De encarnado ou verde se vai pintar o Jamor | Benfica x Sporting

    Benfica
    Taça de Portugal, meias-finais 2.ª mão: terça-feira, 2 de abril de 2024, 20h45.

    A ANTEVISÃO: BENFICA OU SPORTING, UM DELES VAI GARANTIR HOJE UMA VAGA NA FINAL DA TAÇA

    Agora que o campeonato está condenado a ser disputado apenas por Benfica e Sporting, a Taça de Portugal é a outra competição onde águias e leões vão discutir entre si um lugar na final, numa partida que é sempre disputada num ritmo frenético.

    O dérbi eterno na prova rainha do futebol português tem sido pródigo em jogos de grandes emoções e o desta noite promete não ser exceção. O Sporting vai entrar no Estádio da Luz com a vantagem de um golo trazida da primeira mão, mas o Benfica, a atuar perante o seu público, vai querer inverter a eliminatória a seu favor.

    E se Roger Schmidt quiser sentir o cheiro das grelhadas mistas da mata do Jamor pela primeira vez, terá de apostar as fichas todas neste jogo e colocar em campo a melhor versão da equipa que dirige, sendo que esta época é difícil perceber qual é o onze tipo das águias.

    As escolhas do treinador alemão estão longe de serem consensuais entre os adeptos encarnados, e o meio-campo tem sido um dos setores com mais rotatividade, onde apenas João Neves tem o seu lugar garantido. Podem crer que é mais fácil acertar no Euromilhões do que no onze do Benfica. Com o plantel praticamente na máxima força, apenas Tiago Gouveia está indisponível devido a lesão, o Benfica parte em desvantagem para este desafio e vai querer entrar com tudo em busca do golo que lhe permita o empate na eliminatória.

    Mas o “entrar com tudo” pode também trazer dissabores, e a defesa encarnada terá de estar muito atenta ao elevado poder de fogo do leão, principalmente com um sueco de que vou falar mais abaixo. O Sporting foi superior na primeira mão, mas na Luz a águia quer mostrar quem manda, e espera conseguir uma reviravolta para mais tarde recordar.

    Pedro Gonçalves a bater livre pelo Sporting
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Já o Sporting respira confiança, mas Rúben Amorim não quer que os seus homens descansem à sombra da bananeira com o 2-1 de Alvalade. Tentar segurar uma vantagem mínima não é sinónimo de sucesso e jogar para o empate não faz parte da filosofia de jogo do técnico português, caso contrário a Premier League não é para ele.

    A estratégia verde e branca poderá passar por aproveitar os eventuais espaços concedidos pelo Benfica, que vai querer adiantar-se no marcador o mais rápido possível. Antonio Adán e Pedro Gonçalves são baixas de peso para este encontro, mas o regresso de Sebastián Coates é a grande novidade na convocatória de Rúben Amorim. Viktor Gyokeres quer ser, mais uma vez, o terror da defesa encarnada, e se o avançado sueco estiver inspirado, a distância até ao Jamor pode ficar mais curta.

    A Taça de Portugal costuma ser uma espécie de salvação da temporada para os clubes que não conseguem vencer o campeonato. No caso do Sporting, líder isolado da Liga e com menos um jogo, a dobradinha é um cenário provável, mas o Benfica, que já não vence a Taça desde 2017, vai querer levantar o troféu para não ficar apenas com a Supertaça conquistada no princípio da época, caso falhe também a conquista do título.

    Encarnado ou verde, qual vai ser a cor que vai estar presente nas bancadas do Estádio Nacional no dia 26 de maio? A dúvida irá ficar hoje desfeita e os dois primeiros classificados da Liga prometem mais um espetáculo eletrizante, sabendo que no sábado vão voltar a encontrar-se, agora em Alvalade, naquele que poderá ser o duelo que vai ditar o próximo campeão nacional.

    O árbitro da partida será João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Benfica e Sporting já se defrontaram 320 vezes em todas as competições. 139 vitórias para as águias e 113 triunfos para os leões.

