Um russo, um alemão e um francês entram na Luz…

FK Zenit

Já sem a parada de estrelas de outros tempos, este Zenit continua a ser uma equipa perigosa
Fonte: FK Zenit

O histórico emblema russo reconquistou (perceberam?) o campeonato russo na temporada passada, acedendo diretamente a esta fase de grupos. Foi o quinto título de campeão nacional da equipa que começou esta temporada a perder. Frente ao FK Lokomotiv Moskva, uma derrota por 3-2 privou a turma de São Petersburgo de conquistar a Supertaça Russa. Com o campeonato já com oito rondas ultrapassadas, o FK Zenit segue na quinta posição, em igualdade pontual (14 pontos) com os quatro primeiros classificados, tendo alcançado quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Onze golos marcados e seis sofridos é o saldo na Liga Russa do clube que o pote 1 impôs ao SL Benfica.

Orientada pelo russo Sergei Semak, de 43 anos, a turma azul conta nas suas fileiras com jogadores de valia indiscutível, de que são exemplos máximos Branislav Ivanovic, de 35 anos, sérvio ex-Chelsea FC, Artyom Dzyuba, 31 anos, russo, lenda do clube e Malcom brasileiro de 22 anos contratado ao FC Barcelona por 40 milhões de euros neste mercado de transferências.

Três exemplos que, além de provarem a valia da equipa, deixam antever algumas das características do campeão russo: velocidade, dinamismo, poder de choque e de desgaste, experiência, jogo aéreo, jogo de corredores, frieza na hora de finalizar.

Perspetivam-se confrontos difíceis com o FK Zenit, que tem no frio uma potencial arma e que conta com 17 títulos no palmarés, incluindo cinco Ligas Russas, uma Liga Europa e uma Supertaça Europeia, ainda que na Liga dos Campeões nunca tenha ultrapassado os oitavos de final, onde esteve nas épocas 11/12, 13/14 e 15/16.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Defesa informou o Liverpool que não vai renovar e aproxima-se do Real Madrid

Ibrahima Konaté comunicou ao Liverpool que não pretende renovar contrato e, segundo a imprensa internacional, o central francês deverá rumar ao Real Madrid no final da época.

Miguel Oliveira admite dúvidas quanto ao regresso ao MotoGP: «Parece improvável»

O piloto português terminou o grande prémio de São Marino no nono lugar e revelou que está a ponderar o futuro, com várias propostas em cima da mesa, mas com poucas perspetivas de regressar ao MotoGP em 2027.

Gian Piero Gasperini confirma lesão de Paulo Dybala: «A sua ausência vai sentir-se»

A Roma perdeu em casa diante do Torino por 1-0 e viu Paulo Dybala abandonar o encontro devido a um problema muscular na coxa esquerda. Gian Piero Gasperini confirmou a lesão do jogador.

Caldas empata com o 1º de Dezembro (2-2): eis os restantes resultados da Liga 3

O 1º Dezembro empatou 2-2 no Campo da Mata e assumiu a liderança da Série B da Liga 3. Consulta os restantes resultados do dia.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Braz forçado a 2 alterações na convocatória da seleção de futsal

O selecionador Jorge Braz convocou André Correia e Bruno Pinto para o estágio de Portugal, substituindo os jogadores afastados por problemas físicos.

Gil Vicente acentua crise do Braga na Primeira Liga e vence arsenalistas na Pedreira

O Braga somou o terceiro jogo consecutivo sem vencer na Primeira Liga. Gil Vicente superou os arsenalistas na Pedreira e conseguiu vitória por 1-0.

João Noronha Lopes já tem definido o nome do diretor desportivo para o Benfica

João Noronha Lopes aposta em Tomás Amaral para diretor desportivo do Benfica. Candidato volta a escolher nome com experiência na casa.