5 jovens revelações da Liga Portuguesa

    Para os verdadeiros fanáticos, não há nada como acompanhar a evolução de jovens desde tenra idade, nos escalões de formação, até à sua chegada ao mais alto patamar do futebol.

    Todos os anos surgem novos nomes, novas caras, novas “promessas” a ter em atenção, no entanto, apenas alguns se revelam como protagonistas das suas equipas. Tendo isso em conta, olhemos então para os cinco jovens que se revelaram na Liga Portuguesa esta época, até ao momento.

    5.

    Tiago Morais João Neves são duas das jovens promessas da Liga
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Tiago Morais – Nascido em 2003, o avançado do Boavista FC fez a sua estreia na Primeira Liga em 2020, ainda com 17 anos, numa derrota frente ao SC Braga. Já em 2021, numa partida da Taça da Liga frente ao Portimonense SC, Tiago Morais bisou no encontro e tornou-se o jogador mais novo de sempre a marcar com a camisola dos axadrezados. Contudo, apesar do começo entusiasmante, o português teve dificuldade em continuar ao mesmo nível ao serviço da equipa principal, tendo sido emprestado ao Leixões SC na última temporada. Agora, no retorno à sua casa, é que o avançado se estabeleceu como peça fundamental da formação da cidade invicta. Em 18 jogos esta temporada, Tiago Morais já leva cinco golos e três assistências, tendo merecido inclusive uma chamada à seleção nacional sub-21.

    4.

    João Marques, um dos jovens em destaque, com a camisola do Estoril Praia.
    Fonte: Ana Beles/Bola na Rede

    João Marques – É o verdadeiro sinónimo de jogador revelação. Desconhecido por muitos até à presente temporada, o atleta dos canarinhos teve um arranque de época notável. Com três golos e três assistências até ao momento na primeira liga, João Marques tem chamado à atenção dos grandes holofotes nacionais. Podendo atuar como “10” ou extremo, o português destaca-se pela qualidade técnica, pelo bom associativismo nas manobras ofensivas, e, sobretudo, pela facilidade de remate e finalização. Chamado por Rui Jorge à seleção sub-21, marcou na sua estreia e promete ser um dos jovens a observar atentamente nos próximos tempos no panorama nacional.

    3.

    Geny Catamo no jogo dos Cinco Violinos contra o Villarreal CF
    Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

    Geny Catamo Depois de dois empréstimos consecutivos a Vitória SC e CS Marítimo, o moçambicano ganhou finalmente espaço no plantel leonino. A partir da ala esquerda ou da direita, como extremo ou lateral, Geny tem-se revelado como um jogador bastante útil no conjunto de Rúben Amorim. Oferece aos corredores características que Matheus Reis ou Esgaio não são capazes de proporcionar em certos jogos, nos momentos ofensivos principalmente. Canhoto, frenético, perito no drible e na condução, Geny Catamo soube aproveitar as oportunidades que teve a seu dispor e é agora um dos jovens a considerar, não só no presente, como também, no futuro do clube de Alvalade.

    2.

    David Jurásek e Rodrigo Gomes no jogo da 1.ª Liga entre o Estoril e o Benfica. O canarinho tem sido um dos jovens em melhor plano
    Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

    Rodrigo Gomes – Emprestado pelo SC Braga, Rodrigo teve no Estoril o tempo de jogo necessário para mostrar todo o seu potencial. Adaptado a um papel diferente àquele que estava habituado, agora a jogar como ala num sistema de três centrais, Rodrigo Gomes tem sido um dos melhores jovens jogadores na presente temporada em Portugal. Somando nove golos e cinco assistências em todas as competições, o ala formado nos bracarenses já é um nome a considerar por Roberto Martinez, visto que encaixa naquele que é o sistema utilizado pela seleção nacional. À boleia de um renovado e dinâmico Estoril, ao leme de Vasco Seabra, o jovem tem agora ainda mais espaço e oportunidades para continuar o ótimo progresso até agora alcançado.

    1.

    João Neves é um dos melhores jovens do mundo da atualidade
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    João Neves Já tendo surgido na equipa principal dos encarnados na temporada passada, João Neves revelou-se e estabeleceu-se esta temporada, para além de peça crucial das águias, como um dos melhores jovens jogadores do campeonato português. Verdadeiramente fundamental para o bom funcionamento do meio-campo e da equipa encarnada, João Neves continua a evoluir progressivamente de jogo para jogo. Agressivo na pressão, nos desarmes e na recuperação defensiva, exímio na construção, na condução e na disrupção adversária, o número 87 faz de tudo um pouco, e de forma exemplar. Com 19 anos, João Neves é titular indiscutível do Benfica, internacional A pela seleção nacional e um caso sério para o futuro dos mais altos patamares do futebol mundial.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Guilherme Terras Marques
    Guilherme Terras Marques
    Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico