O novo xadrez de Miguel Leal

Cabeçalho Futebol NacionalPassaram já três anos desde o regresso do Boavista ao escalão máximo do futebol nacional. Petit e Sánchez, dois homens da casa, conseguiram alcançar a desejada manutenção e realizar duas temporadas tranquilas, mas foi na terceira que tudo mudou. Chegou Miguel Leal e o Boavista alcançou a melhor classificação das últimas épocas com um excelente 9º lugar, que deixou qualquer adepto axadrezado confiante que o regresso do “Boavistão” pode estar cada vez mais próximo.

Começou então a nova temporada, com expectativas elevadas, só que não podia ter começado pior: três derrotas em três jogos. No quarto, depois de várias alterações surgiu finalmente a primeira vitória que, segundo o Miguel Leal, era decisiva e com ela mais virão. Vamos então perceber as diferenças em relação à época transata, o que mudou neste jogo e que tipo de época pode esperar Manuel do Laço.

O internacional cabo-verdiano é uma das caras novas Fonte: Boavista FC
O internacional cabo-verdiano é uma das caras novas
Fonte: Boavista FC

A maior diferença em relação à última época é Iuri Medeiros. O extremo é um desequilibrador de excelência e fazia toda a diferença, tendo resolvido inúmeras partidas através da sua técnica ou qualidade nas bolas paradas e com a sua saída foi-se grande parte da criatividade ofensiva dos axadrezados. Nesta última partida, o timoneiro do Boavista tentou e conseguiu suprir este problema juntando Rochinha a Fábio Espinho e Idris no miolo, o que retira combatividade e agressividade, mas dá outras soluções ao nível da criação. Outra mudança positiva foi a titularidade de Mateus e a estreia de Kuca, sendo que este último pode mesmo ajudar a fazer esquecer Iuri, se conseguir apresentar-se ao seu melhor nível. Nota para a chegada de David Simão que pode ajudar a solucionar este problema e dar mais opções no meio-campo.

Na defesa, Vítor Bruno até é uma evolução em relação a Talocha, mas a saída da dupla Lucas – Philipe Sampaio a juntar às debilidades físicas de Henrique fizeram-se sentir neste início. Na partida frente ao Aves, estreou-se finalmente Stéphane Sparagna, o central francês, que esteve presente no Torneio de Toulon em 2005, formou uma dupla interessante com Raphael Rossi – outra cara nova e autor do golo frente ao Desp. Aves – e pode ser um reforço muito importante.

A última diferença entre os primeiros três jogos e este último, foi a titularidade de Iván Bulos no lugar de Leonardo Ruiz, ainda assim, continua a faltar uma referência ofensiva que garanta 10/15 golos por temporada. É nesse sentido que chega Rui Pedro, por empréstimo do FC Porto, o jovem avançado tem características muito interessantes e um potencial incrível que vai tentar comprovar no Bessa.

Fonte: Livraria Lello
Fonte: Livraria Lello

Apesar do péssimo arranque, Miguel Leal é um treinador de enorme qualidade, já com provas dadas e depois desta primeira vitória, certamente que tudo será mais fácil. Não me parece que esteja para já o regresso do Boavistão, ainda assim Manuel do Laço e companhia devem contar com mais uma boa campanha e estar descansados porque estão no caminho certo.

Foto de Capa:  Boavista FC

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Vasco Moreira
Vasco Moreirahttp://www.bolanarede.pt
O Vasco é estudante de Comunicação Social em Coimbra. É apaixonado pelo desporto rei desde que se lembra, viciado em Football Manager e não dispensa uma boa noitada a ver NBA.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória do Al Hilal frente ao Manchester City faz história para o continente asiático

O Al Hilal bateu o Manchester City e tornou-se no primeiro clube asiático a bater uma equipa da Europa num torneio organizado pela FIFA.

Já estão definidos três dos quatro jogos dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025

Após os triunfos de Fluminense e Al Hilal, ficou definido o terceiro encontro dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

Al Hilal faz história e elimina Manchester City do Mundial de Clubes 2025

O Al Hilal garantiu o acesso aos quartos de final do Mundial de Clubes. A equipa da Arábia Saudita derrotou o Manchester City.

Sporting perto de fechar venda por 55 milhões de euros

O Sporting está em vias de transferir Ousmane Diomande. O defesa-central costa-marfinense deve reforçar o Crystal Palace, da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente do Inter Milão arrasa jogador após derrota: «Se houver condições para a sua saída, fá-lo-emos com zero problemas»

O presidente do Inter Milão, Giuseppe Marotta, arrasou Hakan Çalhanoglu, após a derrota da equipa italiana frente ao Fluminense no Mundial de Clubes 2025.

Sporting começa a trabalhar esta terça-feira: estão prometidas várias novidades

O Sporting vai começar a pré-temporada durante esta terça-feira, com vários jogadores a não marcarem presença nos trabalhos.

André Villas-Boas define objetivo para Francesco Farioli

Francesco Farioli deverá ser apresentado em breve como o novo treinador do FC Porto, sucedendo a Martín Anselmi.