Os 5 melhores golos de 2023 na Primeira Liga

    Entre a segunda metade da época passada e a primeira metade desta, eis alguns dos melhores golos do ano civil na Primeira Liga Portuguesa.

    Golo. O ponto mais alto de um jogo de futebol. O clímax do desporto rei, aquele que vibramos quando é a nosso favor, mas que ficamos furiosos quando não defendemos a cor daquela camisola. Sem golos, o futebol perde a graça, a emoção e toda a essência de competição de querer ganhar mais que os outros. O golo pode ser festejado de várias formas, de modo mais efusivo, menos efusivo, mas sempre com a mesma paixão e sentimento. E quando são aqueles tentos de levantar um estádio, ou aqueles que decidem uma partida no último minuto, extravasamos a nossa energia no que está a acontecer naquele instante em que o esférico está no interior da baliza.

    2023 está a terminar e como se costuma dizer, ano novo, vida nova. Ou numa gíria mais futebolês, ano novo, novos golos. Os que já foram marcados, esses, já fazem parte da história e não se repetem. Mas para quem é um apaixonado deste desporto como eu, tenho sempre o prazer de os rever, seja do clube que sou adepto ou não. E como estamos perto das famosas 12 badaladas, porque não escolher os melhores e colocá-los num artigo? Confesso que não consegui ver todos os que foram marcados durante este ano no campeonato, mas optei por fazer uma seleção daqueles que achei que valiam a pena serem publicados, para depois escolher os cinco finais.

    Matheus Reis Pedro Gonçalves Pote Nuno Santos. Os dois portugueses não foram convocados por Roberto Martínez.
    Fonte: Lara Carriço/Bola na Rede

    Todos os anos acontecem sempre grandes golos e 2023 não é diferente. Aqui vos deixo alguns dos que, na minha opinião, são os melhores tentos do campeonato deste ano civil que agora termina, ficando a promessa que 2024 será um ano igualmente recheado de grandes momentos quando a bola beija as redes.

    5.

    Orkun Kokçu (SL Benfica) – 02-09-2023 – Quando o futebol é jogado com os seus melhores intérpretes, tudo tem mais brilho. E este golo dos encarnados não é exceção. A presente temporada da Primeira Liga estava no seu início e o SL Benfica goleou o Vitória SC por 4-0 no Estádio da Luz. Mas o momento mais alto da noite foi o terceiro tento que teve a autoria de Orkun Kokçu. Di María recebeu um passe longo vindo da esquerda, e com toda a classe, serviu o médio turco, que desferiu um remate forte e colocado, não dando qualquer hipótese a Bruno Varela.

    4.

    Rafael Barbosa (SC Farense) – 12-11-2023 – Entrou, viu e marcou. Foi desta forma que Rafael Barbosa assinou um dos melhores golos do ano civil de 2023 e também desta época que está praticamente a meio. O SC Farense deslocou-se ao Bessa para defrontar o Boavista FC, e só conseguiu dar a volta ao encontro já no período de descontos, depois dos axadrezados terem empatado perto do final. Fabrício Isidoro fez o 1-2 e logo a seguir o médio português, que tinha entrado ao minuto 89, acabou com as dúvidas em relação ao vencedor da partida, num remate em arco fora da área.

    3.

    Marcus Edwards (Sporting CP) – 05-11-2023 – Num jogo de loucos, houve um louco a fazer de Lionel Messi. Faltavam 20 minutos para o final do encontro da 10.ª jornada da Liga, entre Sporting CP e CF Estrela da Amadora, e os tricolores venciam na casa do leão por 1-2. Marcus Edwards não foi de modas, e sempre com a bola colada ao seu pé esquerdo, começou a tirar todos os adversários que encontrou pelo caminho, até rematar com êxito. Um grande golo do extremo inglês a fazer lembrar o astro argentino, e que galvanizou a restante equipa para os minutos finais, acabando mesmo por oferecer o tento que garantiu os três pontos à formação leonina.

    2.

    Paulo Bernardo (FC Paços de Ferreira) – 06-03-2023 – Casa Pia AC e FC Paços de Ferreira encontraram-se no Estádio do Jamor, casa emprestada dos “gansos”, para a partida da 23.ª jornada da Liga 2022/2023. À beira do intervalo e com o empate a zero a prevalecer, Paulo Bernardo deu um safanão no jogo (e que safanão) com um remate de primeira sem deixar a bola cair no chão. Bola bombeada para a entrada da área casapiana, e Adrián Butzke a amortecer de cabeça para o agora médio do Celtic FC, emprestado pelo SL Benfica, encher o pé e colocar o esférico onde a coruja dorme.

    1.

    Nuno Santos (Sporting CP) – 12-03-2023 – E o melhor golo de 2023 da Primeira Liga só podia ser esta maravilha fabricada pelos pés de Nuno Santos. O Sporting CP recebeu o Boavista FC em Alvalade e venceu os axadrezados por 3-0, em jogo a contar para a 24.ª jornada da temporada passada. O lateral esquerdo português inaugurou o marcador com um golo de letra e deixou o guarda-redes Rafael Bracali pregado ao relvado. Um momento mágico que deu logo a volta ao mundo e que está entre os três finalistas ao prémio Puskas, troféu atribuído pela FIFA desde 2009, e que distingue o melhor golo do ano a nível mundial. O vencedor será conhecido no próximo dia 14 de Janeiro e esta obra de arte de Nuno Santos pode muito bem ser a vencedora.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rui Alves Maria
    Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
    O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.