Sporting CP x SL Benfica | O dérbi eterno que pode valer um Campeonato

    O dérbi entre o Sporting CP e o SL Benfica joga-se neste domingo e pode ter implicações diretas na decisão pelo título de campeão nacional da temporada 2022/23. Caso o FC Porto vença o FC Famalicão, os encarnados ficam a depender de um triunfo em Alvalade para vencer o campeonato pela 38.ª vez na sua história. E a verdade é que, de acordo com as odds da Betano, o SL Benfica até tem favoritismo em relação ao Sporting CP para o dérbi.

    Depois de um período mais conturbado em abril, no qual as águias ficaram quatro jogos sem vencer, acumulando derrotas importantes frente ao FC Porto e FC Inter Milão na Champions League, o SL Benfica voltou a reencontrar o caminho dos triunfos na fase final da época. Apesar de terem permitido a aproximação do FC Porto, os encarnados voltaram a sorrir e chegam ao dérbi numa sequência de quatro vitórias consecutivas, nas quais se incluem triunfos importantes frente ao SC Braga, em casa, e Portimonense SC, fora.

    SL Benfica jogadores
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    O SL Benfica aparece na máxima força, registando apenas Julian Draxler como única ausência para o encontro. As águias estão mais sólidas no meio-campo desde a afirmação total de João Neves no onze inicial. O jovem de 18 anos ganhou a confiança de Roger Schmidt e é agora um elemento fundamental na organização e criatividade da equipa, bem como na temporização de todo o jogo encarnado. A maior dúvida para o dérbi até passa por saber quem fará companhia a João Neves no meio-campo, sendo que Florentino Luís deve levar vantagem em relação a Chiquinho, dada a sua maior capacidade defensiva para segurar a equipa em momentos de descompensação.

    A outra grande dúvida no onze do SL Benfica é a questão do lado direito da defesa. Gilberto já não entra nas contas para a titularidade e Fredrik Aursnes pode levar vantagem sobre Alexander Bah, que tem atravessado alguns problemas físicos nos últimos encontros. De resto, Roger Schmidt deve apresentar o seu onze de gala para esta partida, tendo também armas importantes no banco, como Gonçalo Guedes ou Petar Musa.

    Rúben Amorim Sporting CP
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Do lado do Sporting CP, as contas estão um pouco mais complicadas, apesar da equipa leonina também chegar a este encontro numa série de quatro vitórias consecutivas. No campeonato, os leões precisam de esperar dois deslizes do SC Braga para ainda alcançarem o terceiro lugar e esse fator retira alguma esperança aos verdes e brancos, embora a motivação para este dérbi seja sempre elevada.

    Aliada a esta má notícia, Rúben Amorim sabe que não vai poder contar com vários elementos que assumiram preponderância no jogo leonino ao longo da época. Desde logo, Antonio Adán que foi expulso no último encontro do Sporting CP, frente ao CS Marítimo. O guarda-redes espanhol vai dar lugar a Franco Israel, guarda-redes uruguaio que fez apenas seis jogos pelo clube de Alvalade nesta época. Israel fez apenas um jogo no campeonato e vai agora ser colocado à prova num dos duelos mais importantes da temporada.

    Além do castigado Adán, o Sporting não conta também com os lesionados Jeremiah St. Juste e Jovane Cabral, sendo que Youssef Chermiti treinou condicionado ao longo da semana. Rúben Amorim vai procurar agarrar a equipa ao orgulho de vencer o dérbi e de não permitir que o seu grande rival faça a festa no seu próprio estádio. O Sporting CP pode fazer uso da transição rápida e da capacidade criativa de elementos como Nuno Santos, Marcus Edwards ou Pedro Gonçalves para conseguir incomodar a linha defensiva encarnada.

    Apesar dos inconvenientes para o Sporting CP, a equipa verde e branca tem condições para colocar o líder, SL Benfica, à prova num encontro que promete intensidade e emoção. Um jogo de tripla, como são todos os dérbis da Segunda Circular. Os dados estão lançados e o importante é ver a bola a rolar.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Mário Cagica Oliveira
    Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
    O Mário é o fundador do Bola na Rede e comentador de Desporto. Já pensou em ser treinador de futebol por causa de José Mourinho, mas, infelizmente, a coisa não avançou e preferiu dedicar-se a outras área dentro do mundo desportivo.