Boxing Day: A aplicação em Portugal e o potencial não aproveitado

Cabeçalho Futebol Nacional

Desde sempre que estamos habituados a que durante a época natalícia o futebol português tenha uma paragem, paragem na qual nos resta desfrutar do futebol de outras ligas europeias, com principal destaque para a liga inglesa. Estamos nós na “ressaca” do Natal, quando no dia 26, o Boxing Day, já se joga em terras de sua majestade. Os jogos à tarde e ao final da manhã, os estádios cheios, e uma fase do campeonato em que as equipas se vêm obrigadas a jogar praticamente de três em três dias. Enquanto tudo isto acontece, por norma, o nosso futebol encontra-se de férias.

Será que faz sentido? Não faria mais sentido aproveitar esta fase em que existem mais pessoas de férias e em que muitos emigrantes voltam ao país para passar a quadra natalícia para realizar mais jogos e poder ter assim mais assistências nos estádios? Esta época observamos que algo já está a ser feito nesse sentido, mas talvez não da forma mais correta. A marcação de duas jornadas da Taça da Liga para esta fase da época acabam por preencher a tradicional pausa do nosso futebol, mas sendo esta a competição nacional com menor prestígio e sendo os jogos disputados em horários noturnos, acabam por não resultar da melhor forma.

Fonte: redcafe.net
Fonte: redcafe.net

O que vimos na jornada desta semana foram alguns jogos com os estádios com muito pouco público. Sendo os jogos marcados em datas mais próximas do dia de Natal e do dia de Ano novo, com horários diurnos e sendo estes jogos da primeira liga (como serão na jornada disputada dia 3 de janeiro), certamente despertaria um interesse maior nos adeptos, e ver-se-iam certamente mais famílias a ir ao futebol.

Além desta fase da época, a liga ganharia muito mais em apostar em horários diurnos do que em horários noturnos. Libertar o horário de domingo a meio da tarde, de forma a não retirar publico aos campeonatos não profissionais, mas apostar no restante horário para que o público português volte a criar o habito de ir mais vezes ao estádio, e que volte a ser (como já foi), a rotina habitual de “domingo à tarde”. Sendo Portugal um país que vive o futebol de forma intensa, onde a toda a hora se discute e analisa futebol, não faz sentido que depois, na “hora da verdade”, grande parte dos estádios tenham uma quantidade de espetadores tão reduzida.

O potencial existe, basta tomar as opções certas e pensar mais no futuro do nosso futebol, em detrimento de ceder apenas às exigências das estações televisivas. Só assim se poderá aproveitar todo o potencial que o futebol do país campeão europeu possui.

Foto de capa: bleacherreport.com

David Vinagreiro
David Vinagreirohttp://www.bolanarede.pt
O David é um apaixonado pelo futebol desde criança, o que o levou a seguir o estudo do desporto por via académica com o sonho de se tornar treinador. Paralelamente, sempre teve gosto pela leitura e pela escrita, pelo que juntar o prazer da escrita com a paixão pelo futebol acabou por ser um processo natural.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

«No futebol tudo gira em torno do resultado, ninguém avalia verdadeiramente o contexto» – Entrevista Bola na Rede a Paulo Gomes

Paulo Gomes refletiu sobre a sua carreira enquanto jogador e partilhou a experiência que tem vindo a acumular no papel de treinador.

Marselha fecha avançado da Juventus num negócio que pode chegar aos 19 milhões de euros

O Marselha garante a contratação de Timothy Weah à Juventus. Avançado de 25 anos deixa Serie A e vai jogar em França.

Newcastle vai oferecer mais do que 80 milhões de euros por alvo prioritário de Ruben Amorim

O Manchester United e o Newcastle lutam pela contratação de Benjamin Sesko. Magpies preparam oferta superior aos 80 milhões de euros.

Inter Miami ganha em penáltis na Leagues Cup 2025 mas Lionel Messi sai lesionado aos 11 minutos

O Inter Miami venceu esta madrugada o Necaxa na segunda jornada do Leagues Cup 2025. Lionel Messi saiu lesionado aos 11 minutos.

PUB

Mais Artigos Populares

João Virgínia recusou ofertas de Inglaterra para regressar ao Sporting

João Virgínia é um dos reforços do Sporting neste mercado de verão. Guarda-redes de 25 anos recusou ofertas de Inglaterra.

Atenção, Benfica: Brahim Díaz só quer Real Madrid

Brahim Díaz vai renovar contrato com o Real Madrid. Internacional marroquino foi associado ao Benfica neste mercado.

Sporting quer acelerar saídas de 3 jogadores

Jeremiah St. Juste, Matheus Reis e Ricardo Esgaio estão na porta de saída do Sporting. Leões querem acelerar processo.