Tem cuidado David, que este Golias não brinca | Benfica x Estoril Praia

    Taça da Liga, meia-final: quarta feira, 24 de janeiro de 2024, 19h45.

    A ANTEVISÃO: EM LEIRIA, QUEM SERÁ O PAR DO BRAGA NA ÚLTIMA DANÇA DA TAÇA?

    Dança que tu danças bem! No fim desta meia final entre Benfica e Estoril, quem será que vai ouvir este tão popular ditado, outrora eternizado de uma maneira mais grosseira pelo nosso CR7, será Roger Schmidt ou Vasco Seabra?

    Uma coisa é certa, que vai estar a ver de cadeirinha será Artur Jorge, que já garantiu um lugar na final com o “seu” Braga, depois de bater o Sporting de Amorim por uma bola a zero, com uma masterclass de João Moutinho, digna de um Óscar de Melhor Intérprete com a “redondinha” nos pés. O médio português, a quem CR7 carinhosamente se dirigiu com a célebre expressão “anda bater que tu bates bem, se perdemos que se… coza”, foi excelente em todos os momentos do jogo, com pés de veludo e uma inteligência quase artificial, a fazer lembrar um robô, calibrado ao ritmo dos ponteiros de um relógio suíço, que pausava o tempo quando assim o queria, e que dava liberdade para que Pizzi e Zalazar pudessem deambular no miolo do terreno como bem lhes apetecia. Elogiar o futebol de Moutinho é quase tão obrigatório como respirar, apreciar a sua mestria é visitar uma galeria de arte sem pagar bilhete, um autêntico privilégio.

    Mas antes de chegarmos à final, temos sim de falar nesta meia final, onde medem forças dois extremos opostos da felicidade. Se de um lado encontramos um Benfica sorridente, pelas suas oito vitórias consecutivas, do outro encontramos um Estoril ligeiramente fragilizado pelas últimas derrotas, que nem sequer fazem justiça à real qualidade desta equipa. Um diamante lapidado semana após semana por Vasco Seabra, que constrói no laboratório da Amoreira, uma equipa que sabe e quer ser grande, com um futebol fruído, atraente, de olhos nos olhos, sempre com a baliza adversária no sentido.

    E provavelmente, até tem sido este o problema do Estoril de Vasco Seabra, esta abordagem positiva de querer sair a jogar independentemente do adversário, de querer disputar o jogo para ganhar, sempre, predicados estes que me fazem dar sempre os parabéns a este treinador e a toda a sua equipa! Afinal, é isto que queremos no futebol português, equipas bem orientadas, viradas para o ataque, sem medos, que valorizem o bom futebol e a virtude técnica dos seus jogadores, que tem sido posta muitas vezes de lado em imensos contextos, em detrimento do estilo de jogo mais “certinho”. E a tarefa deste Estoril será tudo menos fácil, contra uma equipa motivada, pronta a levar o “caneco” para o tão aclamado museu da Luz, onde já figuram sete cópias perfeitas, resgatadas em outras tantas batalhas travadas pelos encarnados nesta competição!

    Quem será o Golias desta meia final? A meu ver o Benfica é claramente favorito para este jogo, por todo o seu histórico nesta competição mas também pela sua recente evolução, no entanto, de uma coisa eu tenho a certeza, o Estoril não tem feitio para ser David! E como disse Vasco Seabra, o Estoril só quer desfrutar.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O Benfica é o maior vencedor da história desta competição com sete troféus conquistados
    2. O último troféu conquistado pelos encarnados remonta à época de 15/16.
    3. O atual detentor do troféu desta prova é o Porto que, curiosamente, não vai poder revalidar o seu título.
    4. Jorge Jesus é o treinador com mais vitórias nesta competição, seis, cinco delas ao serviço dos “encarnados”.
    5. No último jogo entre as duas equipas, a vitória sorriu aos encarnados pela margem mínima, com um golo de António Silva.
    6. Nos últimos cinco jogos, o Benfica tem 15 golos marcados e apenas três sofridos.
    7. Já o Estoril tem sete golos marcados e 14 sofridos.
    8. João Carlos é o segundo melhor marcador desta competição, com quatro golos apontados.
    9. O Benfica leva cinco vitórias consecutivas no confronto direto com os “canarinhos”.
    10. Raúl Jiménez marcou o último golo encarnado numa final desta competição.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Marcos Leonardo – Poderia ter falado de Di Maria, por exemplo, mas preferi dar destaque ao “menino da vila” pela sua crescente relação com o golo ao serviço das águias. Com dois jogos consecutivos a fazer o gosto ao pé, acredito que Marcos Leonardo possa até entrar de início neste jogo e ser um claro quebra cabeças para a defesa do Estoril.

    João Carlos O vice-artilheiro da Taça da Liga pode ser muito útil a Vasco Seabra neste jogo, até por essa motivação extra inerente ao prémio de melhor marcador.

    XI´s PROVÁVEIS

    Benfica: Trubin; Aursnes, Otamendi, António Silva e Morato; Florentino, Kokcu, João Mário; Rafa, Di Maria e Arthur Cabral.

    Treinador: Roger Schmidt

    «O nosso desejo é vencer esta competição mas para já temos de estar focados na meia final. Analisámos bem o nosso adversário, é uma equipa que acredita muito nas suas ideias e são muito perigosos. Têm um estilo de jogo atrativo e muito enérgico, por isso é isso que espero».

    Estoril: Marcelo Carné; Mangala, Volnei, Vital, Rodrigo Gomes e Tiago Araújo; Koindredi e Mateus Fernandes; Guitane, João Marques e João Carlos.

    Treinador: Vasco Seabra

    «Quero que os meus jogadores desfrutem deste jogo, porque é uma meia final de uma competição importante, por isso para mim é essencial que isso aconteça. As coisas não têm corrido tão bem ultimamente, mas quando a equipa estava melhor, diziam que o Estoril estava no seu “momento”, por isso acredito que temos capacidade para melhorar e que este também é o nosso momento».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 3-1 Estoril Praia

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Santos
    Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
    Licenciado em Comunicação Empresarial e Relações Públicas, é um apaixonado por futebol desde tenra idade. O jovem natural de Tomar, mas residente em Lisboa, é um poço de sonhos por realizar, sendo que ser uma voz ativa no mundo do futebol é um deles! Comunicador, simpático, bem humorado e cheio de energia, assim é o Bernardo! Para solidificar os seus conhecimentos no desporto rei, completou os níveis I e II de Scouting no futebol, para além de uma formação de Team Manager. Atualmente, trabalha no departamento de comunicação internacional de uma grande empresa e divide o seu tempo entre as suas paixões e os seus vícios.