Primeira Liga como passaporte para um gigante europeu

Assim, esta relação não admitida mas invisivelmente generalizada beneficia as três partes; os clubes portugueses garantem possíveis talentos que lhes dão força para discutir títulos e no futuro a hipótese de um negócio chorudo, os empresários colocam as suas jóias em montras vistosas e os atletas salivam só de imaginar entrar em campo ao som do hino da Liga dos Campeões e de se mostrarem perante os clubes dos seus sonhos de criança.

No entanto, os colossos do velho continente parecem já ter percebido este inocente mas vantajoso esquema e começam a comprar diretamente aos clubes formadores. Exemplo disso são as transferências de Philippe Coutinho do CR Vasco da Gama para o FC Inter, de Neymar do Santos FC diretamente para o FC Barcelona e, mais recentemente, de Gabriel Jesus do SE Palmeiras para o Manchester City FC. Nestes casos e à semelhança do que tem vindo a acontecer frequentemente, os poderosos evitam gastar dinheiro desnecessário na compra a um clube intermediário e vão negociar diretamente com a fonte do jogador desejado.

Ao cabo de 2 anos no FC Porto, Anderson venceu 4 títulos e logo se transferiu para o Manchester United FC Fonte: CAUGHTOFFSIDE
Ao cabo de 2 anos no FC Porto, Anderson venceu 4 títulos e logo se transferiu para o Manchester United FC
Fonte: CAUGHTOFFSIDE

Podia ser uma má notícia para os clubes portugueses mas a verdade é que pouco altera o seu comportamento em relação à janela de transferências. Numa corrida à parte, os clubes portugueses continuam a fazer o seu trabalho de observação e investigação e os valores sul-americanos vão continuar a entrar em Portugal, ficar por uns anos e rapidamente sair para um clube de nível bem superior à nossa Primeira Liga. Para o comprovar, basta acompanhar o caminho que Fede Varela, Wenderson Galeno, Franco Cervi e Danilo Silva vão percorrer.

 

Foto de Capa: Goal.com

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Simão Coutinho é o novo diretor-desportivo do Al Nassr

O Al Nassr oficializou a promoção de Simão Coutinho. O dirigente português é o novo diretor-desportivo do clube saudita.

Viktor Gyokeres pode ser o novo marcador de penáltis do Arsenal? Mikel Arteta responde

Mikel Arteta foi confrontado com a possibilidade de Viktor Gyokeres bater os penáltis do Arsenal. O técnico espanhol desvalorizou o tema.

Tadej Pogacar vence a Volta a França 2025 e Wout van Art conquista a última etapa

A Volta a França 2025 foi ganha por Tadej Pogacar pela quarta vez na carreira. Já Wout van Art conquistou a derradeira etapa.

Chegada de Viktor Gyokeres já traz consequências: avançado está de saída do Arsenal

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal e pode haver um avançado de saída do conjunto londrino. Gabriel Jesus interessa ao Flamengo.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto derrota Benfica e conquista Liga Portugal Legends

O FC Porto conquistou a terceira edição da Liga Portugal Legends, depois de vencer o Benfica por duas bolas a uma.

Juventus mantém a esperança de que pode garantir Morten Hjulmand por 40 milhões de euros

A Juventus está muito interessada em garantir a contratação de Morten Hjulmand, médio que pertence aos quadros do Sporting.

Cruzeiro de Leonardo Jardim derrotado no Brasileirão

O Cruzeiro perdeu frente ao Ceará por duas bolas a uma durante a noite deste domingo, num encontro da 17.ª jornada do Brasileirão.