Futebol não tem de ser à noite! – O “pack” família

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalDesde há uns anos a esta parte, o futebol em Portugal tem sido transferido para o horário noturno pelas estações televisivas. Desta forma, controlam a audiência, os shares e as subscrições para este “conteúdo televisivo”, conduzindo tudo isto a seu bel-prazer. Mas falar em estações televisivas, no seu plural, é um erro. Quase não se pode dizer que haja mais do que um canal que transmita o nosso campeonato – à exceção de um canal de um clube e que, bem ou mal, se sabe a polémica que o envolve.

Não se pode, ainda assim, discutir a forte ação e mobilidade dessa empresa, a SportTV, nesta secção da indústria do futebol, a dos direitos televisivos. No entanto, discutível é a forma como permitem o acesso dos espectadores aos seus conteúdos; a forte limitação quanto ao acesso, os preços e até os horários a que obrigam a realização dos jogos. Pena é que não hajam mais canais para ombrear neste mercado (cada vez mais) monopolizado.

O FC Barcelona-RC Celta de Vigo da passada jornada teve início às 12h Fonte: FC Barcelona
O FC Barcelona-RC Celta de Vigo da passada jornada teve início às 12h
Fonte: FC Barcelona

Em tempos, e segundo os saudosistas, “é que era”. “O futebol antes é que era puro”, “não havia isso da violência”, “as claques só queriam saber de apoiar a sua equipa”, “havia amor à camisola”, dizem eles, os saudosistas, os mesmos que parecem esquecer a passagem de Futre e Derlei pelos três grandes ou a troca de João Pinto. Não está em causa o compromisso destes três excelentes profissionais e hábeis jogadores, mas, como hoje, jogavam e davam tudo em campo pela equipa que lhes pagava o ordenado. Simples. Os saudosistas são os mesmo que parecem esquecer que se não fossem as claques, os seus clubes, nos jogos internacionais, jogavam em ambientes verdadeiramente hostis, sem qualquer apoio, enquanto assistem em casa, no sofá. Nem tudo era assim tão puro mas é verdade que de então se podem tirar excelentes exemplos.

Este que vos escreve e pretende que reflitam sobre este assunto, aos cinco ou seis anos de idade, há mais de 15 anos atrás, deslocou-se em família ao então reduto do SC Braga, o mítico Estádio 1º de Maio, e assistiu a um jogo entre a equipa local e o FC Porto. Sim, é verdade, foi possível que uma família acompanhada de um menor, bem “menor”, assistisse a um jogo de futebol, que hoje seria considerado de risco elevado, sem problemas. Bem ao estilo de qualquer jogo na altura. E a bancada era mista, não havia qualquer aconselhamento para se dividir os adeptos conforme a sua preferência clubística.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jamie Carragher ‘ataca’ José Mourinho: «Vindo de Mourinho, soa um pouco hipócrita»

Jamie Carragher deixou críticas à postura de José Mourinho, que não gostou do festejo de Vinícius Júnior do Benfica 0-1 Real Madrid.

Thierry Henry sai em defesa de Vinícius Júnior: «O Prestianni foi muito ‘corajoso’ ao colocar a camisa na boca»

Thierry Henry foi uma das vozes que saiu em defesa de Vinícius Júnior, O jogador do Real Madrid está a acusar Gianluca Prestianni de um ato racista.

Wesley Sneijder visa atitude de Nicolás Otamendi: «Ele está bem da cabeça?»

Wesley Sneijder criticou a postura de Nicolás Otamendi, que mostrou a tatuagem que tem do Mundial 2022 a Vinícius Júnior.

Nicolás Otamendi reage à derrota do Benfica e mantém silêncio sobre Gianluca Prestianni

Nicolás Otamendi já reagiu à derrota do Benfica contra o Real Madrid, assumindo que as águias vão em busca da reviravolta.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica qualificou-se apenas uma vez nas oito ocasiões que perdeu a primeira mão em casa

Após a derrota caseira por 1-0 frente ao Real Madrid, o Benfica tentará dar a volta à eliminatória, algo que conseguiu fazer apenas uma vez, em 1999.

Jornalista espanhola descreve o caso entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni como um «Escândalo Mundial»

A jornalista da esRadio, Maria Trisac, deixou fortes críticas aos acontecimentos que envolveram Vinícius Júnior no embate da Champions League frente ao Benfica.

Benfica emite comunicado oficial no qual descreve «campanha de difamação» contra Gianluca Prestianni

Esta quarta-feira, o Benfica emitiu um comunicado oficial, no qual demonstraram confiança no argentino e manifestaram «total colaboração»com a UEFA.