Quando não se consegue largar o futebol

Aquilo a que assistimos nos finais dos anos 80 e inícios dos anos 90 é a uma tendência inversa daquilo a que vinha a acontecer anteriormente. Com um estudo teórico cada vez mais intenso no futebol surgiam os treinadores com pouca ou nenhuma experiência no futebol profissionalmente, mas que se destacavam pelo seu grande conhecimento tático e pelas suas inovações a nível de treino que os ex-jogadores não conseguiam trazer a um futebol já “gasto” e repetido.

Surgiram nomes como Sven-Göran Eriksson e Arrigo Sacchi que vieram de certa maneira revolucionar o futebol com os seus sucessos, desmistificando a ideia de que para se ser um grande treinador é preciso ter-se sido jogador, abrindo as portas a que mais treinadores sem carreiras profissionais como jogadores, aparecessem no futebol.

Um ex-jogador e um estudioso do futebol, a perfeita combinação
Fonte: SL Benfica

No meio desta nova tendência aparecia um dos grandes treinadores portugueses de sempre, José Mourinho, que com uma carreira praticamente nula a nível de jogador de futebol tornou-se num dos grandes do futebol mundial deste século. Mourinho juntou as experiências que adquiriu com Bobby Robson e adicionou-lhe uma “pitada” da sua própria inovação e o resto, como se costuma dizer, é história.

Para mim fica claro que se não tivesse havido um Eriksson, este principalmente num plano de futebol português, ou um Sacchi anteriormente, Mourinho teria tido muitas dificuldades para conseguir as suas oportunidades e para conseguir chegar onde chegou. Outros grandes nomes do futebol português surgiram em condições semelhantes às de Mourinho, logo à cabeça claro André Villas-Boas, mas poderemos ainda falar de Leonardo Jardim, que também não teve uma carreira como jogador profissional, mas destacou-se pelo conhecimento teórico do futebol e Jesualdo Ferreira.

Depois deste período, aquilo a que começamos a assistir novamente foi a uma nova tendência de se apostar maioritariamente em ex-jogadores. Hoje temos o nosso futebol português repleto de treinadores que foram ex-jogadores profissionais, desde logo Petit, atual treinador do Moreirense, passando por Pepa, atual treinador do Tondela, indo a Abel, treinador do Sporting de Braga, falando claro na dupla do momento em Belém, Silas, treinador, e Zé Pedro, adjunto, que foram uma dupla de classe numa das melhores épocas do Belenenses neste século, e acabando em Sérgio Conceição, atual treinador do Futebol Clube do Porto.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto continua sem inscrever Iván Jaime na Liga

Iván Jaime está na porta de saída do FC Porto. Médio espanhol continua sem ser inscrito pelos dragões na Liga Portugal.

Newcastle “esquece” Samu e Pavlidis e abre negociações com avançado do PSG

O Newcastle procura um novo avançado. Emblema da Premier League avança para a contratação de Randal Kolo Muani ao PSG.

Benfica ainda não respondeu à oferta do Fenerbahçe por Akturkoglu: O ponto de situação

Kerem Akturkoglu está a ser associado a uma mudança para o Fenerbahçe. Benfica ainda não respondeu à oferta dos turcos.

Al Nassr de Jorge Jesus faz oferta salarial a Coman e Bayern Munique define preço: Eis todos os milhões em cima da mesa

O Al Nassr está interessado em contratar Kingsley Coman ao Bayern Munique. Há novidades sobre a possível mudança.

PUB

Mais Artigos Populares

Exclusivo: Rita Fontemanha sucede a Ana Borges e é a nova capitã do Sporting

Rita Fontemanha é a nova capitã do Sporting. A defesa-central portuguesa assume o posto que era de Ana Borges.

FC Porto treina pela primeira vez desde a morte de Jorge Costa e só há uma ausência

O FC Porto realizou esta sexta-feira o primeiro treino desde a morte de Jorge Costa. Francisco Moura é a única ausência.

“Here We Go” de Fabrizio Romano: PSG fecha defesa por 68 milhões de euros

O PSG fecha a contratação de Illya Zabarnyj ao Bournemouth. Franceses acordam pacote de 68 milhões de euros pelo defesa-central.