Vangelis Pavlidis resolve | Chaves 0-2 Benfica

- Advertisement -

O Benfica venceu o Chaves por 0-2 e assegurou a passagem à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. Vangelis Pavlidis foi a figura do jogo, bisou e garantiu o essencial, mas o futebol da equipa de José Mourinho continua a não convencer.

Quatro jogadores da formação no onze inicial foram a grande novidade, algo inédito na era José Mourinho. O contexto também ajudava, jogo com uma equipa da Segunda Liga e com muitos regressados das seleções ainda em gestão física.

O treinador do Benfica não quis correr riscos e apresentou um onze forte. Do outro lado, Filipe Martins, voltou a mostrar uma ideia corajosa, mesmo com vários jogadores menos utilizados a começar de início.

O jogo começou com domínio repartido, mas o Benfica adiantou-se cedo. Aos oito minutos, Zach Muscat intercetou mal, a bola sobrou para Vangelis Pavlidis e o grego assinou um belo golo, remate colocado de pé direito, na entrada da área. Um golo à avançado.

O problema é que o Benfica nunca conseguiu transformar a vantagem em controlo. Samuel Soares, viveu uma noite atribulada, com várias falhas nas bolas aéreas e insegurança nas saídas. O Chaves, com um bloco baixo, mas bem organizado, foi crescendo e chegou a assustar em duas ocasiões, Pedro Pinho e Pau Victor ficaram perto do empate.

O Benfica respondeu com Dodi Lukebakio e Enzo Barrenechea, mas esbarrou sempre num inspirado Marko Gudzulic, guardião sérvio.

Ao intervalo, José Mourinho lançou Andreas Schjelderup e a equipa melhorou. O norueguês, sem ser brilhante, deu outra dinâmica ao corredor esquerdo, ajudou defensivamente e ligou bem com Georhiy Sudakov. Não é um extremo de linha, mas sim um interior criativo e foi nessa função que mais desequilibrou.

Georgiy Sudakov Benfica
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

O Benfica passou a jogar mais no meio ofensivo, embora sem grande criatividade, como já é de costume desde o início da época. Aos 58 minutos ficou a pedir-se penálti sobre António Silva, não assinalado e na resposta Samuel Soares travou o empate.

Quando o jogo parecia encaminhar-se para um final complicado, Vangelis Pavlidis voltou a resolver. Aos 79 minutos, o avançado grego rematou de fora da área (outra vez) e assinou o 0-2 final.

O Benfica venceu, mas voltou a mostrar dificuldades em desmontar blocos baixos, lentidão com bola e pouca capacidade de acelerar o jogo. A equipa parece estagnada no momento ofensivo e vive demasiado dos momentos individuais dos seus jogadores.

Há também decisões que continuam a levantar dúvidas. José Mourinho acredita em poucos jogadores e o banco espelha isso, João Veloso e Ivan Lima só entraram aos 89 minutos, Leandro Santos nem saiu do banco e Henrique Araújo continua fora das contas para o treinador português.

Henrique Araújo Benfica
Fonte: Pedro Barrelas / Bola na Rede

José Mourinho precisa de tempo, é verdade, mas também precisa de confiar mais no que tem à disposição. O calendário apertado não tem permitido treinar com o grupo completo e isso sente-se. Ainda assim, a qualidade de jogo do Benfica continua aquém do exigido.

Pavlidis já leva nove golos e é o elemento mais decisivo do plantel. Mas o Benfica não pode viver apenas dos remates dos espontâneos do grego. Quando ele não marcar, alguém vai ter de aparecer.

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Som e Imagem e está a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo. Adora fotografia desportiva e escrever notícias.

Subscreve!

Artigos Populares

Besiktas soma nova vitória para a Taça da Turquia

O Besiktas recebeu e venceu o Keciorengucu por três bolas a zero, em jogo da segunda jornada da Taça da Turquia.

Benfica: Já é conhecida a lesão de Richard Ríos

O Benfica anunciou durante esta quinta-feira que Richard Ríos sofreu uma luxação anterior traumática do ombro direito

Benfica confirma que João Veloso foi operado

O Benfica informou através de uma nota que João Veloso foi alvo de uma cirurgia durante a última quarta-feira.

Ainda te lembras de Luciano Vietto? Pode juntar-se a Enzo Pérez em novo desafio

Luciano Vietto prepara-se para um novo desafio na sua carreira, já que se encontra livre no mercado desde o final de 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting fecha contratação: «É uma questão de tempo»

Souleymane Faye está muito perto de ser reforço do Sporting. O extremo chega em definitivo proveniente do Granada.

FC Porto prepara-se para apresentar queixa contra jogador do Benfica

O FC Porto prepara-se para avançar com uma queixa ao Conselhode Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol contra Gonçalo Oliveira.

Shabab Al Ahli de Paulo Sousa continua em grande na Liga dos Emirados Árabes Unidos

O Shabab Al Ahli recebeu e venceu o Ajman por três bolas a uma, em jogo da 10.ª jornada da Liga dos Emirados Árabes Unidos.