Estrela Amadora: Uma equipa que joga como gente grande | SL Benfica 2-0 Estrela Amadora

Tanto a defender como a atacar, o Estrela da Amadora de Sérgio de Vieira mostrou qualidade tática e individual.

Do onze do Estrela que ontem entrou no Estádio da Luz, apenas o defesa Mansur tinha pelo menos uma época de experiência na Primeira Liga. Esta é uma equipa completamente estranha aos palcos da Primeira Liga e na casa do campeão nacional deu excelentes indicações para o resto da época.

Ainda no aquecimento, a equipa deu primazia à troca de bola e ao ataque à baliza – a intenção no pré-jogo era clara e refletiu-se logo no início da partida. Nos primeiros 25 minutos, o Estrela conseguiu trocar a bola, variar o flanco e jogar pelo meio. Nesta fase, Ronaldo Tavares destacou-se ao esticar a defesa do Benfica e a puxar a equipa consigo (num papel semelhante ao de Gyokeres no Sporting). Leo Jabá e Ronald também conseguiam progredir no terreno, faltando ao Estrela melhor definição no último passe.

Sérgio Vieira sabe que a sua equipa não tem a qualidade do Benfica – a transferência de Kokçu, por exemplo, vale mais do dobro do que todo o orçamento do Estrela para esta época – e defendia num 5-4-1, algo que se antevia ao deixar um ala mais ofensivo como Jean Filipe no banco.

Defendendo à zona, foi frequente ver Rafa, João Mário e Di María a, sem bola, terem muito espaço entre as linhas média e defensiva do Estrela – a primeira tentava bloquear a entrada da bola nas suas costas, “obrigando” o Benfica a lateralizar o seu jogo. Quando isso não acontecia, um defesa do Estrela Amadora costumava saltar àquele que seria o portador da bola, enquanto o resto da equipa recuava.

O Benfica criou mais perigo em transições rápidas e na recuperação de bola no meio-campo adversário – assim nasceram os dois golos do encontro – mostrando que o Estrela tem alguns bons processos assimilados, mas ainda comete erros típicos de quem não tem experiência a este nível.

Em ataque organizado, o Benfica viveu muito do talento individual e de remates de fora da área. O guardião Bruno Brígido fez cinco ótimas defesas e o central Gaspar realizou 16 ações defensivas e esteve sempre muito bem composto – este é daqueles jogadores que vale a pena seguir. Algo que os números não mostram é a sua voz de comando ao longo da partida, corrigindo sempre o posicionamento dos colegas e a postura em campo.

Respondendo à questão colocada pelo Bola na Rede na conferência de imprensa pós-jogo, Sérgio Vieira abordou os golos sofridos: «As perdas de bolas no nosso meio-campo não podem acontecer nem esses erros posicionais. Mas isso são regras, os nossos jogadores sabem que nesse momento o nosso posicionamento devia ser outro, mas nessa altura a equipa já estava muito desgastada e mantenho um orgulho enorme no que foram capazes de fazer».

Ainda assim, o Benfica só marcou os golos depois de o Estrela Amadora só estar a jogar efetivamente com 10 jogadores – Mansur lesionou-se e a equipa já esgotara as substituições, então o defesa posicionou-se na frente, mas a sua falta lá atrás foi bem sentida. Rafa aparece isolado no segundo golo no espaço que Mansur ocupava em campo até à sua lesão.

Para além do bom sentido tático, há que destacar a atitude do Estrela Amadora – com confiança, mas sem arrogância, olhou o adversário nos olhos e soube usar algumas das armas ao seu dispor.

A equipa tem duas derrotas em duas jornadas, sendo que a primeira jogou 83 minutos com menos um jogador, mas está a crescer. O jogo da próxima semana frente ao Estoril, na Amadora, promete ser muito disputado.

Afonso Viana Santos
Afonso Viana Santoshttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora as táticas envolvidas no futebol europeu e americano e também é apaixonado por wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica deu resposta à nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglo em 30 minutos

O Benfica rejeitou a nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglu. O clube turco tinha feito uma oferta inferior à anterior pelo avançado dos encarnados.

Final de mercado promete ser em grande: eis as ‘novelas’ que devem marcar as últimas semanas da janela em Portugal

O mercado de transferências está a entrar nas últimas semanas e ainda devem existir várias entradas e saídas de jogadores. A situação em Portugal não é exceção, já que existem equipas em busca novos elementos e de fazerem vendas.

Al Gharafa de Pedro Martins vence na primeira jornada da Liga do Catar

O Al Gharafa bateu o Umm-Salal por quatro bolas a duas durante esta sexta-feira, num encontro da primeira jornada da Liga do Catar. Pedro Martins é o técnico da equipa que atuou em casa.

Villarreal ‘azeda’ o regresso do Real Oviedo à La Liga

O Villarreal recebeu e venceu o Real Oviedo por duas bolas a zero, num encontro da primeira jornada da La Liga. A partida foi realizada durante a noite desta sexta-feira, no El Madrigal.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage alvo de processo disciplinar depois de queixa do Sporting

Bruno Lage foi alvo de um processo disciplinar por parte da Federação Portuguesa de Futebol, consequência da queixa do Sporting. O técnico está a ser acusado de ter insultado Fábio Veríssimo, árbitro da Supertaça de Portugal.

Rennes bate Marselha para a Ligue 1

O Rennes recebeu e venceu o Marselha por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Ligue 1.. Este foi o primeiro jogo da presente temporada e realizou-se esta sexta-feira.

Galatasaray só sabe vencer na Liga Turca

O Galatasaray recebeu e venceu o Karagumruk por três bolas a zero, em jogo da segunda jornada da Liga Turca. Não houve qualquer português inscrito na ficha de jogo desta partida.