Os três defesas da Primeira Liga que o SL Benfica podia contratar

    Contratar fora cá dentro

    Costuma-se dizer que a defesa é o melhor ataque e que uma equipa se constrói de trás para a frente. Ambas as afirmações são válidas, pois uma equipa que queira ter êxito precisa de ter bons jogadores na frente de ataque para que os golos sejam sinónimo de vitórias, mas não é menos verdade que sem uma boa muralha defensiva, não vale de nada ter um caudal ofensivo forte e que fature.

    Como em tudo na vida, o equilíbrio também faz parte do futebol e isso pode ser um factor chave para o sucesso de uma equipa forte e coesa.

    Durante esta temporada, o SL Benfica tem sido uma equipa algo permeável para os adversários. Em muitos jogos, os encarnados têm sofrido golos de forma infantil, resultante de erros defensivos que podiam ser evitados, pois a qualidade está lá.

    Dentro do plantel existe esse tal equilíbrio e a experiência necessária para que a equipa trabalhe bem os processos defensivos e evite mais dissabores daqueles que já teve. São já 48, as vezes que Odysseas Vlachodimos foi buscar a bola dentro da baliza, em 46 partidas realizadas esta época, o que dá uma média de cerca de um golo sofrido por jogo.

     Odysseas Vlachodimos
    O grego tem sido um dos pilares da defesa encarnada
    Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

    Caso preocupante para uma equipa da dimensão do SL Benfica que entra em todas as competições para vencer. Com a época a entrar na sua recta final, é hora de começar a pensar em mexidas no plantel e em possíveis contratações para a nova temporada que se avizinha. E o centro da defesa é uma dessas prioridades.

    Nesse setor, a grande questão prende-se agora com o futuro dos dois centrais que têm sido os mais utilizados no onze encarnado. Nicolás Otamendi e Jan Vertonghen já não vão para novos e as suas carreiras estão cada vez mais perto do fim.

    O internacional argentino já tem 34 anos e o defesa que veste as cores da Bélgica irá fazer 35 em Abril. É provável que ambos continuem de águia ao peito mas a idade poderá ter um peso maior na hora da decisão de uma eventual saída, levando a que um deles abandone o clube no próximo defeso.

    Sangue novo precisa-se e há que começar a pensar em quem vai ser o parceiro de Lucas Veríssimo no eixo da defesa, pois ao que tudo indica, o brasileiro irá continuar na Luz e voltar a ser titular indiscutível, assim que recuperar da grave lesão contraída no encontro frente ao FC Barcelona, na segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

     SL Benfica
    A estabilidade da equipa foi abalada após a lesão de Lucas
    Fonte: Carlos Siva/ Bola na Rede

    No que diz respeito às outras opções, Ferro foi emprestado ao HNK Hajduk Split, Morato ainda não convenceu totalmente Nélson Veríssimo e o “menino” Tomás Araújo tem-se mostrado mais na equipa B.

    Nesse âmbito, quais as soluções defensivas que o SL Benfica poderia procurar no mercado interno? Recorrendo ao célebre slogan do turismo nacional, “Vá para fora cá dentro”, irei enumerar, na minha opinião, três defesas centrais que o SL Benfica poderia contratar, ou sonhar em contratar, dentro do universo da elite do futebol português.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rui Alves Maria
    Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
    O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.