Scouting: o segredo do futebol português

    Creio que o Sporting Clube de Portugal foi o “pioneiro” no recrutamento de jovens jogadores para os seus escalões de formação. A formação do Sporting começou a tornar-se conceituada nos anos 80 com o aparecimento de jogadores como Paulo Futre e Luís Figo, que deram o mote a um vasto leque de jovens talentos formados no clube leonino que deram cartas no futebol nacional e internacional, entre os quais, 10 dos 23 jogadores que se sagraram campeões europeus no ano passado. Tudo isto graças a um departamento de recrutamento e formação liderado por Aurélio Pereira e ao qual pertenceram outros “caça-talentos” como Artur Garrett, João Ruas ou o Tenente-Coronel José Santos, homens que deram ao Sporting a reputação de clube formador, não só em Portugal mas também em toda a Europa.

    As vendas de jogadores como Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo e Nani, foram fruto da capacidade de prospecção destes homens. E depois do Sporting ter passado por um período mais discreto na formação no início desta década, mas voltou a dar cartas aquando da revelação de jogadores como Cedric Soares, João Mário, Rúben Semedo e Gelson Martins, e certamente não ficará por aqui.

    Durante os cerca de 20 anos em que o Futebol Clube do Porto dominou o futebol português, o seu Departamento de scouting também ganhou bastante visibilidade, não a nível da formação, mas sim ao nível do recrutamento de jogadores estrangeiros, nomeadamente sul-americanos. E foi esse departamento de scouting que conferiu ao clube a possibilidade de manter uma equipa forte e competitiva, vendendo jogadores influentes todos os anos.

    Luís Gonçalves regressou ao FC Porto após 5 anos a coordenar o scouting do Shakthar Donetsk Fonte: FK Shkathar
    Luís Gonçalves regressou ao FC Porto após 5 anos a coordenar o scouting do Shakthar Donetsk
    Fonte: FK Shkathar

    João Luís Afonso foi o director do scouting do FC Porto entre 2005 e 2016, sendo um dos trunfos por detrás da forma como o clube azul e branco se precavia à venda dos seus maiores craques, tendo sido substituído pelo “bibota” Fernando Gomes no ano passado. Também Luís Gonçalves, regressado ao FC Porto no ano passado para substituir Antero Henrique, foi um dos homens fortes do scouting do clube entre 1993 e 2011, sendo o responsável pela contratação de vários sul-americanos que deram cartas nos dragões, desde Mário Jardel a Radamel Falcao.

    E apesar do FC Porto atravessar uma seca de títulos, o scouting do clube não perdeu qualidades, como se viu pelas recentes conquistas da sua equipa B e pela revelação de jogadores como Omar Govea, Fede Varela, Ismael Díaz e Wanderson Galeno.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Xabi Alonso quer jogador ligado ao Real Madrid no Bayer Leverkusen

    O Bayer Leverkusen quer contratar Rafa Marín. O defesa-central...

    Chelsea tenta desviar alvo do Manchester United para o centro da defesa

    O Chelsea quer contratar Castello Lukeba. O jovem defesa-central...

    Fulham de Marco Silva com saída confirmada e a custo zero

    O Fulham já sabe que Tosin Adarabioyo vai sair...

    Carlo Ancelotti confirma continuidade de jogador no Real Madrid

    Depois do triunfo do Real Madrid, Carlo Ancelotti deixou...
    Tiago Serrano
    Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
    O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.