A força do futebol no Norte

Mas o espetáculo do futebol nesta zona do país não se fica pela bancada e pelo apoio que dela vem. Dentro de campo, as equipas do Norte do país aliam os resultados à atmosfera que conseguem criar. São conhecidas as deslocações que todos classificam de difíceis aos redutos nortenhos. ‘’Lá em cima’’, criaram-se as expressões que todos usam, mas poucos praticam: ‘’dar o litro’’, ‘’correr até cair para o lado’’ ou ‘’comer a relva’’. Sem olhar a conquistas ou à qualidade do futebol praticado, verificamos uma forte presença das equipas nortenhas nas duas mais altas competições do futebol nacional.

Na 1ª Divisão e nos últimos 10 anos, observamos uma participação nortenha quase sempre perto dos 50% (em 2015/16 eram apenas 8 em 18 participantes, em 2013/14, 2011/12 e 2008/09 eram apenas 7 em 16 participantes) ou superior (em 2014/15, 2016/17 e na presente edição, participam 10 equipas num total de 18).

Na 2ª Divisão, um campeonato mais extenso, competitivo, variado e de difícil acesso, a participação é maior. Também nos últimos 10 anos, a percentagem de equipas nortenhas é sempre superior a 50%. O destaque vai para a época de 2010/11, onde em 16 participantes, 11 estavam localizados na região Norte do país. Isto corresponde a aproximadamente 68% dos competidores e já nas duas épocas anteriores tinha sido de 62%. Na época passada correspondia a 50% e na anterior a 60%.

Olhando para a prova rainha, salta à vista a mesma tendência. Nos últimos 10 anos, só na época 2011/12 não houve participação nortenha na final. A Académica de Coimbra venceu o Sporting CP por 1-0. Neste período de tempo, seguiram para o Norte  cinco Taças de Portugal (FC Porto x3, SC Braga, Vitória SC) e somam-se os vencidos: Vitória SC x2, FC Porto x2, SC Braga, Rio Ave FC, GD Chaves e FC Paços de Ferreira.

formação da AF Porto, vencedora do torneio Lopes da Silva 2017 Fonte: FPF
formação da AF Porto, vencedora do torneio Lopes da Silva 2017
Fonte: FPF

Uma referência ainda ao Torneio Interassociações Lopes da Silva. Para quem não conhece, é um torneio onde as várias associações de futebol do nosso país reúnem os seus melhores atletas sub-14 e se defrontam para coroar a associação campeã naquele que é o escalão imediatamente anterior às primeiras chamadas à Seleção Nacional (sub-15).

Nesta categoria e nos últimos cinco anos, a AF Porto tem conseguido atenuar aquele que vinha sendo o sucesso consecutivo da AF Lisboa. Neste período de tempo, venceu por duas vezes essa associação e por uma a AF Viseu. Nas outras duas edições (2013 e 2016), houve representação da região Norte na final; a AF Braga e a AF Aveiro, respetivamente, perderam para a AF Lisboa.

Os jogos para ‘’homens de barba rija’’ continuarão porque o Norte tem força. Os jogadores vão sempre correr mais, mas nem sempre melhor. Serão chamados de ‘’caceteiros’’ mas continuarão lá em cima, enquanto outros sobem e descem. Os duelos serão ‘’rasgadinhos’’ e os adversários serão abordados com a certeza de que ‘’para baixo do pescoço é canela’’. O futebol não se resume a regionalismos nem se pretende que uma região se superiorize a todas as outras. Não se procura elevar uma equipa ou região nem rebaixar qualquer outra. O futebol nacional não é feito disso. É feito das diferenças de região para região e são elas que caracterizam o perfume dos nossos campeonatos. Mas é inegável que esse perfume cheira a Alto Minho, Alto Tâmega, Porto, Ave, Cávado, Douro, Tâmega e Sousa e Trás-os-Montes.

Foto de Capa: Global Imagens/Ricardo Júnior

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

2 dias, 5 reforços: o balanço do Torreense em 48 horas agitadas no mercado

O Torreense fechou cinco contratações nas últimas 48 horas (nem tanto). David Bruno, Alejandro Alfaro, Aritz Muguruza, Arnau Casas e Chumbinho no clube.

Afonso Rodrigues deixa o Famalicão em definitivo e é o 1º reforço do Tondela

Afonso Rodrigues foi oficializado como novo jogador do Tondela. Extremo português é o primeiro reforço de Ivo Vieira.

Yassin Oukili é reforço do Casa Pia

Yassin Oukili foi oficializado como novo jogador do Casa Pia. O médio de 24 anos chega a Portugal proveniente dos Países Baixos.

Surpresa: jogador do Amora vai rumar ao Levante

Afner Cá vai deixar o Amora nos próximos dias para ser reforço do Levante, emblema que foi promovido à La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica lança ataque à convocatória de Portugal para o Euro de Hóquei em Patins: «Ficaram inexplicavelmente de fora»

O Benfica emitiu um comunicado a mostrar-se perplexo em relação à convocatória de Portugal para o Euro de Hóquei em Patins.

FC Porto despede-se de Fábio Vieira e confirma regresso do médio ao Arsenal

Fábio Vieira está de volta ao Arsenal após empréstimo ao FC Porto. Dragões já se despediram do médio português.

Nápoles não esquece aniversário do Sporting

O Nápoles decidiu dar os parabéns ao Sporting durante esta terça-feira, através de uma mensagem nas suas redes sociais.