No Mónaco realizou-se mais um sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões. SL Benfica e FC Porto, os únicos clubes portugueses presentes nesta fase da competição, constavam no pote 2 do sorteio. Depois de distribuídos os cabeças de série pelos grupos, seguiu-se o sorteio do pote 2, que colocou os encarnados no grupo E, juntamente com o gigante FC Bayern Munique, grupo ao qual se juntou mais tarde o AFC Ajax e, por último, o AEK Atenas. Fechado o sorteio e com o destino traçado, resta-nos conhecer um pouco mais dos adversários que, até ao final do ano, iremos defrontar.

AEK Atenas

Fonte: AEK Atenas

Mostrando um futebol cada vez mais competitivo, o AEK Atenas, atual campeão grego, nunca passou uma fase de grupos da Liga dos Campeões em toda a sua história. Na liga grega, desde 2013/2014, tem sempre chegado aos lugares cimeiros do campeonato e, na época passada, conseguiu conquistar o seu 12.º título. Esteve também presente na Liga Europa; porém, ficou-se pela fase de grupos. A equipa liderada por Marinos Ouzounidis conta com nomes como Petros Mantalos, Rodrigo Galo, Michalis Bakakis e dois portugueses, André Simões e Hélder Lopes. O jogo no Olimpiako Stadio Athinas Spyros Lovis irá realizar-se no dia 2 de outubro e, no Estádio da Luz, terá lugar no dia 12 de dezembro.

 

AFC Ajax

Fonte: AFC Ajax

O Ajax não constava na lista de nomes presentes na fase de grupos da Champions desde a época 2014/2015; porém, quase triunfava na Liga Europa ao chegar à final da competição em 2016/2017, final essa que perdeu frente ao Manchester United FC. Na liga holandesa, o Ajax é um dos grandes protagonistas, tendo sido tetracampeão em 2013/2014 e tendo, nestes últimos cinco anos, ficado sempre em segundo lugar. O clube holandês, liderado por Erik ten Hag, foi vencedor da Liga dos Campeões por quatro vezes (1971, 1972, 1973 e  1995) e sonha repetir o mesmo feito, contando com Huntelaar, Tadic e Blind para chegar longe nesta edição. O primeiro encontro com os holandeses está marcado para 23 de outubro e o segundo, na Luz, para o dia 7 de novembro.

 

FC Bayern Munique

Fonte: FC Bayern Munique

Este gigante alemão dispensa apresentações. Levar de vencida o quase imbatível Bayern Munique é o grande desafio deste grupo E; porém, não é impossível. Nas últimas duas edições da Liga dos Campeões, o Bayern foi travado pelo Real Madrid, não conseguindo ir além das meias-finais da competição.
Os hexacampeões da Alemanha já ganharam o troféu por cinco vezes, tendo a última sido em 2012/2013. Muitos dos guerreiros comandados pelo croata Niko Kovac também dispensam apresentações: Manuel Neuer, Boateng, James Rodríguez, Franck Ribéry, Lewandowski, Thomas Muller, Robben e Goretzka são as mais brilhantes estrelas desta companhia, que não quer deixar escapar mais uma vez a taça. Os encarnados irão receber os alemães na Luz já no próximo dia 19 de setembro e visitarão o Allianz Arena no dia 27 de novembro.

 

 

Foto de Capa: UEFA

Artigo revisto por: Manuela Baptista Coelho

Comentários