    2. Nesses 320 jogos, os encarnados marcaram 543 golos e o conjunto verde e branco 488.

    3. A maior vitória caseira do Benfica frente ao Sporting aconteceu em quatro jogos. Três triunfos por 5-0 e um por 7-2.

    4. O resultado mais comum na casa das águias entre os dois conjuntos é de 2-1 e já se verificou por 16 ocasiões.

    5. O Benfica tem apenas uma derrota nos últimos cinco confrontos com os leões.

    6. Já o Sporting tem oito derrotas nos últimos 15 jogos frente à formação da Luz.

    7. O Benfica não vence a Taça de Portugal desde 2017.

    8. O Sporting CP já marcou, até ao momento, 117 golos esta época em todas as competições.

    9. A média de peso do plantel encarnado é de 75 Kg.

    10. O Benfica já conquistou 26 Taças de Portugal, e o Sporting 17.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    João Neves a celebrar golo
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    João Neves Numa época de exibições sofríveis da equipa encarnada, João Neves tem sido o único que tem salvo a honra do convento, como se verificou no último fim de semana, ao apontar o golo da vitória pela margem mínima frente ao GD Chaves. O miúdo de Tavira tem sido uma peça fundamental no meio-campo, e se há jogador de que Roger Schmidt não prescinde, é do médio de 19 anos, que se entrega ao jogo como ninguém. Marcou ao Sporting no Estádio da Luz na temporada passada, e repetiu a dose já esta época no mesmo palco. O leão parece ser mesmo a sua presa preferida e o encontro de hoje é novamente no ninho da águia.

    Francisco Trincão
    Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

    Francisco Trincão – O azar de uns é a oportunidade de outros. Francisco Trincão tem aproveitado, e de que maneira, a quebra de rendimento de Marcus Edwards, e o último jogo para o campeonato foi prova disso, com participação direta nos dois golos da reviravolta leonina na Reboleira. O extremo de 24 anos está a demonstrar todas as qualidades que levou o Barcelona a contratá-lo em 2020, e pode ser uma arma importante no dérbi. O lado direito do ataque ganha uma nova irreverência com Trincão e do seu pé esquerdo a magia pode acontecer a qualquer momento. Tem sete golos marcados e sete assistências até ao momento.

    XI´s PROVÁVEIS

    Benfica: Trubin; Bah, Otamendi, António Silva e Aursnes; Florentino, João Neves e João Mário; Rafa, Di María e Arthur Cabral

    Treinador: Roger Schmidt

    «A primeira grande diferença é que jogamos em casa. A segunda é que é um jogo decisivo. É a segunda mão desta meia-final e amanhã teremos uma decisão. Estamos com um golo de desvantagem e temos 90 minutos para jogar um bom futebol e dar a volta ao resultado. Estamos motivados para chegar à final da Taça e já demonstrámos isso em jogos anteriores. Temos de utilizar o estádio a nosso favor contra uma equipa muito boa e mostrar que merecemos ir à final».

    Sporting: Franco Israel; Diomande, Coates e Matheus Reis; Geny Catamo, Hjulmand, Morita e Nuno Santos; Trincão, Paulinho e Gyokeres

    Treinador: Rúben Amorim

    «O resultado da primeira mão não terá influência antes do jogo, poderá ter depois. Temos de saber lidar com a eliminatória. O jogo tem de ser preparado para vencer e nesse aspeto não terá influência. Em relação à equipa não vou abrir o jogo. A nossa forma de jogar é clara, as ideias também, e o que dificulta mais a preparação são as caraterísticas dos jogadores que vamos enfrentar. O Benfica tem trocado as caraterísticas dos avançados, se joga o João Mário, o Rafa, o Neres, se depois joga o Florentino ou um médio mais de criação. Isso dificulta a preparação, mas sabemos da importância do jogo e queremos muito estar na final».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 3-1 Sporting

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rui Alves Maria
    Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
    O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.