O regresso do FC Famalicão ao convívio com “os grandes”

O FC Famalicão está de volta à Primeira Liga, 25 anos depois. A equipa liderada por Carlos Pinto beneficiou da derrota do Estoril Praia, adversário direto na luta pela subida de divisão, e fez a festa a partir do sofá.

Porém, o caminho para chegar até aqui não foi fácil. Foi um meio quarto de século, em que a equipa de Famalicão teve várias recaídas e vários obstáculos. Um meio quarto de século em que o FC Famalicão para além da Segunda Liga, disputou o Campeonato Portugal e o campeonato distrital da AF Braga.

Agora, após 25 anos de vários tormentos, o FC Famalicão está de regresso ao convívio com os grandes. Nesta, que é a sétima presença da equipa minhota na Primeira Liga. A última tinha sido em 1993/1994.

Um regresso muito merecido e que premeia a paixão do povo de Famalicão à equipa da terra. Conhecido pela sua grande massa associativa, o FC Famalicão foi um exemplo ao longo de toda a temporada, tendo sido uma das equipas que mais adeptos levou ao estádio tanto em casa, como na condição de visitante. Adeptos que foram o 12.º jogador famalicense em qualquer campo, e que faziam “corar de inveja” muitas equipas da Primeira Liga.

Depois da confirmação da subida, a equipa do FC Famalicão saiu à rua para festejar junto dos adeptos.
Fonte: FC Famalicão

Apesar da festa matutina, nem tudo foi um mar de rosas ao longo da época. Uma vez que em março houve uma troca de técnicos devido a maus resultados: saiu Sérgio Vieira e entrou o experiente técnico Carlos Pinto. Uma troca positiva e que deu frutos, quase dois meses depois.

No que ao plantel diz respeito, o destaque recai, naturalmente, sobre o goleador da equipa, Fabrício Simões. O ponta de lança brasileiro é melhor marcador da equipa com 15 golos, muitos deles decisivos para a conquista dos três pontos. De resto, o FC Famalicão é também a equipa mais goleadora da Segunda Liga, com 49 golos apontados.

Agora, de regresso aos palcos maiores do futebol português, o clube mostra-se ambicioso e afirma que quer lutar pelos lugares cimeiros da tabela. O FC Famalicão quer afirmar-se como uma “equipa de primeira” e lutar pelos lugares cimeiros da Liga portuguesa. Uma possível ida às competições europeias é o sonho que se segue.

 

Foto de Capa: Liga Portugal

Cristiana Ribeiro Pina
Cristiana Ribeiro Pinahttp://www.bolanarede.pt
A Cristiana é licenciada em Comunicação Social e vem de Pinhel. É apaixonada por futebol e adora escrever. Fazer do jornalismo desportivo a sua vida é o seu maior sonho. Acredita que a crítica e o jornalismo devem andar de mãos dadas.                                                                                                                                                 A Cristiana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Meireles troca FC Porto pelo Estrela Amadora

O Estrela Amadora anunciou esta terça-feira a contratação de Jorge Meireles. Avançado de 21 anos deixa FC Porto em definitivo.

Brian Mansilla convence Arouca e assina até 2028

O Arouca chegou a acordo com o Penãrol para a continuidade de Brian Mansilla. Extremo de 23 anos assina até 2028.

João Resende reforça Estrela Amadora e assina até 2028

O Estrela Amadora confirmou esta terça-feira a contratação de João Resende. Avançado de 22 anos assina por três épocas.

Geovany Quenda é o único português no 11 ideal do Euro Sub-21

A UEFA revelou esta terça-feira o 11 ideal do Euro Sub-21. Geovany Quenda é o único português que consta na equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Diana Gomes define objetivos de Portugal no Euro 2025 Feminino: «Podemos fazer coisas bonitas»

Diana Gomes concedeu uma entrevista ao Bola na Rede na antecâmara do Euro 2025 Feminino. Central tocou em diversos temas.

Braga fecha médio por mais de 10 milhões de euros

O Braga garantiu a contratação de Mario Dorgeles ao Nordjaelland. Minhotos pagam 10,5 milhões de euros pelo médio.

Diana Gomes e futebol em Espanha: «A competitividade está um passo à frente da Liga Portuguesa»

Diana Gomes concedeu uma entrevista ao Bola na Rede na antecâmara do Euro 2025 Feminino. Central tocou em diversos temas.