As 10 melhores contratações nacionais

    Fechada a janela de transferências parece-me ser a altura adequada para “montar” um top-10 das melhores contratações realizadas no nosso campeonato, neste mercado.

    Deixar já claro que este top não está organizado por ordem crescente ou decrescente de importância, nem foi pensado tendo em conta o custo das transferências (daí a ausência de jogadores como Arthur Cabral, Nico González, Anatoliy Trubin ou David Jurásek).

    O critério principal usado para decidir quem entrava, ou não, neste top, foi a importância (em alguns casos hipotética) que o jogador representa, ou vai representar, para o clube comprador. Ficam aqui os 10 nomes escolhidos.

    1.

    Cristo González – Sete jogos, quatro golos e uma assistência. Este é o registo de Cristo González, extremo/ala espanhol de 25 anos, desde que chegou a Arouca vindo da Udinese Calcio SpA, a custo zero. Cristo acabou a sua formação no Real Madrid Castilla (equipa B), chegando mesmo a estrear-se pela equipa principal dos merengues onde até marcou um golo num jogo a contar para a “Copa del Rey”.

    Na temporada passada o jovem de 25 anos, emprestado pela Udinese, realizou 37 jogos pelo Real Sporting Gijón, onde apontou seis golos e assistiu três vezes. Esta época promete ser uma das contratações em destaque e também uma das revelações do campeonato e até já marcou, por exemplo, frente aos vice-campeões nacionais, FC Porto, em pleno Estádio do Dragão. Golo esse que fez com que os arouquenses fossem a primeira equipa a roubar pontos aos dragões. É ver e rever.

    2.

    Angel Di María SL Benfica
    Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

    Dí María – Campeão do mundo há menos de um ano, é preciso dizer mais alguma coisa? Ángel Dí Maria dispensa qualquer tipo de apresentações. Chega ao SL Benfica, proveniente da Juventus FC, 13 anos depois, com as costas pesadas de tantos títulos que conquistou (33!) e com o sentimento de dever cumprido. Volta aos 35 anos a uma casa que sempre desejou e namorou o seu regresso, mas desenganem-se aqueles que acham que Fideo veio apenas “acabar a carreira” a Portugal.

    Neste início de época leva quatro golos marcados e uma assistência em cinco jogos realizados pelas Águias. Além dos números convincentes dentro de campo, Ángel Dí Maria traz ao Benfica valores que não têm preço: a experiência, a vontade de vencer e o “estar habituado a vencer”, porque essa parece ser a única maneira de estar na vida do “Dí Magia”. Uma das contratações mais mediáticas de sempre.

    3.

    Vitor Carvalho – O médio brasileiro chegou a Portugal na época 2019/20, por empréstimo do Coritiba FC ao Gil Vicente FC. Rapidamente assumiu lugar de destaque na formação gilista que decidiu trazer o jogador em definitivo para Barcelos. Na época passada (2022/23) realizou 41 jogos e marcou cinco golos, um registo no mínimo interessante para um médio-centro. Quem também achou estes números interessantes foi o SC Braga de Artur Jorge.

    Chegar, ver e vencer. Assim tem sido a passagem do médio de 26 anos pelos guerreiros do Minho. Participou em todos os jogos realizados pelo Braga até ao momento, e parece já ter conquistado lugar cativo no onze inicial dos arsenalistas. Tem sido uma das grandes certezas no panorama do futebol nacional neste início de época, e por apenas dois milhões de euros, parece ter sido mais uma das contratações bastante acertadas dos responsáveis do clube.

    4.

    Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

    Morten Hjulmand – Substituir Palhinha não era fácil, que o diga Ugarte. Substituir Ugarte não parecia ser uma tarefa muito mais fácil, e para tal era preciso ir ao mercado com assertividade. Rúben amorim pediu, e Hugo Viana cumpriu. Morten Hjulmand chegou a Alvalade vindo do Lecce de Itália por 18 milhões de euros, passando a ser a segunda contratação mais cara do Sporting CP.

    Na temporada passada o médio-defensivo de 24 anos realizou 36 jogos pela formação italiana, onde assistiu em cinco ocasiões os seus colegas. O internacional dinamarquês chega com rótulo de craque e é uma das contratações sonantes desta lista, mas será suficiente para fazer esquecer Manuel Ugarte?

    5.

