📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A importância da comunicação no futebol moderno

- Advertisement -

A mudança dos tempos, em congruência com a mudança das mentalidades e das características sociais individuais e comunitárias, originou uma revolução a toda a linha no modelo organizacional do desporto rei. A comunicação não ficou atrás, e assume agora um papel muito importante na estrutura de um clube. Numa era primada pela monopolização da sociedade pelas redes sociais, o futebol fora de campo tem vindo a ganhar uma importância capital na vida dos clubes fora das quatro linhas. Saber comunicar e saber tocar no coração do adepto da forma mais apaixonada e criativa possível é um desafio diário para os departamentos de comunicação por esse país fora.

Hoje, a generalidade dos clubes profissionais têm um departamento de comunicação e marketing que acompanha o avançar dos tempos. Até nas distritais vemos criatividade e verdadeira competência da gestão dos clubes a nível social. Os clubes pretendem, mais do que serem reconhecidos como uma coletividade desportiva, serem reconhecidos como uma marca. Dizem que o segredo é a alma do negócio. Pois no fenómeno futebolístico é precisamente ao contrário. A partir do momento em que um clube tem grande visibilidade, mais apto fica para receber potenciais investimentos que o catapultem para outro patamar.

Basta atentar no exemplo do FC Famalicão, um clube com mística, com uma massa adepta forte e com um projeto desportivo que carecia de um verdadeiro investimento. O investimento chegou e o clube minhoto subiu patamares até se consolidar esta temporada entre os principais clubes da Primeira Liga.

O SC Braga é, eventualmente, o grande exemplo português no marketing e comunicação. Todos nós já vimos, a certa altura, um vídeo criativo da apresentação de um reforço bracarense, ou algum momento de cultura (quando Alan parte à descoberta da cidade europeia onde o SC Braga joga nessa semana de Liga Europa). São estas coisas, que à primeira vista parecem tão simples, que nos fazem aproximar de um clube.

Não é raro, infelizmente, vermos atualmente vários episódios ligados a departamentos de comunicação, essencialmente dos que representam os três chamados grandes do futebol português. Momentos de picardias e trocas de palavras mais azedas são práticas comuns desses clubes, numa espécie de medição de forças na qual se pretende ver qual o clube mais poderoso, como se de uma nova Guerra Fria se tratasse. Não é para isso que a comunicação serve, nem é esse, de todo, o grande benefício que traz ao futebol. A comunicação serve para isso mesmo: comunicar. Informar, inovar, criar. Tudo aquilo que traga prazer a um adepto de futebol ao percorrer as redes sociais.

Dada a situação pandémica que atravessamos, a comunicação tornou-se absolutamente essencial num futebol sem bola. O facto dos campeonatos terem sido forçados a parar e as pessoas fortemente aconselhadas a ficarem confinadas em casa levou a que os clubes se munissem da memória para comunicarem com os seus adeptos. A recordação de momentos de glória, ou os “diretos” com atuais e antigos jogadores dos clubes ajudam os adeptos a enganarem um pouco a saudade de estar no estádio a ver a sua equipa jogar. A comunicação serve também para isso. Para ajudar.

O mercado é competitivo em todas as áreas, e, quando nos referimos ao futebol e às várias partes que constituem um clube, mais competitivo é. Apenas um departamento com uma visão estratégica e que a consiga colocar em prática de forma eficiente, inovadora e promotora poderá ter sucesso.

Artigo revisto.

 

António Sousa
António Sousahttp://www.bolanarede.pt
O António é um famalicense de gema e um amante do futebol e do desporto. Com o sonho em ser treinador de futebol bem presente, é através da escrita que encontra a melhor forma de se expressar. Apologista do jogo interior e do futebol ao domingo à tarde.                                                                                                                                                 O António escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ausência de minutos de Arthur Cabral explicada por Davide Ancelotti: «Está a sacrificar-se porque tem problemas nas costas»

Arthur Cabral tem perdido tempo de jogo ao serviço do Botafogo. Em declarações è imprensa brasileira, Davide Ancelotti justificou a ausência.

Avançado do Real Madrid admite: «Hoje, Lamine Yamal é melhor do que eu e Lionel Messi é o melhor jogador do mundo»

Franco Mastantuono concedeu uma entrevista na qual reconheceu que Lamine Yamal é, atualmente, um jogador superior ao avançado do Real Madrid.

Portugal representado nos Globe Soccer Awards: Sporting e Cristiano Ronaldo aparecem entre os os nomeados

Já são conhecidos todos os nomeados para os prémios dos Globe Soccer Awards. Portugal está representado em várias frentes.

Pablo Sarabia coloca Cristiano Ronaldo como referência e fala da experiência no Sporting: «Estou muito agradecido»

Pablo Sarabia recordou os momentos que viveu como jogador do Sporting. O avançado internacional espanhol apontou Cristiano Ronaldo como referência.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente da Federação do Curaçau e o apuramento histórico: «Já ganhámos o Mundial»

O Curaçau vai pela primeira vez ao Mundial. Gilberto Martina é o presidente da Federação e já reagiu ao apuramento.

Olheiro BnR | Álvaro Zamora

Os beirões já contam atualmente com cinco vitorias consecutivas, uma delas frente ao Gil Vicente e Zamora tem sido figura.

Luis Suárez analisa vitória da Colômbia e faz balanço: «Representar o país é um prémio pelo trabalho feito no Sporting»

Luis Suárez falou sobre a vitória da Colômbia sobre a Austrália. Avançado do Sporting fez ainda balanço dos últimos meses.