Rivalidade minhota: Dois clubes, dois sentimentos

Quanto ao Vitória Sport Clube, está de regresso às lides europeias após uma época em que ficaram abaixo das expectativas.

O treinador Pedro Martins conseguiu aquilo que o seu antecessor Sérgio Conceição não conseguiu: construir uma equipa equilibrada e consistente. Com um plantel de qualidade e um estilo de jogo assente no rigor e na organização táctica, adicionada à alma e identidade vitoriana, resultou numa das melhores épocas da história do Vitória de Guimarães.

Com a conquista do quarto lugar na tabela classificativa (melhor classificação da década), a melhor pontuação da história do clube (62 pontos) e a melhor série de resultados da história (sete vitórias consecutivas), creio que o treinador Pedro Martins merece crédito principalmente duas razões.

Pedro Martins conseguiu fazer esquecer Rui Vitória Fonte: Facebook Oficial de Pedro Martins
Pedro Martins conseguiu fazer esquecer Rui Vitória
Fonte: Facebook Oficial de Pedro Martins

Primeiro, porque para além de ter tirado bom proveito de jogadores com provas dadas como Marega, Hernâni, Hurtado a Rafael Miranda, também lançou a revelou outros jogadores como o médio João Pedro, o lateral-esquerdo Konan e o extremo Raphinha, três revelações deste campeonato. Segundo, pela forma como Pedro Martins conseguiu em relativamente pouco tempo, reconstruir e estabilizar a equipa após a saída de dois jogadores-chave: João Pedro e Tiquinho Soares.

Apesar da má fase que o clube vimaranense atravessou na altura (empate caseiro com o CS Marítimo, sucedido por duas derrotas consecutivas contra o FC Paços de Ferreira e o FC Porto), Pedro Martins soube compensar as perdas manter o nível da equipa, mantendo o clube nos lugares de acesso às competições europeias.

E com isto, os rivais minhotos realizaram duas épocas contraditórias. Para os lados de Guimarães reina a satisfação da realização de uma das melhores épocas da história do Vitória SC, apesar da tristeza na derrota na final da Taça de Portugal. Já em Braga, reina o sentimento de desilusão pela má época realizada pelo seu principal representante, e que esperam uma reacção na próxima temporada.

 

 Foto de Capa: Vitória SC

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

A última Supertaça de Portugal entre Sporting e Benfica

Sporting e Benfica vão a jogo a partir das 20h45 para a final da Supertaça de Portugal. Os dois clubes repetem a edição de 2019.

Os números de Paulinho desde a sua chegada ao Toluca que têm impressionado a crítica

Paulinho tem sido um dos protagonistas do Toluca desde a sua chegada ao México. O jogador é um dos goleadores do campeonato.

Benfica realizou o último treino de preparação para a Supertaça de Portugal

O Benfica realiza durante esta quarta-feira o último treino de preparação para a Supertaça de Portugal, que se realiza na quinta-feira.

5 jogadores que ainda podem sair de Sporting, Benfica e FC Porto neste mercado de transferências

O mercado de transferências encerra no final de agosto e alguns jogadores ainda podem sair dos respetivos emblemas.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo pode estrear-se pelo Al Nassr na nova época já esta quarta-feira

Cristiano Ronaldo e João Félix podem ir a jogo esta quarta-feira. O Al Nassr vai enfrentar o Toulouse num encontro particular.

Devis Vásquez deixa AC Milan e reforça AS Roma a custo zero

Devis Vásquez reforçou a AS Roma a custo zero. O guarda-redes saiu do AC Milan e assinou por duas temporadas.

João Pinheiro é o escolhido para arbitrar a Supertaça Europeia

João Pinheiro é o árbitro eleito para dirigir o encontro entre o PSG e o Tottenham, relativo à final da Supertaça Europeia.