5 candidatos à subida na Segunda Liga 23/24

    Encontramo-nos a menos de uma semana do início oficial das competições profissionais, em Portugal. No segundo sábado de agosto, dia 12, inicia-se a Segunda Liga, campeonato do qual se espera, como sempre, uma grande competitividade, da primeira à última jornada. No entanto, este ano, o segundo escalão em Portugal, com a participação de clubes históricos, promete ainda mais que o normal.

    Com o aproximar do primeiro rolar da bola, quais as equipas que podem chegar ao final da prova com um pé na zona de subida à Primeira Liga portuguesa?

    Desde já, e como sempre, existem candidatos, mas certamente existirão surpresas. Assim, deixamos cinco clubes com aspirações legítimas aos lugares cimeiros.

    5.

    Os adeptos do Belenenses presentes na final da Liga 3, no Jamor.
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Clube de Futebol “Os Belenenses” – Com cinco subidas em cinco épocas desportivas, é impossível não colocar “Os Belenenses” neste lote de equipas. Será que vamos ver algo nunca antes visto, isto é, uma sexta subida consecutiva?

    A realidade é que o mercado de transferências tem sido agitado para os lados de Belém, com bastantes alterações. De salientar a saída de Gonçalo Maria, jogador que, apesar de presente no 11 ideal da Liga 3, rumou ao Campeonato de Portugal para representar, o também histórico, Vitória FC. Em contrapartida, as chegadas de Chapi Romano (médio ex-Taranto FC) ou Rui Correia (defesa ex-CF Estrela da Amadora SAD) e a continuidade do avançado Clé e do capitão Duarte Valente prometem tornar os azuis do Restelo uma equipa muito competitiva.

    Os comandados de Bruno Dias, contarão, certamente, com uma vasta onda azul, de adeptos, a seguir a equipa do Restelo, ao longo da sua caminhada, com a esperança de voltar a ver o clube nos grandes palcos do futebol nacional.

    4.

    jogadores da UD Leiria festejam tíltuo de campeão da Liga 3.
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    União Desportiva de Leiria – Depois de duas épocas na Liga 3 à procura do tão desejado regresso às competições profissionais, a equipa da “cidade do Lis” regressa com o estatuto de campeã.

    Apesar de perder uma das suas peças-chave, o avançado Gonçalo Gregório (atual jogador do Dínamo Bucuresti), o clube conseguiu segurar a continuidade de um dos seus principais ativos e melhor jogador da Liga 3, na temporada anterior, Jair da Silva. A juntar a este chegam figuras importantes, como Arsénio (ex-FC Arouca) e Bryan Rochéz (ex-Portimonense Futebol SAD).

    O estádio Dr. Magalhães Pessoa e a massa associativa leiriense prometem continuar a bater recordes de assistência ao longo do desenrolar da época, desta vez no contexto de futebol profissional.

    3.

    FC Paços Ferreira jogadores
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Futebol Clube Paços de Ferreira – Os últimos tempos, na Capital do Móvel, têm sido um pouco inconstantes. Os castores voltam à segunda liga depois de, em 2018/2019, terem conquistado a subida e o título de campeão.

    Passados cinco anos, e depois de uma época complicada, os adeptos sonham de novo com uma subida e com o regresso da Mata Real ao mapa do primeiro escalão.

    Para atacar o tão aguardado regresso à primeira liga, o clube conta com a experiência de Antunes, Luiz Castro e Marcos Paulo (médio ex-SC Farense) e com o faro a golo do avançado Rui Fonte (ex-FC Famalicão). Ao leme do navio, o treinador Ricardo Silva (ex-Länk FC Vilaverdense), procura a terceira promoção consecutiva, naquela que é a sua primeira experiência no futebol profissional.

    2.

    Ricardinho com a camisola do Santa Clara.
    Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

    Clube Desportivo Santa Clara – nos últimos anos temos visto um Santa Clara, com um banco, com constantes “entra e sai” de treinadores. Pode estar aqui o ponto fundamental para a época que se aproxima. Caso o clube consiga garantir esta estabilidade, que não têm conseguido nas últimas épocas, é certo que vamos ver uma equipa sempre perto dos lugares cimeiros.

    Passadas algumas temporadas, os Açores voltam a desaparecer do mapa da primeira liga, mas espera-se, por pouco tempo. A verdade é que o clube açoreano se tem reforçado bem, começando ainda antes da última época desportiva terminar, com a contratação do “papa títulos” Luís Rocha (ex-Moreirense FC). Recordar que Luís Rocha conta com quatro subidas nas últimas cinco épocas. A juntar a este, a irreverência de Ricardinho e a chegada de David Bruno (ex-Moreirense FC), prometem fazer do Santa Clara um osso duro de roer.

    1.

    O CS Marítimo é o grande facorito à subida na Segunda Liga
    Fonte: Zito Delgado/Bola na Rede

    Club Sport Marítimo – Depois de 38 anos consecutivos a competir no escalão mais alto do futebol nacional, o clube da Madeira não conseguiu, na época transata, ultrapassar o CF Estrela da Amadora SAD no play-off de Manutenção/Ascensão à Primeira Liga e acabou por cair para o segundo escalão.

    Inevitavelmente, e pela sua história, o Marítimo parte, para 2023/2024, como um dos principais favoritos à subida. Sem representantes da ilha da Madeira no escalão principal do futebol português, o CS Marítimo conta com atletas como Bruno Xadas, Francis Cann (extremo ex-FC Vizela) e Platiny (avançado ex-Moreirense FC), para colocarem, já na próxima época, o clube de regresso à primeira liga.

    O Caldeirão da Madeira promete ser um dos grandes desafios a ser ultrapassado ao longo da Liga Portugal 2 e os adeptos madeirenses acreditam, certamente, que no final da temporada, podem ver os verdes-rubro, agora liderados por Manuel Tulipa (ex-FC Vizela), de novo na Primeira Liga.

    Artigo de opinião da autoria de Tiago Rodrigues.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.