Europa e Permanência – Os últimos batimentos do coração

Cabeçalho Futebol NacionalFalta uma jornada! São os últimos nove jogos da edição 2016/2017 da Liga NOS. Se vai deixar saudades ou não, depende do leitor e de pessoa para pessoa, mas qualquer adepto de futebol fica triste e desamparado quando o campeonato termina e chega uma pausa de quase três meses até este regressar. Assim, convém aproveitar ao máximo estes últimos nove jogos. Como, se tudo está decidido? Bem, talvez não seja assim tão linear.

Dos nove jogos que se vão realizar no próximo fim de semana, quatro têm um grau de importância grande para as contas finais do campeonato. São as duas últimas decisões: que clube fica com a última vaga europeia, com Marítimo e Rio Ave a disputarem o 6º lugar, e que clube garante a manutenção, com Moreirense e Tondela a lutarem por mais uma oportunidade. Assim, antes da bola rolar e como aperitivo, eis o que esperar destes jogos.

Primeiro seguimos para Norte, para Vila do Conde e Paços de Ferreira. Será nessas duas cidades que se decidirá quem jogará a 3ª Pré-Eliminatória da Liga Europa. O pontapé de saída está marcado para sábado às 16 horas, com o Rio Ave a receber o Belenenses e o Marítimo a visitar o Paços de Ferreira. Mas o que esperar então destes confrontos?

Fonte: Bola na Rede
Fonte: Bola na Rede

O Marítimo tem a tarefa mais facilitada: precisa apenas de um empate para garantir a vaga europeia. O único resultado que não interessa aos madeirenses é a derrota, contudo, mesmo que os insulares sejam derrotados pelo Paços de Ferreira, poderão ter igualmente sucesso, caso o Rio Ave não ganhe frente ao Belenenses. Pelo contrário, o Rio Ave está obrigado a vencer os azuis do Restelo, esperando por uma derrota obrigatória do Marítimo para garantir a Europa. Eis alguns dados estatísticos sobre estes dois jogos.

Analisando os factos acima, podemos dizer que, teoricamente, o Marítimo poderá encontrar algumas dificuldades para vencer na Mata Real. Pelo contrário, o Rio Ave tem tudo para manter a boa forma caseira e vencer o Belenenses. Ainda assim, dado que aos madeirenses basta um empate, o mais provável – repito, teoricamente – é que o Estádio dos Barreiros receba a Liga Europa na próxima época. Prémio justo, dado que é a terceira casa com melhor média de ocupação do campeonato.  Seria, aliás, um prémio justo para ambos: o Marítimo, com uma bela moldura humana nos jogos em casa e com o “título” de terceira defesa menos batida do campeonato (!), e o Rio Ave, o sexto melhor ataque da Liga e a praticar um futebol muito atraente.

André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim | E se correr mal?

De um conto de fadas em Alvalade para um inferno em Old Traford. Assim vai a vida de Ruben Amorim por terras inglesas

Entre a garra e o erro | Nápoles 2-1 Sporting

Rui Borges não esteve feliz na escolha inicial: Geny Catamo à esquerda nunca se justificou quando Alisson pedia minutos

Derrotar trevos para mudar a sorte | Celtic x Braga

O Celtic recebe o Sporting de Braga em Glasgow, num dos jogos mais aguardados da segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa

Manchester City avança com 120 milhões de euros por internacional português

O Manchester City quer contratar João Neves. Cityzens avançam com 120 milhões de euros pelo médio internacional português.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges elogia jogador do Sporting: «É diferenciado e único no que dá à equipa»

Rui Borges analisou o duelo da segunda jornada da prova. Em Itália, o Sporting defrontou o Nápoles na Champions League.

Gonçalo Ramos marca ao cair do pano e dá vitória ao PSG em casa do Barcelona: eis os resultados do dia na Champions League

O PSG conseguiu dar a volta ao marcador e venceu o Barcelona. Gonçalo Ramos foi herói na Catalunha com o golo da vitória.

Antonio Conte relembra alerta após vitória sobre o Sporting: «Estamos numa situação de emergência»

Antonio Conte analisou o duelo da segunda jornada da prova. Em Itália, o Sporting defrontou o Nápoles na Champions League.