas o 16.º colocado da tabela sabe o que é vencer no reduto benfiquista. Com as águias de forma assumida (por Rui Costa e Nélson Veríssimo) a lutarem ainda pelo cetro de campeão nacional e com o Moreirense FC a precisar de se escapulir da posição de playoff de descida em que se encontra, espera-nos um jogo muito interessante.

 

10 DADOS RÁPIDOS

        1. Moreirense FC venceu apenas dois dos 30 confrontos diretos com as águias – ambos os triunfos foram por 3-1 e apenas um foi para o campeonato. Todavia, o triunfo para o campeonato… Foi na Luz.
        2. Nos últimos 11 jogos com os cónegos, o SL Benfica venceu sete, tendo cedido dois empates e sido derrotado por duas vezes.
        3. Cinco dos últimos sete confrontos entre SL Benfica e Moreirense FC tiveram golos de ambas as equipas.
        4. No Estádio da Luz, os resultados mais vezes registados foram 2-0 para os encarnados e 1-1 (três vezes cada).
        5. O SL Benfica nunca venceu o Moreirense FC por mais de três golos a jogar em casa.
        6. Nas últimas três partidas em Lisboa entre os dois conjuntos, registaram-se os três resultados possíveis: vitória cónega por 1-3 em 2018, empate a uma bola em março de 2020 e vitória encarnada por 2-0 em setembro de 2020.
        7. Contabilizando grandes penalidades, o Moreirense FC tem oito golos de bola parada – tantos quanto o CS Marítimo e apenas menos do que os 11 de Vitória SC e CD Tondela. SL Benfica apenas apontou 4 dos seus 49 golos de bola parada – corresponde a 8% e é o pior registo percentual da Primeira Liga.
        8. Apenas Sporting CP (quatro), SC Braga e FC Famalicão (três cada) têm mais golos de canto do que as águias (dois). Os cónegos obtiveram um golo na sequência de um pontapé de canto.
        9. O período mais fértil das águias corresponde aos últimos 15 minutos do primeiro tempo (12 golos mais dois nos descontos da primeira parte) e ninguém faz tantos golos (27) na primeira metade como o SL Benfica – as águias são uma de três equipas (com Estoril Praia SAD e CD Santa Clara) que têm mais golos no primeiro do que no segundo tempo. Já o Moreirense tem dos 75 aos 90 minutos de jogo o seu momento mais produtivo, com seis dos 17 golos (e dois nos descontos pós-90´). No primeiro tempo, os cónegos só apontaram cinco golos e nenhum foi dos 30-45 (período preferido do SL Benfica).
        10. O SL Benfica é a equipa menos amarelada da Primeira Liga (35 cartões amarelos, menos nove do que o SC Braga). Moreirense é décimo nesta estatística (51 amarelos).

      JOGADORES A TER EM CONTA

      João Mário Estoril-Praia SAD 1-1 SL Benfica
      João Mário tem estado em alta rotação na Luz
      Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

      João Mário (SL Benfica) – Foi, para muitos, o melhor em campo na última partida das águias e, de facto, a sua intervenção no encontro com os castores foi muita e de grande nível. Não deu, à semelhança da equipa, o esperado no duplo confronto com o FC Porto, mas continua a mostrar que, na maioria das partidas da Liga Portuguesa, a sua dupla com Weigl é de uma valia superlativa.

      Com o novo sistema da equipa, ambos os médios parecem estar mais soltos e isso só poderá beneficiar o ex-Sporting CP, permitindo-lhe mostrar a muita qualidade que o assiste da melhor forma. Será, ao que tudo indica, um dos futebolistas em destaque nesta partida.

       

      Rafael Martins (Moreirense FC) O brasileiro de 32 anos está numa forma formidável. Nos primeiros 17 jogos da temporada, havia feito apenas três golos, é verdade, mas nos três seguintes (os mais recentes) dobrou o seu total, fazendo precisamente três golos (um em cada partida). Fez o golo da vitória nos dois últimos triunfos cónegos (1-0 na recepção ao Estoril Praia SAD e o mesmo resultado na visita a Vizela).

      Pelo meio, fez o golo da sua equipa na derrota por 2-1 em Tondela. Ou seja, nos últimos três encontros, o Moreirense FC fez três golos e foram todos da autoria do seu “99”. Este senhor avançado, quando está em forma, exige muitos cuidados.

       

      XI´S PROVÁVEIS

      SL Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, Morato, Grimaldo; Weigl, João Mário, Paulo Bernardo; Rafa, Ramos, Darwin.

      Treinador: Nélson Veríssimo

      “Esperamos uma equipa competitiva, à imagem do seu treinador. Recentemente também mudou de comando técnico, vem de uma vitória fora de casa frente ao Vizela e vêm moralizados. Acreditamos que possam jogar num bloco mais fechado, médio/baixo, com algumas saídas em transição, no nosso erro, mas, acima de tudo, reconhecer qualidade e capacidade ao Moreirense, que, certamente, nos vem causar dificuldades ao Estádio da Luz”.

       

      Moreirense FC: Kewin Silva; Paulinho, Artur Jorge, Steven Vitória, Pablo Santos, Pedro Amador; Fábio Pacheco, Filipe Soares; Yan Matheus, Walterson Silva, Rafael Martins.

      Treinador: Ricardo Sá Pinto

      “É fundamental acreditar e jogar de uma forma ambiciosa, em vez de pensar apenas em parar o adversário. Sabemos que vamos estar maioritariamente a defender e há que ser fortes psicologicamente, mas vamos ter oportunidades para poder fazer golos”.

       

      PREVISÃO DE RESULTADO: SL BENFICA 3-1 MOREIRENSE FC

    1. Artigo revisto por Joana Mendes