Os benefícios que um Software de Gestão pode trazer aos clubes desportivos

Texto de análise sobre os benefícios do Software de Gestão para os clubes desportivos.

Muito se tem discutido sobre as oportunidades que a pandemia da Covid-19 trouxe às organizações dos mais diferentes setores da sociedade. Todos falam da aceleração digital e do “salto tecnológico de dez anos” e o setor desportivo não foge à regra.

Começo pelo tema da pandemia, porque, pela primeira vez, os clubes não puderam receber as pessoas nas suas instalações e foram forçados a procurar novas formas de gestão e principalmente de comunicação.

Hoje, podemos dizer, que muito mudou nos clubes nacionais e que a adoção progressiva da tecnologia neste setor tem-se revelado mais fácil do que se aparentava. A melhoria dos métodos de trabalho deve-se ao envolvimento de um staff mais alargado e um maior acompanhamento dos atletas e sócios. O Software de Gestão vem assim simplificar a organização e operacionalização de toda a informação com que os clubes lidam diariamente.

Bernardo Silva
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Neste sentido, identifico 4 vantagens associadas à implementação de um Software de Gestão num clube desportivo:

  1. Trabalho mais eficaz e eficiente

Possibilita a organização e centralização do trabalho diário realizado no clube num único sítio, onde cada membro de staff tem acesso a uma ferramenta ajustada ao departamento a que pertence para que possa aceder, registar e analisar o seu trabalho. Isso permite executar o trabalho de uma forma mais rápida, eficiente e eficaz.

  1. Informação acessível e segura

Através de um login diferenciado, cada pessoa do staff tem acesso instantâneo à informação que necessita. A informação está limitada às suas funções dentro do clube e pode ser acedida em qualquer momento e/ou lugar. Isto permite não só uma maior flexibilidade de trabalho, mas também proteção ao limitar o acesso à informação a cada responsabilidade.

  1. Melhor colaboração entre departamentos do clube

Porque o trabalho de cada staff não é isolado e independente do trabalho realizado no clube, por isso, há informação importante que deve ser partilhada entre os diferentes departamentos. Um Software de Gestão permite que a informação registada por um departamento seja visualizada noutras áreas onde pode ser importante. Cada departamento tem acesso à informação de que precisa e quando precisa.

  1. Maior conhecimento, melhor tomada de decisão

O clube tem acesso a todo o trabalho realizado em tempo real, durante a época desportiva e ano após ano. Todo este histórico do trabalho, o cruzamento entre os dados e a possibilidade de analisar a informação permite não só ter conhecimento do que se passa no clube, mas tão ou mais importante usar informação para tomada de decisão estratégica no futuro do clube.

Felizmente, hoje em dia, os clubes começam a perceber que com uma melhor forma de trabalho podem ter melhores resultados, tanto a nível administrativo como desportivo, e estão a fazer um excelente trabalho para o conseguir.  Um Software de Gestão vem potenciar os resultados desta aposta e é um forte aliado para simplificar e facilitar esta evolução.

Mais importante é perceber que esta modernização faz parte de um caminho para algo ainda maior. Prova disso, é que depois de começarem a usar um software de gestão, os clubes começam a perceber muitas outras possibilidades que até então não se tinham apercebido.

Artigo de opinião de Gil Guilherme, CEO & fundador do EMJOGO

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica decide futuro de Leandro Santos que conta com alguns interessados

Leandro Santos vai continuar no plantel do Benfica. Lateral direito conta com alguns interessados no seu empréstimo.

Exclusivo: Sporting garante as contratações de Ashley Barron e Mackenzie Cherry

O Sporting fechou as contratações de Ashley Barron e Mackenzie Cherry. As duas jogadoras vão juntar-se ao plantel de Micael Sequeira.

Sporting quer dar recompensa a Morten Hjulmand quando o mercado fechar

O Sporting está contente com a postura de Morten Hjulmand neste mercado de verão. Capitão terá recompensa no final da janela.

FC Porto define mais 2 posições a reforçar neste mercado de verão

O FC Porto está a realizar o maior investimento da sua história neste mercado. Dragões querem reforçar defesa e meio-campo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ana Borges já reagiu à grave lesão no Benfica: «Nem sempre a vida segue o rumo que idealizamos»

Ana Borges sofreu uma rutura do ligamento anterior do joelho esquerdo. Internacional portuguesa já reagiu à lesão grave.

Decisão tomada: Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica

Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à presidência do Benfica. Ex-líder das águias prepara-se para oficializar candidatura.

Sporting já partiu para estágio em Penafiel: Eis o plano

O Sporting vai realizar um estágio de pré-temporada em Penafiel. Leoas já partiram e cumprem estágio até 8 de agosto.