Rivalidade minhota: Dois clubes, dois sentimentos

Quanto ao Vitória Sport Clube, está de regresso às lides europeias após uma época em que ficaram abaixo das expectativas.

O treinador Pedro Martins conseguiu aquilo que o seu antecessor Sérgio Conceição não conseguiu: construir uma equipa equilibrada e consistente. Com um plantel de qualidade e um estilo de jogo assente no rigor e na organização táctica, adicionada à alma e identidade vitoriana, resultou numa das melhores épocas da história do Vitória de Guimarães.

Com a conquista do quarto lugar na tabela classificativa (melhor classificação da década), a melhor pontuação da história do clube (62 pontos) e a melhor série de resultados da história (sete vitórias consecutivas), creio que o treinador Pedro Martins merece crédito principalmente duas razões.

Pedro Martins conseguiu fazer esquecer Rui Vitória Fonte: Facebook Oficial de Pedro Martins
Pedro Martins conseguiu fazer esquecer Rui Vitória
Fonte: Facebook Oficial de Pedro Martins

Primeiro, porque para além de ter tirado bom proveito de jogadores com provas dadas como Marega, Hernâni, Hurtado a Rafael Miranda, também lançou a revelou outros jogadores como o médio João Pedro, o lateral-esquerdo Konan e o extremo Raphinha, três revelações deste campeonato. Segundo, pela forma como Pedro Martins conseguiu em relativamente pouco tempo, reconstruir e estabilizar a equipa após a saída de dois jogadores-chave: João Pedro e Tiquinho Soares.

Apesar da má fase que o clube vimaranense atravessou na altura (empate caseiro com o CS Marítimo, sucedido por duas derrotas consecutivas contra o FC Paços de Ferreira e o FC Porto), Pedro Martins soube compensar as perdas manter o nível da equipa, mantendo o clube nos lugares de acesso às competições europeias.

E com isto, os rivais minhotos realizaram duas épocas contraditórias. Para os lados de Guimarães reina a satisfação da realização de uma das melhores épocas da história do Vitória SC, apesar da tristeza na derrota na final da Taça de Portugal. Já em Braga, reina o sentimento de desilusão pela má época realizada pelo seu principal representante, e que esperam uma reacção na próxima temporada.

 

 Foto de Capa: Vitória SC

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Protestos de apoio à Palestina marcam a Vuelta 2025 e colocam etapa final em risco: «Terão certamente a nossa oposição»

A Vuelta 2025 está a ser marcada por várias manifestações de apoio à Palestina que impediram o final de duas etapas. Percurso final em ameaças sérias.

Benfica inicia participação na Liga de Futsal com vitória difícil em Braga

Depois da desilusão na Supertaça, o Benfica respondeu na Liga. Vitória complicada diante do Braga na estreia na prova terminou com um 2-1 no marcador.

Angola vence Maurícias e continua a ter matemática para rumar ao Mundial 2026: eis os resultados do dia na qualificação africana

Angola continua a poder alcançar o Mundial 2026. Vitória sobre as Maurícias e derrota dos Camarões mantém calculadora ligada para chegar à prova.

Noruega marca 11, Inglaterra marca 5 e França passa dificuldades: todos os resultados do dia na qualificação europeia para o Mundial 2026

Muitos resultados de destaque na qualificação europeia para o Mundial 2026. Nota de relevo para as vitórias da Noruega, Inglaterra e França.

PUB

Mais Artigos Populares

Besiktas interessado em alvo falhado pelo Sporting neste mercado

O Besiktas está interessado no avançado de 20 anos do Ajax, Mika Godts. Os alvinegros fizeram progressos nas negociações com o jogador.

Endrick em risco no Real Madrid e na corrida para o Mundial 2026: eis os motivos

O jovem avançado continua afastado dos relvados devido a lesão e só deverá regressar em outubro. Convocatória para o Mundial de 2026 em risco.

Ruben Amorim criticado por desperdiçar talento no Manchester United: «É um jogador de futebol brilhante e um ser humano brilhante»

O treinador Tony Mowbray teceu duras críticas à forma como Ruben Amorim tem utilizado Amad Diallo. Extremo representa o Manchester United.