📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 5 clubes “renascidos” após momentos conturbados

4.

- Advertisement -

Clube de Futebol “Os Belenenses” – O histórico emblema lisboeta foi o protagonista de um dos casos mais mediáticos nos últimos anos. O conflito era já de longa data e rebentou em julho de 2018: o Belenenses, o quarto clube no campeonato dos campeonatos, 2146 jogos disputados na I Liga, um título nacional conquistado em 1946 e ainda com uma taça Intertoto e três Taças de Portugal na vitrine e dono de um legado inolvidável no Desporto-Rei em Portugal, por onde passaram jogadores como Matateu, Pepe, Vicente Lucas e Artur Quaresma, dividiu-se em dois.

De um lado da encruzilhada, o Belenenses clube, do outro a sociedade anónima desportiva, que foi forçada a fazer a viagem até ao Estádio Nacional do Jamor, não podendo atuar no emblemático Restelo.

A rutura entre as duas entidades chocou o mundo do futebol, especialmente o anúncio de Patrick Morais de Carvalho – presidente do Clube de Futebol “Os Belenenses”, a comunicar a criação de uma equipa amadora para competir nos campeonatos da AF Lisboa. Não foi, decerto, a primeira vez que um histórico desceu até ao escalão mais baixo, porém, foi, sim, surpreendente a manutenção de uma equipa na 1.º Liga, gerida única e exclusivamente por uma Sociedade Desportiva.

A formação manteve-se a mesma, em termos de jogadores e equipa técnica, mas, foi ainda proibida, inicialmente, de usar o símbolo (Cruz de Cristo) e, posteriormente, o nome “Belenenses”. Quanto à nova equipa, construída de raiz, e que se manteve na sua casa de origem, tem registado uma ascensão verdadeiramente notável, com três subidas de divisão consecutivas e prepara-se para dar o pontapé de saída no Campeonato de Portugal e estará, certamente, ávida de dar continuidade a este ímpeto glorioso.

Após a dissolução, e mesmo com duas equipas, uma delas no principal escalão do desporto rei, os adeptos mantiveram-se fiéis ao clube fundador e, embora tenha sido relegado para o fundo das competições desportivas da Associação de Futebol de Lisboa, a verdade é que o Clube de Futebol Os Belenenses conta sempre com o apoio de milhares de pessoas em todos os jogos, sendo eles também um dos principais obreiros desta sensacional recuperação.

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica anuncia saída de jogador da equipa principal de futsal

O Benfica anunciou esta quinta-feira a saída de Daniel Osuji, guarda-redes que estava na equipa principal de futsal.

Número de sócios do FC Porto continua a subir

O FC Porto atualizou o número de sócios no seu Portal da Transparência, sendo agora 167.868 associados do emblema do Dragão.

Já passou pelo Benfica e é um dos destaques da semana do futebol espanhol

Duk passou pelo Benfica, mas atingiu o sucesso ao serviço do Aberdeen. Atualmente é um dos destaques do Leganés.

Diogo Leite está a ser acompanhado por histórico italiano

Diogo Leite representa atualmente o Union Berlin, mas pode mudar de equipa. A Fiorentina está interessada no português.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid perto de garantir pérola e a abrir nova ‘guerra’ com o Celta de Vigo

O Real Madrid está muito perto de confirmar a contratação de Mateo Quintana, jovem promessa que representa o Celta de Vigo.

Novidades sobre a polémica do Marinhense a dias do jogo contra o Sporting

O Marinhense está envolvido em polémica, a dias do duelo com o Sporting para a Taça de Portugal. Há novidades sobre a situação.

Ezequiel Garay sem perdões contra dirigente: «Espero que se vá embora»

Ezequiel Garay coincidiu com Peter Lim no Valência e defende que o asiático deve abandonar a liderança do clube espanhol.