Para quê dar um passo maior que a perna?

- Advertisement -

Mas depois de referidos alguns exemplos, há-que chegar ao cerne da questão: afinal de contas, porque é que isto acontece?

Primeiro que tudo, um jogador ao ir para um clube de um dos principais campeonatos europeus, irá para um clube que joga num patamar competitivo superior ao nosso, o que por si só já dificulta a sua transição para sénior. Depois, os clubes de topo só conseguem dar um lugar no onze titular a uma jovem promessa em condições muito excepcionais.

Bruma parece estar finalmente a confirmar o seu potencial Fonte: Facebook Oficial de Bruma
Bruma parece estar finalmente a confirmar o seu potencial
Fonte: Facebook Oficial de Bruma

Outro factor a ter em conta é que hoje em dia, os clubes de topo também possuem infraestruturas de topo para as camadas jovens, e com isso conseguem também produzir jovens jogadores de grande valia. Mas depois raramente conseguem aproveitar esses jovens jogadores porque não têm tempo para os trabalhar. E isto faz com que eles se submetam a ficar muito tempo sem jogar de forma competitiva, acabando por estagnar e prejudicar a sua evolução.

Para que uma “pérola” da formação consiga singrar no futebol mundial, é preciso que este jogue regularmente a um nível competitivo na sua transição de júnior para sénior. E nesse aspecto, creio o nosso campeonato é uma boa escada para o topo. Se observarmos o nosso historial, verificamos que Pauleta foi o último jogador português a singrar no futebol europeu e na selecção nacional sem ter jogado na Primeira Liga. Actualmente, há o caso do Bruno Fernandes que veio para o Sporting CP após cinco anos no futebol italiano, sem esquecer os casos excepcionais dos filhos de emigrantes como Anthony Lopes e Raphael Guerreiro.

Como tal, espero que qualquer jovem jogador pense duas vezes antes de se deixar deslumbrar por um desafio potencialmente ambicioso no estrangeiro. Mas caso essa seja a sua vontade, o que eu posso desejar enquanto fã de futebol, é que seja o mais profissional possível, que trabalhe duro e que mantenha os pés assentes na terra.

Foto de capa: Sport Lisboa e Benfica – Formação

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho travou saída de jogador do Benfica rumo ao Mallorca

José Mourinho impediu a saída de Andreas Schjelderup no final do mercado. O extremo esteve muito perto de assinar com o Mallorca.

Damac de Armando Evangelista empata a zero e Al Qadsiah aproxima-se do pódio: Eis os resultados do dia na Liga Saudita

Na 20.ª jornada da Liga Saudita, o Damac empatou a zero na receção ao Al Kholood e o Al Qadsiah bateu o Al Khaleej por uma bola a zero.

Barcelona quer que Camp Nou seja a sede da final da Champions League em 2029

O Barcelona quer que o Camp Nou seja o estádio escolhido para sediar a final da Champions League da temporada 2028/29.

Youth League: eis os resultados desta terça-feira

Realizaram-se alguns jogos do playoff de acesso aos oitavos de final da Youth League durante esta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

EHF EURO 2026: Não há limite para os Heróis do Mar | Andebol

Há campanhas que se avaliam por resultados. Outras mudam...

A Ilusão do Semáforo: a Fórmula 1 começa muito antes de Melbourne

A Fórmula 1 gosta de vender a ideia de...