Noite de excelência na Gala Quinas de Ouro 2023

    O glamour tomou conta das Quinas de Ouro, naquela que é, porventura, a noite que marca o ano do desporto português, e que distingue todos aqueles que se superam e que elevaram de alguma forma, o nome de Portugal. Na black carpet, passaram muitos craques, uns ainda no ativo, outros que já penduraram as chuteiras há algum tempo, no entanto, há sempre um ponto de conexão entre todos eles, a paixão pelo futebol.

    A Gala Quinas de Ouro 2023 foi diferente em toda a sua génese, desde logo sob o mote “Futebol de Base”, que de certa maneira encoraja todos os jovens a correrem atrás dos seu sonhos, muito à imagem dos seus heróis que, à medida que subiam ao palco para receberem a sua distinção pessoal ou coletiva, faziam questão de vincar este mesmo propósito, de lutar, persistir nesta batalha que é a vida, não só em termos profissionais, mas também pessoais, com desafios constantes que têm e devem ser ultrapassados, mas isto requer claro está, o tal esforço e dedicação que só está ao alcance muito poucos.

    Com a distinção “Excelência na Formação”, que premeia esta tal qualidade no trabalho realizado nos escalões mais jovens da formação do nosso país, foram distinguidos os seguintes clubes: Caxinas Poça Barca, CD Nacional, CR Leões de Porto Salvo, FC Porto, FC Famalicão, Rio Ave FC, SL Benfica, SC Braga, Sporting CP e Vitória SC. Este tema do futebol de formação tem logicamente muito peso naquilo que é o futebol em Portugal, e muito por culpa de Aurélio Pereira, responsável por várias descobertas de peso para a nação lusa, desde logo com o nome de Cristiano Ronaldo, mas também de Luís Figo, Simão Sabrosa, Paulo Futre e Ricardo Quaresma, estes dois últimos que acompanharam o lendário scout do Sporting CP ao palco, e que reviveram uma tão importante etapa das suas carreiras.

    Éder, herói nacional na conquista do Euro 2016, foi nomeado como Embaixador da Federação Portuguesa de Futebol, e recebeu esta condecoração pela mão do próprio presidente do orgão de soberania do futebol português, Fernando Gomes.

    As distinções não ficaram por aqui, e logo em dose dupla, Rúben Dias e Bernardo Silva foram homenageados pela recente conquista da Liga dos Campeões com o Manchester City FC, um troféu que já fugia há muito tempo aos cityzens, e que permitiu à equipa de Guardiola fazer um triplete histórico! Ainda na Liga dos Campeões, o lendário defesa central português Pepe, provou mais uma vez que a idade é apenas um número, e foi distinguido pelo seu mais recente recorde pessoal, ao ser o jogador mais velho de sempre a marcar um golo na “prova milionária”.

    As nossas Navegadores também estiveram em destaque claro, pela sua primeira participação numa fase final de um Campeonato do Mundo de Futebol Feminino, e também o selecionador Francisco Neto mereceu grande destaque por parte da organização deste evento, por todo o trabalho realizado até então. 

    Ainda nas distinções coletivas, mas desta vez no futsal, a seleção sub-19 masculina foi distinguida pelo título europeu conquistado na categoria, num jogo onde ainda estiveram em desvantagem, mas que, com a alma portuguesa, conseguiram dar a volta e trazer o “caneco” para terras lusas! O Sporting CP, por sua vez, foi também homenageado pela conquista do Campeonato Nacional de Futsal, com Nuno Dias a subir ao palco para receber esta distinção, e também o SL Benfica mereceu ser homenageado pela conquista do título nacional de futsal feminino.

    Nas competições nacionais de futebol, o SL Benfica mereceu claro destaque pela conquista do 38º título no primeiro escalão do futebol masculino e pelo tricampeonato no futebol feminino. Também o Moreirense FC foi distinguido pela conquista da Segunda Liga, na época transata, assim como a UD Leiria, pelo feito conquistado na Liga 3.

    Por fim, gostaríamos ainda de mencionar os nomes de João Neves, Gonçalo Inácio, José Sá, João Mário e Toti Gomes, que se estrearam com o escudo das quinas ao peito, e falar também do futebol de praia, que conseguiu, através de Bê Martins, mais uma distinção de Melhor Jogador do Mundo da Modalidade, o que prova que Portugal é uma potência em todos os desportos, muito pela aposta que tem sido feita ao longo dos anos em todas as modalidades, e eventos como este são de extrema importância para salientar o que de bom se tem feito ao nível do desporto no nosso país, e distinguir verdadeiramente todos aquele que merecem.

    A Gala Quinas de Ouro é um evento marcante para todos aqueles que, como nós, amam e sentem o futebol de outra maneira.

    Reportagem da autoria de Bernardo Santos e Guilherme Terras Marques.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    PUB

    spot_img

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.