Quando não se consegue largar o futebol

Aquilo a que assistimos nos finais dos anos 80 e inícios dos anos 90 é a uma tendência inversa daquilo a que vinha a acontecer anteriormente. Com um estudo teórico cada vez mais intenso no futebol surgiam os treinadores com pouca ou nenhuma experiência no futebol profissionalmente, mas que se destacavam pelo seu grande conhecimento tático e pelas suas inovações a nível de treino que os ex-jogadores não conseguiam trazer a um futebol já “gasto” e repetido.

Surgiram nomes como Sven-Göran Eriksson e Arrigo Sacchi que vieram de certa maneira revolucionar o futebol com os seus sucessos, desmistificando a ideia de que para se ser um grande treinador é preciso ter-se sido jogador, abrindo as portas a que mais treinadores sem carreiras profissionais como jogadores, aparecessem no futebol.

Um ex-jogador e um estudioso do futebol, a perfeita combinação
Fonte: SL Benfica

No meio desta nova tendência aparecia um dos grandes treinadores portugueses de sempre, José Mourinho, que com uma carreira praticamente nula a nível de jogador de futebol tornou-se num dos grandes do futebol mundial deste século. Mourinho juntou as experiências que adquiriu com Bobby Robson e adicionou-lhe uma “pitada” da sua própria inovação e o resto, como se costuma dizer, é história.

Para mim fica claro que se não tivesse havido um Eriksson, este principalmente num plano de futebol português, ou um Sacchi anteriormente, Mourinho teria tido muitas dificuldades para conseguir as suas oportunidades e para conseguir chegar onde chegou. Outros grandes nomes do futebol português surgiram em condições semelhantes às de Mourinho, logo à cabeça claro André Villas-Boas, mas poderemos ainda falar de Leonardo Jardim, que também não teve uma carreira como jogador profissional, mas destacou-se pelo conhecimento teórico do futebol e Jesualdo Ferreira.

Depois deste período, aquilo a que começamos a assistir novamente foi a uma nova tendência de se apostar maioritariamente em ex-jogadores. Hoje temos o nosso futebol português repleto de treinadores que foram ex-jogadores profissionais, desde logo Petit, atual treinador do Moreirense, passando por Pepa, atual treinador do Tondela, indo a Abel, treinador do Sporting de Braga, falando claro na dupla do momento em Belém, Silas, treinador, e Zé Pedro, adjunto, que foram uma dupla de classe numa das melhores épocas do Belenenses neste século, e acabando em Sérgio Conceição, atual treinador do Futebol Clube do Porto.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francisco Domingues deixa Benfica B e é reforço do Moreirense até 2029

Francisco Domingues foi apresentado como novo jogador do Moreirense. Defesa deixa o Benfica B a título definitivo.

Pachuca reforça-se com antigo destaque do Famalicão após Mundial de Clubes 2025

O Pachuca garantiu a contratação de Jhonder Cádiz. Ex-avançado do Famalicão troca de clube por empréstimo do León.

Jarel Quansah troca Liverpool pelo Bayer Leverkusen e é a transferência mais cara da história dos alemães

Jarell Quansah foi apresentado como novo jogador do Bayer Leverkusen. Central deixa o Liverpool em definitivo.

Jarrad Branthwaite continua no Everton: «É algo que me deixa muito entusiasmado»

O Everton anunciou esta quarta-feira a contratação de Jarrad Brantwhaite. Defesa-central assina por mais cinco anos.

PUB

Mais Artigos Populares

João Pedro reforça Chelsea por cerca de 70 milhões de euros

O Chelsea anunciou esta quarta-feira a contratação de João Pedro. Blues podem pagar cerca de 70 milhões de euros pelo avançado.

João Noronha Lopes quer mudança na BTV: «Não devemos ter medo dos donos do clube»

João Noronha Lopes defende mudança de abordagem na BTV. Eis o que propõe o candidato às eleições do Benfica.

Biel acerta salário com Corinthians e Sporting define preço do avançado

Biel já chegou a acordo com o Corinthians quanto ao salário. Sporting quer 7 milhões de euros pelo extremo de 24 anos.