📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Futebol não tem de ser à noite! – O “pack” família

- Advertisement -

Ora, seria hoje quase impossível devido ao clima de violência que se instalou? Certo, de acordo. Nenhum pai, em consciência, leva o seu filho ao estádio sem pensar duas vezes. Mas não seria isto possível também pela hora a que se realizou o jogo? A memória não me permite precisar a hora de início mas quando abandonamos o estádio ainda se via o céu laranja ao fundo, ainda não tinha caído a noite. Esta tendência por parte da estação televisiva de concentrar vários jogos na mesma parte do dia afasta, sem qualquer sombra de dúvida, as famílias dos estádios. Não é inconcebível nem difícil de imaginar que os planos de uma família “típica” portuguesa para o fim de semana passasse por uma ida ao estádio.

Numa altura em que tudo se critica – e neste artigo faço o mesmo – o mais recorrente é comparar o nosso aos outros campeonatos. Condena-se o nosso pelos baixos salários, pela falta de qualidade do futebol praticado e tudo mais em comparação com as primeiras ligas espanhola e inglesa, sobretudo. Pois compare-se então os horários dos jogos de futebol.

Ainda na jornada passada pudemos desfrutar, desde o conforto do nosso sofá, de uma tarde de futebol de “alta qualidade”, como muitas vezes o apelidam. Os encontros Chelsea FC vs Newcastle UFC (12h30), FC Barcelona vs RC Celta de Vigo (12h), Arsenal FC vs Manchester United FC (17h30) e Atlético de Madrid vs Real Sociedad (15h15) foram realizados durante a tarde de sábado. Claro que logo se insurgirão contra esta hipótese pois não se comparam as condições económicas dos adeptos destes países com as dos nossos. E é verdade. Mas aí entrariam os clubes. Com promoções especiais e descontos para famílias promovidos pelos clubes, aliados à mudança da hora das partidas, os estádios encher-se-iam. Não só atraíam mais famílias como também os adeptos que se deslocam de longe ou aqueles que têm de acordar cedo no dia seguinte e a hora tardia dos jogos não lhes convém.

O Atlético de Madrid-Real Sociedad realizou-se às 15h15 Fonte: Club Atlético de Madrid
O Club Atlético de Madrid-Real Sociedad Fútbol realizou-se às 15h15
Fonte: Club Atlético de Madrid

Para se ter uma noção mais real daquilo que proponho que se discuta, saiba-se que o GD Estoril Praia vs Portimonense SC foi realizado às 20h de uma segunda-feira e entrou para a história deste campeonato, até esta altura, como a partida com pior assistência; 942 adeptos. Muito pobre para o campeonato do país campeão europeu em título. Há dúvidas de que no dia anterior, ao início da tarde, a assistência seria superior? Houve ainda uma fugaz tentativa de implementar alguns jogos na parte da manhã na Primeira Liga.

O primeiro encontro nesses moldes foi um derby da Invicta. O FC Porto-Boavista FC foi marcado para as 11h45 de um sábado. Esta hipótese foi tentada e falhada, a meu ver, por duas razões: primeiro, arrancou na última jornada do campeonato, onde não dá para medir as consequências da medida uma vez que quase tudo se encontrava decidido. Segundo, porque a medida pretendia apenas atrair investimento chinês nos direitos televisivos, que por causa do fuso horário beneficiaria de jogos matinais na Primeira Liga. Sempre que o objetivo for atrair investimento exterior antes de gerar lucros com o nosso público, a medida falhará.

Procure-se primeiro atrair o nosso público. A Segunda Liga também realiza jogos de manhã. Todos os escalões de formação jogam de manhã ou ao início da tarde, quer sejam competições distritais, quer sejam competições nacionais. Se o hábito desde cedo é o de jogar cedo, para quê agendar jogos para as 20h ou 21h na Primeira Liga? A competitividade no mercado dos direitos televisivos ajudaria neste aspeto mas a falta dela não pode justificar esta atitude por parte daquele canal que detém a maioria dos direitos de transmissão dos jogos da nossa Primeira Liga. Que se desenganem se acharem que não estão a contribuir para a destruição do futebol. Sim, porque ao encará-lo como um negócio é destruir a sua essência.

artigo revisto por: Ana Ferreira

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Outubro: da campanha à urna, a hora da verdade no Benfica

É o momento em que o Sport Lisboa e Benfica volta a olhar-se ao espelho. E a pergunta é inevitável: o que é hoje o Benfica, e quem o quer liderar?

Eis os onzes prováveis do Sporting x Marselha da Champions League

O Sporting defronta o Marselha na terceira jornada da Champions League. Fica com os onzes prováveis do duelo grande em Alvalade.

Triunfos dos Golden State Warriors e dos Oklahoma City Thunder na abertura da nova época da NBA

Os Golden State Warriors bateram os Los Angeles Lakers no jogo de abertura da NBA. Também os Oklahoma City Thunder venceram na madrugada que deu o início à nova temporada.

Nuno Mendes voltou a marcar pelo PSG num jogo que se jogou 10X10: «Tivemos muito mais espaço para poder atacar a profundidade e para...

Nuno Mendes analisou a vitória do PSG diante do Bayer Leverkusen. Lateral esquerdo português marcou um dos golos da vitória por 7-2.

PUB

Mais Artigos Populares

Nicolás Otamendi explica polémica com a flash interview e garante: «Estamos à margem das eleições»

Nicolás Otamendi falou em zona mista após a derrota do Benfica em casa do Newcastle. Capitão encarnado destacou importância de dar a volta ao momento.

Benfica chega às 5 derrotas consecutivas na Champions League: eis o registo negro das águias

O Benfica está numa senda de cinco derrotas consecutivas na Champions League. Registo das águias arrasta-se até à última edição da prova.

Eddie Howe elogia vitória do Newcastle: «Muito satisfeito porque o Benfica é uma equipa muito boa e tivemos de mostrar as nossas qualidades»

Eddie Howe analisou a vitória do Newcastle frente ao Benfica por 3-0, na terceira jornada da fase de liga da Champions League.