CF União | A crónica de uma morte anunciada

- Advertisement -

Depois de há sete temporadas ser promovido para a Primeira Liga Portuguesa, chegam-nos agora notícias de que o CF União declarou insolvência depois de um alargado período de tempo onde andou moribundo.

Em causa, uma dívida superior a sete milhões de euros que não tinha forma de ser paga pelos responsáveis do clube, que desta forma não tiveram outra solução que não o encerramento da atividade do histórico do futebol português.

Para efeitos oficiais, foi no Tribunal do Funchal, durante a passada terça-feira, que a dissolução do União ficou aprovada, depois do acumular de vários problemas, um dos quais a falta de pagamento dos dois últimos salários aos 22 atletas da equipa de futebol.

Ainda assim, o presidente Filipe Rebelo garante que “o que ficou encerrado foi o processo de insolvência, mas não o clube”. O futuro do mesmo será decidido num futuro próximo, juntamente com todos os responsáveis do emblema madeirense.

 

Atingido este patamar, as soluções parecem escassear e não há muito que se possa fazer. No entanto, importa perceber como é que um clube que há sete anos estava vivo e de boa saúde, como o União, chega a este caos onde a morte é a única saída possível.

A verdade é que o comum adepto que vê de fora dificilmente conseguirá perceber o que origina tal situação, pelo menos durante os próximos tempos, e por isso nada mais resta do que lamentar pelo desaparecimento de um histórico do futebol português e um dos grandes do Arquipélago da Madeira.

Para a história, ficam as cinco presenças do União no principal escalão do futebol português, de entre as quais se destacam as campanhas de 1990/91 e de 1993/94, onde conseguiram o melhor resultado, o 12º lugar, e os dois resultados inesquecíveis conseguidos em 2015, o empate frente ao SL Benfica e a vitória frente ao Sporting CP.

 

O caso do CF União não é o primeiro nem será o último de um clube que vê os seus dias contados, infelizmente, ainda para mais na altura crítica que vivemos em todos os ramos da nossa sociedade.

Se antes o dinheiro não abundava, com a crise pandémica ele escasseia cada vez mais e situações que não se afiguram favoráveis só tendem a piorar, como aconteceu no caso em questão.

Assim sendo, o clube da Madeira junta-se a emblemas como o Estrela da Amadora ou a Naval 1º de Maio, que no passado estiveram em situações semelhantes, ainda que o símbolo da Amadora se esteja a reerguer aos poucos, para felicidade de todos os adeptos portugueses.

A nível europeu e mundial, é de recordar que grandes símbolos como a ACF Fiorentina, o Racing CA, o SSC Nápoles ou o Rangers FC também já estiveram em situações semelhantes, tendo todos eles conseguido voltar ao ativo e em grande nível, como podemos observar nos dias que correm.

 

Cada caso é um caso, de facto, mas se há coisa que caracteriza o povo português é o amor e a estima que tem pelo país, pelas “terras” e pelas regiões, bem como todo o potencial que elas têm e que podem ter se forem corretamente governadas e potenciadas.

Podia tratar-se de um texto de geografia ou de valorização cultural, mas no fundo é algo transversal ao futebol e que terá de existir neste caso, para que se possa reerguer o símbolo que hoje bate no fundo.

Os madeirenses certamente farão força para que aconteça, os adeptos do União também, e por isso resta agora assentar, perceber o que falhou e no futuro, se possível, voltar a trazer para a ribalta o clube que tantas alegrias viveu durante os seus 108 anos de história.

Acima de tudo, não voltar a repetir os mesmos erros, erros esses que o atual presidente assumiu terem existido e que dificilmente coabitam numa estrutura equilibrada e capaz de dar resposta às exigências do por si só exigente mundo do futebol.

Guilherme Vilabril Rodrigues
Guilherme Vilabril Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação de Comunicação Social e é um apaixonado pelo futebol. Praticante desde os três anos, desde cedo que foi rodeado por bola e por treinadores de bancada. Quer ser jornalista desportivo, e viu no Bola na Rede uma excelente oportunidade para começar a dar os primeiros toques.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli faz mudanças para o FC Porto x Santa Clara: eis as 5 alterações

Francesco Farioli fez 5 alterações relativamente ao 11 inicial contra o AVS SAD. FC Porto joga este sábado contra o Santa Clara.

Crise no Real Madrid: Álvaro Arbeloa atira-se a Álvaro Carreras: «Tira o curso de treinador e depois decides»

Álvaro Carreras e Álvaro Arbeloa em guerra aberta no balneário do Real Madrid. O lateral e o treinador desentenderam-se após o jogo frente ao Rayo Vallecano.

Árbitro afastado do Mundial 2026 após acusação de abuso sexual

Rob Dieperink, que estava nomeado para integrar as equipas do VAR no Mundial 2026, foi afastado devido a abuso sexual.

Haiti revela os 26 convocados para o Mundial 2026: dois jogadores do Vizela marcam presença na lista final

O Haiti anunciou os 26 convocados para o Mundial 2026. Na lista figuram Leverton Pierre e Yassin Fortuné, ambos jogadores do Vizela.

PUB

Mais Artigos Populares

Wilson Manafá comenta época do FC Porto: «Surpreenderam tudo e todos»

Wilson Manafá falou sobre vários temas em entrevista. Lateral, que joga atualmente na China, avaliou a época do FC Porto.

Coreia do Sul anuncia os 26 convocados para o Mundial 2026: Son Heung-min continua a liderar o esquadrão asiático

A Coreia do Sul anunciou os 26 convocados para o Mundial 2026, com Son Heung-min a voltar a assumir o papel de referência.

Celtic termina o sonho do Hearts e sagra-se pentacampeão escocês

No jogo do título escocês, o Celtic venceu o Hearts por 3-1 nos minutos finais e conquistou o título da Liga Escocesa pela quinto ano consecutivo.