5 revelações da Liga Portuguesa

    Como em todas as épocas, há sempre jogadores que se destacam. Seja por não serem propriamente conhecidos, seja por serem contratações, seja por aparecem em momentos importantes. A temporada 23/24 não foge à regra. Neste artigo vou abordar aqueles que são as cinco maiores revelações da Liga Portuguesa na presente época.

    1.

    Viktor Gyokeres e Pepe no clássico da liga portuguesa
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Viktor GyokeresO avançado sueco é uma surpresa incontornável. Contratado por um valor a rondar os 20 milhões de euros, era esperado que Gyokeres chegasse e mostrasse serviço. E assim foi. Ao fim de 25 jogos em todas as competições, o internacional sueco soma 19 golos e seis assistências. Já se especula que clubes ingleses estarão interessados na contratação de Viktor Gyokeres. O impensável é pensar como é que os clubes ingleses da Liga Inglesa deixaram escapar o craque sueco, chegando a Portugal e fixando-se como uma das maiores figuras do nosso campeonato. Grande mérito também de Rúben Amorim, conseguindo impor um estilo de jogo que favorece as características do avançado sueco.

    2.

    João Neves, jogador do SL Benfica, está na convocatória de Portugal.
    Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

    João Neves – Apesar de ter aparecido na temporada passada, o médio do SL Benfica está a explodir esta época da Liga e até na Europa. Consecutivamente titular na equipa orientada por Roger Schmidt, o jovem internacional A tem se mantido como um dos melhores e mais influentes jogadores na dinâmica de jogo dos encarnados. Derivado das suas características, João Neves consegue oferecer um leque de recursos que fazem dele um jogador completo e maduro, tendo em conta a sua idade. Baixa para construir, transporta bola, lança através de passes longos, duelos ofensivos e defensivos, duelos aéreos, e muito mais. Para além destes fatores técnicos, acrescenta-se ainda a sua capacidade física. Corre muitos quilómetros e raramente se lesiona. Não é muito usual ver um jogador de 19 anos a jogar da forma como João Neves joga. Certamente que o médio português continuará a sua evolução ao longo da presente temporada.

    3.

    David Jurásek e Rodrigo Gomes no jogo da 1.ª Liga entre o Estoril e o Benfica. O canarinho tem sido um dos jovens em melhor plano
    Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

    Rodrigo Gomes – O ala português atua no GD Estoril Praia por empréstimo do SC Braga. Rodrigo Gomes ganhou uma nova vida quando Vasco Seabra assumiu o comando técnico dos canarinhos. Antes, com Álvaro Pacheco, Rodrigo Gomes andou alguns jogos no banco, entrando por vezes. Com Vasco Seabra, o sistema mudou e Rodrigo passou de ser um extremo puro e ganhou créditos como ala numa linha a cinco. As suas características fazem com que tenha liberdade para atacar, mas sem comprometer o aspeto defensivo, tendo em conta a sua capacidade de trabalho. Na presente época, conta já com nove golos e cinco assistências, num total de 21 jogos disputados. António Salvador, presidente do SC Braga, referiu recentemente que provavelmente o internacional sub-21 por Portugal não voltará a vestir a camisola do clube bracarense. A época que está a realizar na Primeira Liga faz com que vários clubes estejam de olho nele, podendo terminar numa transferência no final da época.

    4.

    André Luís no jogo entre o Moreirense e o Benfica, da Primeira Liga
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    André Luís – O avançado brasileiro, jogador do Moreirense FC, fez formação no Grémio FBPA e Botafogo FR, chegou a Portugal para jogar no GD Chaves, em 2018/2019. Na época passada, onde o Moreirense FC se sagrou campeão da Segunda Liga, André Luís foi das principais figuras da equipa ao totalizar 17 golos. Este ano continua de pé quente, pelo que já marcou sete golos e deu uma assistência. É verdade que já não é um jovem propriamente dito, mas o impacto que tem no jogo da equipa de Moreira de Cónegos vai muito além dos golos. A capacidade que tem em segurar os centrais, a sua apetência no jogo aéreo e a sua liderança, fazem dele uma das caras deste Moreirense FC de Rui Borges, que atualmente se localiza na sexta posição do campeonato.

    5.

    Rafik Guitane regressou ao Estoril Praia e à Liga Portuguesa
    Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

    Rafik GuitaneO extremo francês é realmente o mais diferenciado. A magia do pé esquerdo de Rafik Guitane é absolutamente fora do normal. O jogador francês reúne as características perfeitas de um extremo moderno, na medida em que não é um extremo puro, de corredor, mas sim um extremo criativo, que parte de fora para dentro. A capacidade de drible, de decisão e de passe está ao nível de jogador de equipa grande. É inegável o potencial de Rafik Guitane e certamente que dará o salto para uma equipa grande. Resta saber se será em Portugal ou no estrangeiro. Já no CS Marítimo, equipa por quem se estreou na nossa Liga, se notava que tinha realmente características especiais e fora do normal. E o tempo assim o ditou. Como no caso de Rodrigo Gomes, Guitane também ganhou mais influência no estilo e no modelo de jogo com Vasco Seabra. Embora o seu jogo vá muito além dos números, o extremo conta com quatro golos e três assistências, num total de 19 jogos disputados.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares