A ténue linha que separa a sorte e o azar

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalSão 19h35 da tarde, o jogo começa às 19h45. Está tudo a postos, há que seguir o ritual. O telemóvel no sítio do costume, ao lado da jarra com umas rosas oferecidas no dia dos namorados A camisola é a mesma que é usada nos dias importantes. A cerveja gelada está entre a jarra e o telemóvel. 19h45, Vamos a isso que hoje é para ganhar! Pode parecer que não mas este é um ritual que  muitos adeptos têm antes de um jogo da sua equipa de coração. Invadido por bruxas, feitiços e magias negras, o futebol português é, cada vez mais, um espaço onde surgem inúmeras histórias insólitas para contar. O que é certo é que se sucedem os casos de jogadores e treinadores supersticiosos. Ninguém acredita em bruxas… Mas que elas existem, existem. Que o digam os visados neste texto.

Quando falamos neste tema é bem provável que a primeira estrela que nos venha à mente seja Eusébio, o Pantera Negra. O craque do SL Benfica usava uma moeda da sorte, na bota direita, para poder marcar golos. Claro que a sua agilidade, destreza e, principalmente, a sua veia goleadora foram fundamentais para a sua carreira, mas será que sem a sua moeda da sorte marcaria tantos golos?

Fonte: Notícias ao Minuto
Fonte: Notícias ao Minuto

Mas, há mais. O famoso Paulo Futre não podia ficar fora desta lista. Muitas dessas superstições foram adotadas na altura em que fazia parte da equipa do FC Porto. Desde chinelos a pulseiras, tudo era questão de superstição para Futre. Os chinelos não podiam estar ao contrário, as cruzes com álcool sempre que se partia algo eram imprescindíveis, as pulseiras apenas dariam sorte no pulso direito e o silêncio que se fazia ao passar por um carro fúnebre.

Fernando Santos, o selecionador que levou Portugal à glória europeia, também tem algumas manias. A sua fé fala mais alto no futebol. Desde as rezas durante o dia, até ao seu inseparável crucifixo que mantem à volta do pescoço, durante os jogos. E as mesas em U na sala dos jornalistas na meia-final? Sim, Fernando Santos recolocou as mesas em U depois destas terem sido mudadas.  Será que a seleção seria campeã se o Selecionador não o tivesse feito?

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O tempo contratual que o Real Madrid prepara-se para oferecer a José Mourinho

José Mourinho é o grande alvo do Real Madrid para o banco de suplentes e prepara-se para oferecer um contrato ao técnico válido até 2028.

Sporting não facilita saída a Maxi Araújo: leões podem receber verba histórica pelo ala

Maxi Araújo está a ser uma das estrelas do Sporting e pode abandonar o emblema de Alvalade no próximo mercado.

FC Porto foi campeão mas prepara mudanças radicais num setor

O FC Porto pode ver a sua equipa a sofrer várias mudanças na posição de ponta de lança, com Samu Aghehowa a ser o único a ter presença garantida no plantel da próxima época.

Sporting: circulo de sucesso no meio campo dos leões pode ser encerrado no verão

João Palhinha está a ser apontado ao Sporting. O antigo jogador dos leões está cedido pelo Bayern Munique ao Tottenham.

PUB

Mais Artigos Populares

Rio Ave: o treinador dos vila-condenses para 2026/27

O Rio Ave já decidiu que vai manter Sotiris Silaidopoulos no comando técnico da equipa principal para a próxima temporada.

Marco Silva apontado ao Benfica: há um nome que pode ser fundamental para a chegada do treinador à Luz

Marco Silva pode ser o sucessor de José Mourinho no Benfica. O português está em final de contrato com o Fulham.

Vangelis Pavlidis apontado como promessa eleitoral de… dois candidatos

O Fenerbahçe vai viver em breve um período eleitoral e Vangelis Pavlidis é desejado por dois candidatos à liderança dos turcos.