O bom arranque do AVS SAD na Segunda Liga

Fundado a 5 de Maio de 2023, o AVS SAD surgiu da separação da SAD do UD Vilafranquense com o próprio clube, tendo-se renomeado assim como AVS SAD. Apesar de se ter sediado na Vila das Aves, e utilizar agora o estádio do CD Aves, não houve qualquer fusão com o clube da vila.

Este projeto, que substituiu o UD Vilafranquense na Segunda Liga Portuguesa, inicialmente foi visto como um deplorável acontecimento, à semelhança daquilo que aconteceu com o Clube de Futebol Os Belenenses e a BSAD, há poucos anos. Contudo, se tudo indicava que o insucesso era o cenário mais provável a ser traçado pelo novo conjunto, o clube treinado por Jorge Costa tem provado exatamente o contrário, algo que o técnico português sempre defendeu desde o início.

Desde a sua fundação, entre amigáveis e jogos oficiais, o AVS perdeu apenas por uma vez num total de 20 jogos.

No que diz respeito à Segunda Liga, a nova formação vai ocupando de forma isolada o primeiro lugar da tabela classificativa com 19 pontos, dos 21 possíveis, ou seja, seis vitórias e um empate em sete jogos.

E se o clube se caracteriza pela sua recente constituição, o mesmo vai usufruindo da experiência e conhecimento de elementos da equipa para ir delineando o seu trajeto, como Nené, Pedro Trigueira, Fernando Fonseca, Fábio Pacheco, e o próprio treinador Jorge Costa.

Nené, por exemplo, aos 40 anos, continua a mostrar a sua veia goleadora ao serviço da renovada equipa. Em nove jogos oficiais esta temporada o avançado brasileiro já leva seis golos e duas assistências. Tem surgido como uma verdadeira peça crucial nesta nova conjuntura para trazer à Vila das Aves a magia que mostrou espalhar em tantos sítios anteriormente.

Já Jorge Costa, vai comandando este novo projeto e alegrando aqueles que o acompanham da mesma forma que havia feito em outras equipas do mesmo calibre, mas desta vez, de uma forma mais imperial. Depois de abandonar o Académico de Viseu em zona de promoção na temporada passada, o técnico de 52 anos abraçou esta iniciativa com confiança e tem vindo a fazer uma campanha de abrir o olho.

Onde esta equipa irá parar no final da temporada ninguém consegue prever ainda, no entanto, à boleia da presente realidade o futuro do AVS SAD espera-se ousado.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal bate França e conquista Euro de Hóquei em Patins pela 22.ª vez

Portugal é o grande vencedor do Campeonato da Europa de Hóquei em Patins 2026. Seleção Nacional derrotou a França.

Treinador do Benfica e do Torreense falam antes da Supertaça Feminina: «Vamos ser crentes que poderá ser o nosso dia»

O Benfica e o Torreense lutam este domingo pela conquista da Supertaça Feminina. Ivan Baptista e Gonçalo Nunes anteviram jogo.

Passou o verão e continua sem haver tempo de Praia no Estoril: Santa Clara vence pela 1ª vez na Primeira Liga

O Santa Clara venceu o Estoril Praia por 1-0. Jogo em atraso da 3.ª jornada da Primeira Liga realizado na pausa de seleções, envolvido em alguma polémica pelo calendário.

Sporting foca-se em renovar contrato de 4 jogadores: Eis a situação de cada um

O Spoting quer renovar os contratos de Francisco Trincão, Pedro Gonçalves, Geny Catamo e Ousmane Diomande. Eis a situação de cada um.

PUB

Mais Artigos Populares

Neemias Queta comenta participação de Portugal no EuroBasket 2025: «Conseguimos competir com as melhores equipas»

Portugal foi eliminado este sábado pela Alemanha no EuroBasket 2025. Neemias Queta aborda derrota e faz balanço geral da prova.

Carissa Boeckman reforça o meio-campo do Benfica

O Benfica oficializou a chegada de Carissa Boeckman. Média norte-americana chega a Portugal proveniente do Portland Thorns, na primeira experiência europeia.

Cristiano Ronaldo perto de quebrar novo recorde após bis por Portugal

Cristiano Ronaldo bisou este sábado no Arménia x Portugal. Avançado português persegue mais um recorde nesta fase de qualificação.