Sporting CP x SL Benfica | O dérbi eterno que pode valer um Campeonato

O dérbi entre o Sporting CP e o SL Benfica joga-se neste domingo e pode ter implicações diretas na decisão pelo título de campeão nacional da temporada 2022/23. Caso o FC Porto vença o FC Famalicão, os encarnados ficam a depender de um triunfo em Alvalade para vencer o campeonato pela 38.ª vez na sua história. E a verdade é que, de acordo com as odds da Betano, o SL Benfica até tem favoritismo em relação ao Sporting CP para o dérbi.

Depois de um período mais conturbado em abril, no qual as águias ficaram quatro jogos sem vencer, acumulando derrotas importantes frente ao FC Porto e FC Inter Milão na Champions League, o SL Benfica voltou a reencontrar o caminho dos triunfos na fase final da época. Apesar de terem permitido a aproximação do FC Porto, os encarnados voltaram a sorrir e chegam ao dérbi numa sequência de quatro vitórias consecutivas, nas quais se incluem triunfos importantes frente ao SC Braga, em casa, e Portimonense SC, fora.

SL Benfica jogadores
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O SL Benfica aparece na máxima força, registando apenas Julian Draxler como única ausência para o encontro. As águias estão mais sólidas no meio-campo desde a afirmação total de João Neves no onze inicial. O jovem de 18 anos ganhou a confiança de Roger Schmidt e é agora um elemento fundamental na organização e criatividade da equipa, bem como na temporização de todo o jogo encarnado. A maior dúvida para o dérbi até passa por saber quem fará companhia a João Neves no meio-campo, sendo que Florentino Luís deve levar vantagem em relação a Chiquinho, dada a sua maior capacidade defensiva para segurar a equipa em momentos de descompensação.

A outra grande dúvida no onze do SL Benfica é a questão do lado direito da defesa. Gilberto já não entra nas contas para a titularidade e Fredrik Aursnes pode levar vantagem sobre Alexander Bah, que tem atravessado alguns problemas físicos nos últimos encontros. De resto, Roger Schmidt deve apresentar o seu onze de gala para esta partida, tendo também armas importantes no banco, como Gonçalo Guedes ou Petar Musa.

Rúben Amorim Sporting CP
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Do lado do Sporting CP, as contas estão um pouco mais complicadas, apesar da equipa leonina também chegar a este encontro numa série de quatro vitórias consecutivas. No campeonato, os leões precisam de esperar dois deslizes do SC Braga para ainda alcançarem o terceiro lugar e esse fator retira alguma esperança aos verdes e brancos, embora a motivação para este dérbi seja sempre elevada.

Aliada a esta má notícia, Rúben Amorim sabe que não vai poder contar com vários elementos que assumiram preponderância no jogo leonino ao longo da época. Desde logo, Antonio Adán que foi expulso no último encontro do Sporting CP, frente ao CS Marítimo. O guarda-redes espanhol vai dar lugar a Franco Israel, guarda-redes uruguaio que fez apenas seis jogos pelo clube de Alvalade nesta época. Israel fez apenas um jogo no campeonato e vai agora ser colocado à prova num dos duelos mais importantes da temporada.

Além do castigado Adán, o Sporting não conta também com os lesionados Jeremiah St. Juste e Jovane Cabral, sendo que Youssef Chermiti treinou condicionado ao longo da semana. Rúben Amorim vai procurar agarrar a equipa ao orgulho de vencer o dérbi e de não permitir que o seu grande rival faça a festa no seu próprio estádio. O Sporting CP pode fazer uso da transição rápida e da capacidade criativa de elementos como Nuno Santos, Marcus Edwards ou Pedro Gonçalves para conseguir incomodar a linha defensiva encarnada.

Apesar dos inconvenientes para o Sporting CP, a equipa verde e branca tem condições para colocar o líder, SL Benfica, à prova num encontro que promete intensidade e emoção. Um jogo de tripla, como são todos os dérbis da Segunda Circular. Os dados estão lançados e o importante é ver a bola a rolar.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Bétis quebra sequência história de Espanha na Europa e espanhóis perdem final pela primeira vez desde 2001

Desde 2001 que uma equipa espanhola não perdia uma final europeia diante de um rival estrangeiro. Real Bétis quebrou sequência.

Chelsea ‘à la’ José Mourinho torna-se no 1º clube a vencer todos os 3 troféus europeus após conquista da Conference League

O Chelsea é o primeiro clube a vencer os três troféus europeus. Champions League, Europa League e Conference League nos palmarés dos blues.

Os 3 portugueses que venceram a Conference League pelo Chelsea

Nesta edição da Conference League, três jogadores portugueses representaram o Chelsea. Blues venceram a competição.

Moisés Caicedo marca para o Chelsea e fixa o resultado final em 4 x 1 diante do Real Bétis

Moisés Caicedo voltou a marcar para o Chelsea e fixou o resultado final em 4-1. Os blues vão conquistar a Conference League.

PUB

Mais Artigos Populares

Chelsea amplia vantagem por Jadon Sancho diante do Real Bétis

O Chelsea está perto de vencer o Real Bétis e conquistar a Conference League. Jadon Sancho apontou o 3-1 para os blues.

Chelsea vira a final da Conference League em cinco minutos com golos de Enzo Fernández e Nico Jackson

Enzo Fernández e Nico Jackson viraram o jogo para Chelsea, no jogo frente ao Bétis, na final da Conference League. Os dois golos foram apontados no espaço de cinco minutos.

Lee Grant anunciado como novo técnico do Huddersfield Town

O Huddersfield Town anunciou a contratação do antigo guarda-redes Lee Grant para o cargo técnico do conjunto inglês.