📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Boavista FC | Pantera “avant-garde”

- Advertisement -

O Boavista FC parte para a nova temporada como um sério candidato a suceder ao FC Famalicão como equipa sensação da prova. As contratações são um óbvio sinal da ambição de trazer as competições europeias de novo ao Bessa e manifestam uma intenção de voltar a privilegiar o bom futebol.

Desde já, vejamos o banco de suplentes. Vasco Seabra é um dos novos valores do treino em Portugal e em quem deposito imensa confiança e esperança num futuro recheado de sucessos. Depois da manutenção na Segunda Liga com o FC Famalicão em 2017/18, onde entrou a meio da época, e do quarto lugar com o CD Mafra na mesma divisão – no ano passado, à altura da interrupção –, Vasco Seabra assume um clube onde a garra e o lance dividido são o pão nosso de cada dia.

É aí o primeiro ponto de choque de Vasco com o clube: vai ceder à filosofia intrínseca aos axadrezados, ou tentar impor o seu estilo de jogo que tão bons resultados deu em Mafra? À partida, as contratações apontam para a segunda hipótese, e espero que assim seja. Além disso, um rico empate a três na Madeira e uma exibição vistosa de um mago inglês não deixam dúvidas, mas já lá vamos.

Estou curioso, no entanto, para perceber se, depois de alguns resultados menos positivos, teremos algum tipo de pressão para jogar mais físico, mais no choque. Não tendo adeptos na bancada, esse é um dos problemas que não se vai sentir, mas cá estaremos para ver.

No que às peças do xadrez diz respeito, os Panteras perderam Helton Leite para a Luz, um guardião de enorme qualidade para este nível, mas rapidamente encontraram um substituto. Léo Jardim, depois de uma época razoável em Vila do Conde e de outra com pouco espaço no Lille OSC, tem agora uma boa oportunidade para assumir todo o valor que se lhe imagina.

A defesa sofreu uma verdadeira revolução, mantendo-se apenas Gustavo Dulanto da época passada. Chidozie recebe nova oportunidade para se afirmar, Reggie Cannon é um verdadeiro achado proveniente do FC Dallas e a contratação de Ricardo Mangas é bastante acertada, considerando que o jovem português era um dos únicos raios de sol na época negra do CD Aves.

Destaque ainda para a junção desmedida de experiência com a contratação de Adil Rami, campeão do mundo pela França. Tanta novidade pode demorar a acertar, mas, assim que se adquirirem rotinas, a defesa dos axadrezados tem tudo para ser um muro difícil de transpor.

Na zona central, Vasco Seabra herda do plantel de Lito Vidigal e Daniel Ramos o português Miguel Reisinho e o brasileiro Paulinho. É, portanto, mais uma porção do plantel renovada quase na totalidade. Os jovens formados no Vitória SC e Fluminense FC contam agora com colegas mais experientes ou mais técnicos.

Javi García traz o nervo e a agressividade indispensável naquela posição, à semelhança de Sebastián Pérez. Já Angel Gomes e Nuno Santos trazem aquilo que os axadrezados precisavam há anos: criatividade, imprevisibilidade, magia nos pés e um poder de definição muito apurado.

O SC Braga é, naturalmente, um candidato a intrometer-se entre SL Benfica e FC Porto. Falta ver a evolução da equipa de Rúben Amorim, mas o Boavista FC surge, e isso parece-me claro, como o outsider melhor posicionado para discutir os lugares europeus, aproveitando os momentos de transição por que passam Rio Ave FC e Vitória SC. Isto no papel, porque os resultados é que tudo ditarão.

O ataque mantém Sauer e Yusupha Njie, que não apresentam uma veia goleadora temível, e é ainda reforçado com dois hondurenhos que prometem impressionar. Vindo do campeonato das Honduras, Jorge Benguché apontou 17 golos pelo CD Olimpia em 31 jogos, e terá de provar a sua pontaria num campeonato de maior valor. Já Alberth Ellis, apelidado de “pantera”, proveniente dos Houston Dynamo e também com passagem pelo CD Olimpia, já tem experiência de três anos num campeonato mais competitivo, a MLS.

No geral, o plantel sofreu uma verdadeira revolução, mantendo apenas sete atletas do ano anterior e subindo, teoricamente, a qualidade dos seus ativos. A primeira “vitória” será, em princípio, a estabilidade no comando técnico. Nos últimos três anos, o Bessa trocou sempre de treinador e conheceu quatro técnicos diferentes.

A frente de ataque será o ponto mais desconhecido e os primeiros jogos serão importantes para construir a identidade da equipa de Vasco Seabra. O primeiro jogo do campeonato contou com três golos e a produção ofensiva não parece ser problema.

Com um plantel renovado, pouco tempo de entrosamento e já a apresentar um futebol atrativo e em constante procura do golo, este não é o Boavista FC do costume. Se a zona intermédia e a mais recuada confirmarem o seu potencial, estaremos no final da época a falar de um Boavista FC renovado, moderno e ameaçador.

Artigo revisto

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.