Do tamanho da sua mentalidade

- Advertisement -

Outro destes exemplos é o FC Paços de Ferreira. Terminou a época de 2012/13 no terceiro lugar (54 pontos), a 23 e 24 pontos de SL Benfica (2º) e FC Porto (1º), respetivamente, e com mais dois pontos que SC Braga (4º). A turma orientada por Paulo Fonseca viria a disputar na época seguinte a passagem à fase de grupos da UEFA Champions League frente ao FC Zenit (8-3 no conjunto das duas mãos, favorável aos russos). Ou, por exemplo, o caso do FC Arouca de 2015/16 (5º classificado, 54 pontos) que na época seguinte ultrapassou os holandeses do Heracles Almelo (1-1 nas duas mãos, favorável aos portugueses pelo golo marcado fora) e só caiu aos pés do PAE Olympiacos SFP nos play-offs, depois do prolongamento na Grécia (3-1 favorável aos gregos).

Atualmente no campeonato grego, só o campeão tem acesso à UEFA Champions League e mesmo assim tem de passar pela 3ª pré-eliminatória e depois pelos play-offs, antes da fase de grupos. As equipas de segunda linha em Portugal têm, portanto, mais e melhores hipóteses de escreverem bonitas páginas na sua história, como fizeram CF “Os Belenenses”, FC Arouca, Vitória SC, FC Paços de Ferreira e mais regularmente SC Braga e Rio Ave FC.

O FC Arouca dificultou a vida ao PAE Olympiacos SFP, levando o jogo para prolongamento Fonte: UEFA.com
O FC Arouca dificultou a vida ao PAE Olympiacos SFP, levando o jogo para prolongamento
Fonte: UEFA.com

Na passada jornada da Primeira Liga espanhola, assistimos a uma vitória do Villarreal CF em pleno Santiago Bernabéu e à difícil vitória do FC Barcelona no tradicionalmente complicado Anoeta; a Real Sociedad esteve mesmo a vencer por 2-0. Estas equipas não são comparáveis às portuguesas, é certo, mas não teriam mais razão de queixa por jogarem contra Leo Messi, Cristiano Ronaldo, Isco Alarcón, Luís Suárez, Gareth Bale, Ousmane Dembelé, Marco Asensio…?

Mesmo assim, exemplos atrás de exemplos, os clubes de menor dimensão insistem na almofada de segurança que é atirar para os “grandes” a culpa das desigualdades. Disso não têm culpa os jogadores ou os adeptos daquelas cidades ou vilas, mas talvez os técnicos e dirigentes. É neles que nascem a maior parte das problemáticas extra futebol e que levam, inevitavelmente, a uma mentalidade do tamanho do rótulo que lhes atribuem; pequena.

 Foto de capa: Liga de Clubes

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.