A Liga da Discórdia ou Concórdia?

- Advertisement -

A Federação Portuguesa de Futebol apresentou a Liga 3, uma competição que irá ser, a partir da próxima época, o terceiro escalão do futebol português, situando-se entre o Campeonato de Portugal e a Segunda Liga. Em termos desportivos, tratar-se-á de uma decisão daquelas que são tomadas só para mostrar que se tomam decisões e que se fazem coisas, ou será algo verdadeiramente útil para os clubes portugueses?

Acompanhar o Campeonato de Portugal é algo incrível, recomendo vivamente a todas as pessoas que nos leem. Um campeonato, no qual 91 equipas com realidades bem distintas lutam entre si, possibilita a existência de jogos fantásticos. Trata-se de uma competição em que é possível encontrar grandes disparidades. Uma equipa profissional ou semi-profissional, com jogadores bastante rodados no futebol português e com jovens repletos de potencial, pode defrontar uma equipa amadora, na qual boa parte dos jogadores trabalham durante a semana e aturam os seus chefes. Podem passar a semana a carregar paletes e ao fim da tarde vão dar uns toques na bola a troco de um baixo ordenado e de uma sandes de courato. No entanto, apesar de uma situação destas por vezes ser caricata e proporcionar um espetáculo curioso, não deixa de ser desportivamente questionável.

O surgimento de uma competição como a Liga 3, permite que estas diferenças competitivas sejam atenuadas. A Liga 3 será disputada na próxima época, pelas 22 melhores equipas do Campeonato de Portugal que não consigam ascender à LigaPro (à qual apenas dois clubes vão subir) e pelos dois emblemas despromovidos da LigaPro. Com isto, as equipas semi-profissionais, e que almejam alcançar a elite do futebol português, jogarão entre si, numa luta acesa e que promete grandes jogos.

Enquanto isto, aquelas equipas que ambicionam apenas a estabilidade nas provas nacionais veem ficar enfraquecido o grande adversário que tem sido a diferença orçamental e estrutural dos clubes do Campeonato de Portugal, e jogarão umas com as outras, proporcionando também belos momentos para a modalidade.

Esta alteração aparenta ser positiva, visto que permitirá um aumento da competitividade por culpa do maior equilíbrio que haverá entre as equipas. Ainda assim, foi possível ouvir, aqui no Bola na Rede, na primeira pessoa, as críticas do Caldas SC à abordagem da Federação Portuguesa de Futebol a todo o desenvolvimento e criação desta nova competição.

Apesar de faltar quase um ano para o início da Liga 3, uma garantia pode ser dada. Aos domingos, por volta das três da tarde, quando o árbitro apitar, seja na Liga 3 ou no Campeonato de Portugal, iniciar-se-á um espetáculo entusiasmante, porque a qualidade dos jogadores continuará presente e, acreditem, é imensa.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Mário Silva da Costa
Mário Silva da Costahttp://www.bolanarede.pt
Natural de Vila Franca de Xira, Mário é a descrição perfeita de um típico idoso português. Chega ao domingo, almoça uma feijoada e vai ver a bola às três da tarde. Para além disso, nos tempos livres ocupa-se com um curso de jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Mota elogia 2 características no jogador português e destaca: «Quem está na formação não é tão valorizado como deveria ser»

Rui Mota foi o mais recente entrevistado pelo Bola na Rede. O técnico falou nas características definidoras do jogador português.

Rui Mota e a construção do plantel: «Mais do que ter um jogador que seja realmente muito bom, eu prefiro ter dois com qualidade...

Rui Mota foi o mais recente entrevistado pelo Bola na Rede. O técnico falou na importância da competitividade na construção de um plantel.

Benfica com novidade garantida para a camisola de 2027/28

O Benfica já sabe que a sua camisola de 2027/28 vai contar com pelo menos uma novidade, ainda que falte quase um ano para o anúncio do dorsal.

PSG renova com internacional espanhol: eis a situação

Fabirán Ruiz renova contrato com o PSG por mais uma temporada (com opção de mais um ano). Médio entra na sua quinta época.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o mais recente reforço do Manchester United

O Manchester United oficializou a contratação de Karl Darlow. Guarda-redes de 35 anos fica ligado aos red devils até junho de 2028.

Já é conhecido o próximo destino de Mason Greenwood: Sai do Marselha por 40+2 milhões de euros

O Feberbahçe fechou a contratação de Mason Greenwood junto do Marselha. Fica com todos os detalhes do negócio.

Futuro de David de Gea esclarecido

David de Gea vai manter-se ao serviço da Fiorentina. O guarda-redes espanhol vai cumprir uma terceira temporada na Serie A.