Primeira Liga, 5.ª Jornada: sexta-feira, 19h, 2 de setembro de 2022
ANTEVISÃO: ÁGUIAS QUEREM CONTINUAR IMBATÍVEIS. VIZELENSES PROCURAM SURPRESA NA LUZ
E eis que à quinta jornada do campeonato, o SL Benfica está onde quer estar em maio de 2023. O primeiro lugar foi alcançado na passada terça-feira diante do FC Paços de Ferreira e agora há que manter essa posição, sabendo que poderá haver um ou outro percalço durante a época.
O adversário de mais logo é o FC Vizela, equipa que ocupa o 11.º lugar e só conta com uma vitória em quatro jogos da Liga. Roger Schmidt tem algumas dores de cabeça para resolver no centro da defesa.
Morato lesionou-se com alguma gravidade no último encontro e vai parar cerca de dois meses. Vertonghen regressou à Bélgica e Lucas Veríssimo e João Victor continuam a recuperar de lesão. Sobram apenas Otamendi e António Silva para o eixo da defesa.
Este desafio, diga-se, coincide com o fecho do mercado de transferências, onde os encarnados conseguiram à última da hora o empréstimo do médio alemão Julian Draxler e a contratação do defesa-central John Brooks, mas não devem ainda ser convocados para este encontro.
⚽ SL Benfica vs. FC Vizela
🏆 5.ª jornada da #LigaPortugalbwin
🕗 19:00
🏟 Estádio da Luz
📺 BTV#SLBFCV #EuAmoOBenfica pic.twitter.com/Saem0gUGVu— SL Benfica (@SLBenfica) September 2, 2022
Prevê-se um jogo em que o SL Benfica vai querer mandar do princípio ao fim e construir uma vitória tranquila, não esquecendo o pequeno susto que teve frente aos pacenses e que serve de alerta para mais logo.
O onze das águias não deve fugir muito ao que se tem visto nos últimos jogos e Roger Schmidt vai entrar com toda a artilharia pesada sem pensar em poupanças para o primeiro duelo da fase de grupos da Liga dos Campeões, agendado para a próxima terça-feira.
Quanto aos vizelenses, vão à Luz tentar novamente roubar pontos ao SL Benfica, depois de o terem feito na época passada com um precioso empate.
O árbitro da partida será Fábio Veríssimo, da AF Leiria.
10 DADOS RÁPIDOS
- SL Benfica e FC Vizela já se defrontaram por seis ocasiões. Registo de cinco vitórias para as águias e um empate.
- Nesses seis desafios, os encarnados marcaram 15 golos e os vizelenses apenas quatro.
- O SL Benfica ainda não sabe o que é perder ou empatar esta temporada em todas as competições. Oito jogos, oito vitórias.
- O FC Vizela não vence há três jogos e apenas conquistou os três pontos na primeira jornada da Liga.
- O SL Benfica tem o segundo melhor ataque do campeonato com 11 golos marcados.
- Esta é a terceira época e a segunda consecutiva do FC Vizela no principal escalão do futebol português. A primeira presença aconteceu em 1984/1985.
- A formação encarnada tem o melhor arranque de época desde 1982, ano em que o SL Benfica venceu os primeiros 15 jogos.
- Os vizelenses nunca venceram os três grandes do futebol português.
- As águias têm três jogadores que fizeram os 90 minutos em todos os jogos realizados até agora. Vlachodimos, Morato e Enzo Fernández são os totalistas.
- Na temporada de estreia do FC Vizela na primeira divisão (1984/1985), a equipa nortenha acabou no último lugar com 15 pontos.
JOGADORES A TER EM CONTA
Gonçalo Ramos (SL Benfica) – Aí está o homem do momento na Luz. Gonçalo Ramos está no caminho certo para fazer uma grande temporada. Com as saídas de Darwin Núñez, Seferovic e Yaremchuk, Roger Schmidt deposita toda a confiança no avançado natural de Olhão para esta época.
É já o melhor marcador da equipa com seis golos em oito jogos e está apenas a dois tentos de igualar a melhor marca pessoal. Também já assistiu os seus companheiros para golo em três ocasiões, o que mostra bem a influência que o jovem português tem na formação encarnada.
Kiko Bondoso (FC Vizela) – Este extremo-direito natural de Moimenta da Beira é um jogador que se estiver inspirado, pode ser um quebra-cabeças para a defesa do SL Benfica.
Atua preferencialmente pelo lado direito do ataque mas também descai para o meio e para a esquerda. Tem bons pormenores técnicos e é um jogador rápido. Na época passada marcou sete golos em 37 jogos e fez quatro assistências.
XI’S PROVÁVEIS
SL Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, António Silva e Grimaldo; Florentino, Enzo Fernández e João Mário; David Neres, Rafa e Gonçalo Ramos
Treinador: Roger Schmidt
“Vai ser um jogo difícil. O Vizela está a jogar bem e estão habituados uns aos outros, o treinador já lá está há algum tempo e promoveu o clube duas vezes. Estas equipas são difíceis de defrontar. Têm disciplina e inteligência tática e têm “armas” no ataque. Não é fácil marcar-lhes golos e temos de ser organizados na defesa. Mas estamos em muito boa forma e com os jogadores num bom estado de espírito.”
FC Vizela: Buntic; Tomás Silva; Wilson, Anderson Jesus e Kiki Afonso; Guzzo, Samu Silva e Diego Rosa; Kiko Bondoso, Nuno Moreira e Zohi
Treinador: Álvaro Pacheco
“Vamos tentar impor o nosso jogo, jogar da forma como nos caracteriza porque se formos iguais a nós próprios estaremos mais perto de conquistar os três pontos. Vamos para baixo com uma grande convição de ganhar. O Benfica está moralizado pelos últimos resultados e quando joga em casa é ainda mais forte.”