📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Vocês sabem do que estou a falar

- Advertisement -

 

São cada vez menos os sócios e adeptos de FC Porto e Sporting a se sentirem tranquilizados (ou anestesiados?) pela auto-desresponsabilização maquinal dos responsáveis dos seus clubes, face à dimensão das evidências que resultam em tantas derrotas e eliminações. No entanto, existem ainda muitos outros a dar seguimento, e até amplificação, a uma comparação insultuosa – e caricata (enfim, haveria tanto para adjectivar) –, entre aquilo que é hoje o futebol português, e o que se passava nas décadas de 1980 e 1990. Antes que se exprimam livremente nas caixas de comentários, permitam-me o esclarecimento: na Era dourada, a fruta, o café e o leite mencionados, oferecidos aos árbitros e seus assistentes, como pagamento dos serviços prestados dentro de campo em benefício objectivo de determinado clube, não eram, como em tempo inútil foi devidamente comprovado, produtos alimentares servidos ao pequeno-almoço, mas sim nomes de código para serviços de prostituição, dos quais os intervenientes usufruíram, de facto e recorrentemente; tal como as viagens ao Brasil, pagas pelo mesmo clube, aos mesmos destinatários ou outros, tendo em conta os mesmos princípios e objectivos – dispensando até, neste caso, qualquer uso de código secreto –, eram, de facto, viagens ao Brasil. Os nomes dos bilhetes de quem viajou e dos recibos de quem pagou estão lá, para quem os quiser ver.

Comparar isto com qualquer outra coisa – com vouchers de refeição, falando directamente –, oferecida sem códigos, à luz do dia, pública e descomplexadamente, com o cumprimento das mais elementares regras e exemplos da boa hospitalidade (tal como acontece noutros campos, em Portugal e no estrangeiro), torna-se, somente, num exercício de adulteração da própria realidade. Este caso, iniciado por Bruno de Carvalho, alimentado pela sua direcção, e espontaneamente difundido pelos adeptos rivais (desde o anónimo até ao comentador/cronista mais conceituado), prova, sobretudo, existirem ainda vastos terrenos fertéis onde determinados lideres podem plantar, com sucesso, a sua retórica populista e demagógica e mentirosa.

Sentem saudades do que havia; vêem agora o que não há? Se já não se recordam, ou não o podem sequer recordar, revejam o último FC Porto-Rio Ave. Observem Layun, imaginem-no de cabelo comprido e de calção curto, a jogar numa redoma de vidro, a distribuir pancada, a fugir ao vermelho directo (aos 44′), ao segundo amarelo (aos 47′) e, enfim, ao outro segundo amarelo (53′), perante um olhar complacente de um árbitro cansado da noite anterior, visivelmente a precisar de umas férias em local paradisíaco. No fim, o FC Porto ganhava e os seus dirigentes e treinadores reagiam com silêncio, ou com fina ironia, perante os factos apurados.

Nunca confundam o que está morto e enterrado, com aquilo que está bem vivo, saudável e feliz.

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nova titularidade para Neemias Queta em nova derrota dos Boston Celticsn na NBA

Os Boston Celtics entraram com o pé esquerdo na NBA. No terceiro jogo na competição, terceira derrota para a equipa de Neemias Queta.

André Lima elogia derrotado nas eleições do Benfica: «A sensação é que um dia vai ser presidente do Benfica»

André Lima destacou João Diogo Manteigas e analisou eleições do Benfica. Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra João Noronha Lopes.

Dani Carvajal ataca Lamine Yamal: «Se Yamal quer falar, não há problema, o jogo é jogado em campo»

Após a vitória do Real Madrid frente ao Barcelona por 2-1, Dani Carvajal respondeu aos comentários de Lamine Yamal antes do El Clásico.

Rayo Vallecano vence Alavés e aproxima-se da Europa: eis os resultados do dia na La Liga

O Rayo Vallecano derrotou o Alavés num jogo da 10.ª jornada da La Liga. Terceira vitória consecutiva do clube no plano interno.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Botelho da Costa em antevisão ao jogo frente ao FC Porto: «É a equipa mais competente do campeonato»

Em antevisão à receção do FC Porto, o treinador do Moreirense, Vasco Botelho da Costa, mostrou-se consciente da capacidade dos adversários.

Eleições Benfica 2025: 19h30 de espera para confirmar uma batalha há muito anunciada

A primeira volta das eleições do Benfica realizou-se durante este fim de semana. Rui Costa e João Noronha Lopes vão disputar a presidência.

Depois da história, veio a realidade: Portugal voltou a competir diante dos EUA e desta vez perdeu por 3-1

Portugal fez o segundo jogo particular diante dos EUA nesta paragem. Navegadoras saíram derrotadas no jogo.