O regresso do FC Famalicão ao convívio com “os grandes”

O FC Famalicão está de volta à Primeira Liga, 25 anos depois. A equipa liderada por Carlos Pinto beneficiou da derrota do Estoril Praia, adversário direto na luta pela subida de divisão, e fez a festa a partir do sofá.

Porém, o caminho para chegar até aqui não foi fácil. Foi um meio quarto de século, em que a equipa de Famalicão teve várias recaídas e vários obstáculos. Um meio quarto de século em que o FC Famalicão para além da Segunda Liga, disputou o Campeonato Portugal e o campeonato distrital da AF Braga.

Agora, após 25 anos de vários tormentos, o FC Famalicão está de regresso ao convívio com os grandes. Nesta, que é a sétima presença da equipa minhota na Primeira Liga. A última tinha sido em 1993/1994.

Um regresso muito merecido e que premeia a paixão do povo de Famalicão à equipa da terra. Conhecido pela sua grande massa associativa, o FC Famalicão foi um exemplo ao longo de toda a temporada, tendo sido uma das equipas que mais adeptos levou ao estádio tanto em casa, como na condição de visitante. Adeptos que foram o 12.º jogador famalicense em qualquer campo, e que faziam “corar de inveja” muitas equipas da Primeira Liga.

Depois da confirmação da subida, a equipa do FC Famalicão saiu à rua para festejar junto dos adeptos.
Fonte: FC Famalicão

Apesar da festa matutina, nem tudo foi um mar de rosas ao longo da época. Uma vez que em março houve uma troca de técnicos devido a maus resultados: saiu Sérgio Vieira e entrou o experiente técnico Carlos Pinto. Uma troca positiva e que deu frutos, quase dois meses depois.

No que ao plantel diz respeito, o destaque recai, naturalmente, sobre o goleador da equipa, Fabrício Simões. O ponta de lança brasileiro é melhor marcador da equipa com 15 golos, muitos deles decisivos para a conquista dos três pontos. De resto, o FC Famalicão é também a equipa mais goleadora da Segunda Liga, com 49 golos apontados.

Agora, de regresso aos palcos maiores do futebol português, o clube mostra-se ambicioso e afirma que quer lutar pelos lugares cimeiros da tabela. O FC Famalicão quer afirmar-se como uma “equipa de primeira” e lutar pelos lugares cimeiros da Liga portuguesa. Uma possível ida às competições europeias é o sonho que se segue.

 

Foto de Capa: Liga Portugal

Cristiana Ribeiro Pina
Cristiana Ribeiro Pinahttp://www.bolanarede.pt
A Cristiana é licenciada em Comunicação Social e vem de Pinhel. É apaixonada por futebol e adora escrever. Fazer do jornalismo desportivo a sua vida é o seu maior sonho. Acredita que a crítica e o jornalismo devem andar de mãos dadas.                                                                                                                                                 A Cristiana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Santa Clara já conhece o caminho no possível playoff da Conference League

O Santa Clara já tem definido o caminho final até à fase de liga da Conference League. Açorianos conheceram caminho do playoff.

Eis o sorteio completo dos playoffs da Conference League

Já se realizou o sorteio dos playoffs da Conference League. Conhece o desenho da chave que contém o Santa Clara.

Custou 70 milhões de euros ao Chelsea e aproveitou suspensão por doping para ser personal trainer dos colegas

Mykhailo Mudryk tem o futuro indefinido após ser suspenso por doping. Extremo tem feito de personal trainer no Chelsea.

Rio Ave perto de contratar avançado com formação no Real Madrid na Polónia

O Rio Ave está a ultimar os detalhes da contratação de Marc Gual. Avançado espanhol representa o Legia Varsóvia.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe define prazo para contratar Kerem Akturkoglu ao Benfica

O Fenerbahçe quer fechar a contratação de Kerem Akturkoglu até ao dia 12 de agosto. Benfica x Nice é o prazo dos turcos.

Braga já conhece o caminho no possível playoff da Europa League

O Braga já tem definido o caminho final até à fase de liga da Europa League. Minhotos conheceram caminho do playoff.

Eis o sorteio completo dos playoffs da Europa League

Já se realizou o sorteio dos playoffs da Europa League. Conhece o desenho da chave que contém o Braga.