Vangelis Pavlidis resolve | Chaves 0-2 Benfica

- Advertisement -

O Benfica venceu o Chaves por 0-2 e assegurou a passagem à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. Vangelis Pavlidis foi a figura do jogo, bisou e garantiu o essencial, mas o futebol da equipa de José Mourinho continua a não convencer.

Quatro jogadores da formação no onze inicial foram a grande novidade, algo inédito na era José Mourinho. O contexto também ajudava, jogo com uma equipa da Segunda Liga e com muitos regressados das seleções ainda em gestão física.

O treinador do Benfica não quis correr riscos e apresentou um onze forte. Do outro lado, Filipe Martins, voltou a mostrar uma ideia corajosa, mesmo com vários jogadores menos utilizados a começar de início.

O jogo começou com domínio repartido, mas o Benfica adiantou-se cedo. Aos oito minutos, Zach Muscat intercetou mal, a bola sobrou para Vangelis Pavlidis e o grego assinou um belo golo, remate colocado de pé direito, na entrada da área. Um golo à avançado.

O problema é que o Benfica nunca conseguiu transformar a vantagem em controlo. Samuel Soares, viveu uma noite atribulada, com várias falhas nas bolas aéreas e insegurança nas saídas. O Chaves, com um bloco baixo, mas bem organizado, foi crescendo e chegou a assustar em duas ocasiões, Pedro Pinho e Pau Victor ficaram perto do empate.

O Benfica respondeu com Dodi Lukebakio e Enzo Barrenechea, mas esbarrou sempre num inspirado Marko Gudzulic, guardião sérvio.

Ao intervalo, José Mourinho lançou Andreas Schjelderup e a equipa melhorou. O norueguês, sem ser brilhante, deu outra dinâmica ao corredor esquerdo, ajudou defensivamente e ligou bem com Georhiy Sudakov. Não é um extremo de linha, mas sim um interior criativo e foi nessa função que mais desequilibrou.

Georgiy Sudakov Benfica
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

O Benfica passou a jogar mais no meio ofensivo, embora sem grande criatividade, como já é de costume desde o início da época. Aos 58 minutos ficou a pedir-se penálti sobre António Silva, não assinalado e na resposta Samuel Soares travou o empate.

Quando o jogo parecia encaminhar-se para um final complicado, Vangelis Pavlidis voltou a resolver. Aos 79 minutos, o avançado grego rematou de fora da área (outra vez) e assinou o 0-2 final.

O Benfica venceu, mas voltou a mostrar dificuldades em desmontar blocos baixos, lentidão com bola e pouca capacidade de acelerar o jogo. A equipa parece estagnada no momento ofensivo e vive demasiado dos momentos individuais dos seus jogadores.

Há também decisões que continuam a levantar dúvidas. José Mourinho acredita em poucos jogadores e o banco espelha isso, João Veloso e Ivan Lima só entraram aos 89 minutos, Leandro Santos nem saiu do banco e Henrique Araújo continua fora das contas para o treinador português.

Henrique Araújo Benfica
Fonte: Pedro Barrelas / Bola na Rede

José Mourinho precisa de tempo, é verdade, mas também precisa de confiar mais no que tem à disposição. O calendário apertado não tem permitido treinar com o grupo completo e isso sente-se. Ainda assim, a qualidade de jogo do Benfica continua aquém do exigido.

Pavlidis já leva nove golos e é o elemento mais decisivo do plantel. Mas o Benfica não pode viver apenas dos remates dos espontâneos do grego. Quando ele não marcar, alguém vai ter de aparecer.

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Som e Imagem e está a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo. Adora fotografia desportiva e escrever notícias.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto: guarda-redes é para sair em definitivo e conta com interessados

Samuel Portugal deve sair do FC Porto no mercado de transferências de verão. O guarda-redes não entra nos planos de Francesco Farioli.

Equipa da Premier League quer António Silva e Benfica define valor que quer receber pelo defesa

O Bournemouth está interessado em contratar António Silva. O Benfica procura receber 20 milhões de euros pelo defesa central.

FC Porto fecha venda de médio: transferência pode chegar aos 2 milhões de euros

O FC Porto está muito perto de confirmar a venda de Domingos Andrade ao Botafogo por um milhão e meio de euros fixos.

Fim de ciclo na Luz? António Silva toma decisão relativamente ao seu futuro

António Silva vai deixar o Benfica. O centro internacional português entende que o seu ciclo de águia ao peito chegou ao fim.

PUB

Mais Artigos Populares

São Paulo de olho em português formado no Benfica para competir com Cédric Soares

O São Paulo está interessado na contratação de Aurélio Buta a custo zero. O português acabou contrato com o Eintracht Frankfurt.

FC Porto volta à carga por extremo que está sem espaço em Barcelona

Roony Bardghji está na rota do FC Porto para reforçar o ataque dos dragões. O extremo volta assim a estar associado aos azuis e brancos.

Ex-Benfica confirma saída do Flamengo: «Preciso de novos ares»

Everton Cebolinha confirma que o seu ciclo no Flamengo chegou ao fim. O avançado ex-Benfica termina contrato e vai em busca de novos ares.