futebol nacional cabeçalho

Numa noite fria no Estádio do Restelo, Belenenses e Lech Poznan não foram além de um empate a zero, em jogo a contar para a 5.ª jornada do Grupo I da Liga Europa.

Com ambos os conjuntos a necessitarem de uma vitória, a partida ficou marcada por algum equilíbrio na primeira meia hora, pese embora a iniciativa atacante tenha pertencido maioritariamente, nesse período, ao Belenenses. O perigo esteve longe das duas balizas até aos 35’, altura em que o clube da cruz de Cristo teve uma oportunidade de ouro para inaugurar o marcador. Dudka agarrou Tiago Caeiro na grande área e o árbitro norte-irlandês, Stephen Bell, assinalou o correspondente penálti, só que na conversão do mesmo Tiago Silva rematou por cima. Daí até ao intervalo os comandados de Ricardo Sá Pinto carregaram em cima da equipa polaca, com Tiago Caeiro e Tiago Silva a desperdiçarem boas ocasiões de golo.

Anúncio Publicitário

Na segunda parte, a qualidade de jogo desceu bastante. Ambas as equipas encaixaram uma na outra e proporcionaram um pobre espectáculo, apenas animado pela ruidosa e numerosa claque do Lech Poznan. A precisarem de ganhar para continuar a sonhar com a qualificação – a Fiorentina vencia em Basileia por 2-1 – ambos os conjuntos pouco ou nada fizeram para procurar o golo. A grande oportunidade de perigo deu-se aos 75’, numa bola ao poste enviada pelo ataque polaco, enquanto do lado do Belenenses, e para se ter uma ideia, a única oportunidade digna de perigo apareceu apenas aos 80 minutos, num remate ao lado.

Será em Florença que o Belenenses jogará a sua continuidade na Liga Europa Fonte: CF "Os Belenenses"
Será em Florença que o Belenenses jogará a sua continuidade na Liga Europa
Fonte: CF “Os Belenenses”

Nos últimos minutos o desafio abriu um pouco mais, mas continuaram a imperar as jogadas com mais coração do que cabeça. Contas feitas, verificou-se um empate justo, sendo que Belenenses e Lech Poznan até mantêm hipóteses de apuramento na competição, apesar da missão do clube português se afigurar complicada na última ronda, já que está obrigado a vencer no terreno da Fiorentina, orientada por Paulo Sousa.

Na conferência de imprensa, em resposta ao Bola na Rede, Sá Pinto pediu mais respeito pelos seus jogadores e pelo facto de ainda estar na luta pela qualificação para os 1/16 avos de final da Liga Europa, reiterando que os seus jogadores estiveram sempre mais perto do golo. O técnico dos azuis do Restelo também afirmou que o segredo desta campanha europeia tem passado pelo grande espírito de união, ambição e dedicação do plantel.

A Figura:

Filipe Ferreira – Boa exibição do lateral-esquerdo, sempre envolvido nas manobras ofensivas da equipa; um dos melhores na noite de Belém.

O Fora de jogo:

Baixa qualidade da segunda parte – Poucas oportunidades de golo, muitas perdas de bola, desinspiração a mais num desafio onde se pedia a vitória a ambas as equipas.

 

Reportagem e Texto de André Conde e João Rodrigues

Foto de Capa: CF “Os Belenenses”