    Alan VarelaEste médio argentino tem apenas 22 anos, mas de inexperiente tem muito pouco. Já vai para a sua quinta época de futebol sénior, por isso desengane-se aquele que alocar essa característica ao ex-CA Boca Juniors. Varela chega ao FC Porto depois de conquistar cinco títulos ao serviço dos argentinos e com a missão de trazer autoridade, maturidade e entusiasmo não só ao meio-campo portista, mas também ao universo azul e branco.

    O Porto pagou oito milhões de euros pelos serviços do argentino que na época passada realizou 34 jogos, e onde registou um golo e uma assistência. Temos novo comandante no reino do dragão?

    6.

    Iván Fresneda – Desde a saída de Pedro Porro que o Sporting CP procurava uma alternativa à altura do mesmo. A solução? Simples. Assim como Porro, também Iván Fresneda é espanhol, e tal como o ex-lateral dos leões, também o agora dono da posição chega a Alvalade proveniente de uma equipa de segunda linha do campeonato de nuestros hermanos, o Real Valladolid CF.

    Fresneda chegou a troco de nove milhões de euros depois de ter realizado 24 jogos ao serviço do Valladolid. E, num tom mais sério, a verdade é que o Sporting garantiu os serviços de um dos laterais mais promissores de toda a Europa, e que promete ser dono e senhor da lateral direita em Alvalade. Temos, finalmente, substituto de Pedro Porro?

    7.

    Bruma – Sim, é verdade, Bruma chegou a Braga em janeiro de 2023, mas era por empréstimo, e só agora passou a ser oficialmente um guerreiro do Minho. O facto do nome Bruma vir à baila quando se fala no tema Seleção é suficiente para justificar a entrada de Armindo Tué Na Bangna neste top de contratações, certo?

    Os arsenalistas pagaram seis milhões e 500 mil euros ao Fenerbahçe SK pelos serviços do internacional português, que esta temporada já marcou quatro golos e fez uma assistência em oito jogos realizados. Até onde irá este SC Braga de Bruma?

    8.

    Iván Jaime – Vindo de Famalicão chega ao Porto com o peso de ser o novo criativo do Dragão (depois da perda de Otávio, principalmente), mas se alguém tem potencial para o ser é ele mesmo: Iván Jaime. 33 jogos, 11 golos, cinco assistências e melhor jogador jovem do campeonato português em 2022/23, isto tudo com apenas 22 anos, é este o currículo que apresenta o novo “17” dos portistas.

    O FC Porto pagou ao Famalicão FC dez milhões de euros pelos serviços do espanhol formado no Málaga CF. O universo portista deposita nele a esperança de ver nascer uma nova pérola azul e branca capaz de reacender a chama do Dragão, e esta é a oportunidade perfeita para Iván Jaime mostrar à Europa e ao mundo para o que veio.

    9.

    Kokçu foi uma das contratações mais mediáticas.
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Orkun Kokçu – Chegou vindo dos Países Baixos como se de uma verdadeira lenda se tratasse, depois de levar o Feyenoord Roterdão ao título que já há muito escapava e a uma época inesquecível. Nessa caminhada contribuiu com 12 golos e cinco assistências em 46 jogos realizados, o que lhe valeu a presença no onze do ano da liga.

    O turco de 22 anos vai para a sua sexta época de futebol sénior (!) e talvez isso explique em parte o porquê dos 25 milhões de euros despendidos pelas águias para a contratação do ex-capitão do Feyenoord. Temos Enzo 2.0?

    10.

    Viktor Gyokeres é o primeiro na lista de contratações mais caras da história do Sporting
    Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

    Viktor GyokeresO avançado sueco de 25 anos chega a Alvalade vindo do Coventry City FC, onde marcou 22 golos e fez 12 assistências em 50 jogos, a troco de 20 milhões de euros, tornando-se o jogador no topo das contratações mais caras de sempre do Sporting CP.

    Gyokeres tem tudo para ser uma das grandes figuras do nosso campeonato esta temporada, e promete dar muitas dores de cabeça aos defesas adversários. Tenho dúvidas que o Sporting consiga segurá-lo para a próxima época. Vamos ver.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Renato Alexandre Soares
    Renato Alexandre Soareshttp://www.bolanarede.pt
    O Renato é natural de Aveiro mas atualmente reside em Lisboa. Está, neste momento, a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Tem no futebol a sua maior paixão, mas é um aficionado pelo mundo do desporto. Desde futebol até à Fórmula 1, passando pelo basquetebol e andebol, se for um desporto, tem lugar garantido na vida do aveirense.