Com o aproximar do final da época, os rumores de transferências estão cada vez mais presentes no dia-a-dia da comunicação social e dos clubes. Dois dos jogadores mais associados, nos últimos dias, ao SL Benfica têm sido a parelha do FC Famalicão, Ugarte e Rúben Vinagre. Seriam estes dois jogadores boas opções para a equipa encarnada?
Comecemos por Ugarte. O médio uruguaio despontou cedo e rapidamente começou a despertar a atenção de scouts por todo o mundo. As suas exibições ao serviço dos uruguaios do CA Fénix, clube da sua formação, impressionavam qualquer apaixonado por futebol.
Ugarte é um médio centro capaz de desempenhar as funções de número seis ou de número oito. O médio uruguaio tem uma qualidade de passe muito acima da média. É muito forte na primeira fase de construção e consegue executar com muita qualidade sob pressão, aproveitando-se muito da sua boa capacidade com ambos os pés. A sua boa visão de jogo permite-lhe encontrar sempre soluções. É forte a queimar linhas e tem também alguma chegada à área.

Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede
Defensivamente é um jogador que lê muito bem o jogo e consegue ocupar bem os espaços. É forte na antecipação e é um jogador muito intenso, e graças a isso vence muitos duelos. Tem espaço para melhorar defensivamente, sobretudo no que diz respeito ao um contra um e no timing dos desarmes. No entanto, devemos ressalvar que o camisola oito do Famalicão tem apenas 20 anos e uma margem de progressão enorme.
A transição para Portugal foi muito positiva, tendo rapidamente assumido protagonismo em Vila Nova de Famalicão. Ugarte encaixaria como uma luva nas ideias de Jorge Jesus. Um médio forte com a bola nos pés, mas forte defensivamente e com capacidade para aparecer em terrenos mais adiantados. Formaria um duplo pivot de excelência com Weigl. Com os valores exorbitantes que o SC Braga pede por Ali Al Musrati, Ugarte parece ser agora o alvo principal.
O caso de Rúben Vinagre seria diferente. O jovem da formação do Sporting CP está em Portugal por empréstimo do Wolverhampton WFC de Nuno Espírito Santo. Começou a época ao serviço do recém-coroado campeão grego Oympiacos FC, mas teve muito pouca utilização. Em Janeiro, seguiu para o FC Famalicão e tem-se destacado como um dos grandes valores da equipa.

Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede
Rúben Vinagre é um lateral esquerdo evoluído tecnicamente. É um jogador muito veloz e capaz de fazer toda a ala. Tem qualidade de passe, realizando sempre diversos passes importantes todas as partidas. Também tem qualidade no cruzamento.
Com a cada vez mais falada saída de Grimaldo, Vinagre poderia ser uma opção interessante. No entanto, são jogadores diferentes. Grimaldo é o chamado lateral invertido, procura muito o espaço interior e junta-se muitas vezes aos médios. Vinagre é um jogador mais vertical. O lateral português também não tem tanto golo como Grimaldo, que aparece muito em zona de finalização e bate de forma exímia as bolas paradas.
Pelo valor certo, qualquer uma destas contratações poderia ser uma grande mais valia para a equipa do SL Benfica.
Artigo revisto por Inês Vieira Brandão
Dois bons jogadores com imensa margem de progressão, mas que poderiam desde já entrar na equipa do SLB.
No Famalicão, mostrando o bom trabalho efetuado, há pelo menos mais dois jogadores bastante interessantes : Gustavo Assunção e Srđan Babić.