Futebol não tem de ser à noite! – O “pack” família

    Ora, seria hoje quase impossível devido ao clima de violência que se instalou? Certo, de acordo. Nenhum pai, em consciência, leva o seu filho ao estádio sem pensar duas vezes. Mas não seria isto possível também pela hora a que se realizou o jogo? A memória não me permite precisar a hora de início mas quando abandonamos o estádio ainda se via o céu laranja ao fundo, ainda não tinha caído a noite. Esta tendência por parte da estação televisiva de concentrar vários jogos na mesma parte do dia afasta, sem qualquer sombra de dúvida, as famílias dos estádios. Não é inconcebível nem difícil de imaginar que os planos de uma família “típica” portuguesa para o fim de semana passasse por uma ida ao estádio.

    Numa altura em que tudo se critica – e neste artigo faço o mesmo – o mais recorrente é comparar o nosso aos outros campeonatos. Condena-se o nosso pelos baixos salários, pela falta de qualidade do futebol praticado e tudo mais em comparação com as primeiras ligas espanhola e inglesa, sobretudo. Pois compare-se então os horários dos jogos de futebol.

    Ainda na jornada passada pudemos desfrutar, desde o conforto do nosso sofá, de uma tarde de futebol de “alta qualidade”, como muitas vezes o apelidam. Os encontros Chelsea FC vs Newcastle UFC (12h30), FC Barcelona vs RC Celta de Vigo (12h), Arsenal FC vs Manchester United FC (17h30) e Atlético de Madrid vs Real Sociedad (15h15) foram realizados durante a tarde de sábado. Claro que logo se insurgirão contra esta hipótese pois não se comparam as condições económicas dos adeptos destes países com as dos nossos. E é verdade. Mas aí entrariam os clubes. Com promoções especiais e descontos para famílias promovidos pelos clubes, aliados à mudança da hora das partidas, os estádios encher-se-iam. Não só atraíam mais famílias como também os adeptos que se deslocam de longe ou aqueles que têm de acordar cedo no dia seguinte e a hora tardia dos jogos não lhes convém.

    O Atlético de Madrid-Real Sociedad realizou-se às 15h15 Fonte: Club Atlético de Madrid
    O Club Atlético de Madrid-Real Sociedad Fútbol realizou-se às 15h15
    Fonte: Club Atlético de Madrid

    Para se ter uma noção mais real daquilo que proponho que se discuta, saiba-se que o GD Estoril Praia vs Portimonense SC foi realizado às 20h de uma segunda-feira e entrou para a história deste campeonato, até esta altura, como a partida com pior assistência; 942 adeptos. Muito pobre para o campeonato do país campeão europeu em título. Há dúvidas de que no dia anterior, ao início da tarde, a assistência seria superior? Houve ainda uma fugaz tentativa de implementar alguns jogos na parte da manhã na Primeira Liga.

    O primeiro encontro nesses moldes foi um derby da Invicta. O FC Porto-Boavista FC foi marcado para as 11h45 de um sábado. Esta hipótese foi tentada e falhada, a meu ver, por duas razões: primeiro, arrancou na última jornada do campeonato, onde não dá para medir as consequências da medida uma vez que quase tudo se encontrava decidido. Segundo, porque a medida pretendia apenas atrair investimento chinês nos direitos televisivos, que por causa do fuso horário beneficiaria de jogos matinais na Primeira Liga. Sempre que o objetivo for atrair investimento exterior antes de gerar lucros com o nosso público, a medida falhará.

    Procure-se primeiro atrair o nosso público. A Segunda Liga também realiza jogos de manhã. Todos os escalões de formação jogam de manhã ou ao início da tarde, quer sejam competições distritais, quer sejam competições nacionais. Se o hábito desde cedo é o de jogar cedo, para quê agendar jogos para as 20h ou 21h na Primeira Liga? A competitividade no mercado dos direitos televisivos ajudaria neste aspeto mas a falta dela não pode justificar esta atitude por parte daquele canal que detém a maioria dos direitos de transmissão dos jogos da nossa Primeira Liga. Que se desenganem se acharem que não estão a contribuir para a destruição do futebol. Sim, porque ao encará-lo como um negócio é destruir a sua essência.

    artigo revisto por: Ana Ferreira

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Pires Gonçalves
    Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
    O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.