Uma viagem futebolística pela Nacional 2

- Advertisement -

GD Chaves

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Começando a nossa viagem pelo início, como convém sempre, é inevitável falar do GD Chaves, nosso conhecido dos grandes palcos do futebol nacional. A 27 de Setembro de 1949, após uma vitória do Flávia Sport Clube no Campeonato Distrital, que lhe garantia o acesso à 3ª Divisão, nasceu um novo clube, resultado da fusão entre os dois rivais da cidade, o Atlético Clube Flaviense e o já referido Flávia, o Grupo Desportivo de Chaves que conhecemos.

Com este enterrar do machado de guerra, deu-se início a uma bonita história desportiva, com altos e baixos, onde o Chaves, clube ideal para potenciar o talento de jovens jogadores, como o explosivo Davidson, ou o mágico Fábio Martins foi trilhando o seu caminho num país cada vez mais centralizado e com tendência para subestimar o potencial futebolístico que a Região de Trás-os-Montes, nomeadamente a histórica cidade de Chaves, podia oferecer ao país.

A primeira participação do clube na primeira divisão data da época 1986/1987, onde conseguiu um fantástico sexto lugar que deixou a maioria do país atónito, desabituado de ter clubes transmontanos na elite do futebol. A época seguinte traria uma surpresa ainda maior: os Valentes Transmontanos voltam a deixar o país boquiaberto com um inédito 5º lugar que lhes abria as portas europeias, onde tiveram uma representação que muito deve orgulhar o clube, já que falamos de uma equipa que em anos anteriores lutava para chegar à primeira divisão portuguesa.

Mas foi já neste século, em 2010, que o GD Chaves atingiu, quiçá, o auge da sua história, ao carimbar a passagem à final da Taça de Portugal, na 2ª mão das meias-finais, com um bis de Edu Machado no prolongamento, flaviense de gema, a deitar por terra as aspirações do Naval 1º de Maio. Só faltou levar a taça para Trás-os-Montes, mas o FC Porto não deixou, vencendo na final por 2-1.

Após uns anos mais duros, com descidas de divisão e possíveis declarações de insolvência, o GD Chaves renasceu, com novos investidores, chegando de novo aos palcos maiores do futebol português em 2016/2017 e após a despromoção do ano passado, lutam hoje por voltar a honrar a sua região, os Valentes Transmontanos.

Vale sempre a pena ver o GD Chaves a jogar, pela história do clube, pela paixão dos adeptos e pela cidade maravilhosa, onde a paisagem é deslumbrante e o legado romano permanece intrínseco à cidade.

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.