Afinal, em que consiste apostar num jogador?

Numa altura em que emergem cada vez mais jovens talentos no futebol português, existem certos tipos de situações que dão que pensar. Mas, afinal, em que consiste apostar num jogador?

Quando Tiago Fernandes, então treinador interino do Sporting, apostou em Miguel Luís no onze inicial contra o Arsenal FC, em pleno Emirates, fiquei a pensar nessa questão. Até ao momento, o médio, campeão europeu de sub-17 e sub-19, só tinha entrado nos descontos dos jogos contra o GS Loures e o CD Santa Clara. Miguel Luís viria a manter a titularidade no jogo seguinte contra o GD Chaves, mas com Marcel Keizer no comando técnico dos leões, ainda não teve minutos em campo.

No Benfica, também já ocorreram situações semelhantes, principalmente na época passada, com dois jogadores que já jogam juntos há muito tempo: Diogo Gonçalves e João Carvalho. O extremo alentejano deu nas vistas na pré-temporada, mas só teve direito a alguns minutos nos primeiros jogos oficiais da temporada. Surpreendentemente, em outubro/novembro seria titular nos dois jogos contra o Manchester United FC e também nos jogos do campeonato contra o CD Aves, CD Feirense e Vitória SC. Depois de ter saído ao intervalo do jogo contra o CSKA em Moscovo, nunca mais voltou a marcar presença no onze e mal jogou até ao final da temporada.

Miguel Luís foi surpresa no onze inicial contra o Arsenal
Fonte: Sporting CP

João Carvalho só começara a ter minutos em dezembro. Com algumas boas exibições a partir do banco, após a lesão de Krovinović, teve oportunidades como titular nos jogos contra o Belenenses SAD e o CD Aves, mas, sem corresponder, acabaria por ser o primeiro a ser substituído em ambos os jogos e não teria mais oportunidades. Ambos acabaram a época a jogar na equipa B.

Outro caso semelhante esta temporada é o de João Felix. Depois de ter sido titular e ter feito uma assistência no jogo contra o Moreirense FC, só voltaria a jogar oito minutos na Taça de Portugal, contra o FC Arouca. Estes casos, para além de outros, cada vez me convencem mais de que o rótulo de que Rui Vitória é um treinador que aposta na formação não passa de um mito.

Ora, onde quero chegar com estes exemplos? Quero dizer que apostar na formação não é isto. Apostar num jogador não é simplesmente lançá-lo num jogo. É, acima de tudo, conferir-lhe a competição e a continuidade necessárias, de modo a que este possa ganhar ritmo competitivo e evoluir. E, acima de tudo, não devem deixá-los cair após exibições menos conseguidas.

Foto de Capa: Notthingham Forest FC

 

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Nicolás Otamendi: «Lamentavelmente não nos estão a sair bem as coisas»

Nicolás Otamendi analisou o duelo da primeira jornada da fase de liga da Champions League. O Benfica recebeu o Qarabag no Estádio da Luz.

Benfica na história pela negativa: Qarabag vence pela primeira vez na Champions League

O Qarabag somou a sua primeira vitória na fase de liga da Champions League na sua história, depois de derrotar o Benfica.

O golo histórico de Oleksii Kashchuk que derrotou o Benfica e deu a 1ª vitória da história ao Qarabag na Champions League

Oleksii Kashchuk gelou o reino encarnado e efetivou a cambalhota no marcador. O Benfica recebe o Qarabag no Estádio da Luz.

Real Madrid arranca a Champions League com vitória em lance polémico: eis os resultados desta terça-feira

O Real Madrid foi a França vencer o Marselha por duas bolas a uma, na primeira jornada da fase de liga da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Sondagem Bola na Rede: Bruno Lage tem condições para continuar no Benfica?

O Benfica foi derrotado pelo Qarabag na noite desta terça-feira por 3-2, em jogo da fase de liga da Champions League.

Uma estreia do Qara…bag: Benfica perde na Luz com o Qarabag e arranca Champions League com derrota

O Benfica passou por muitas dificuldades na estreia na Champions League... e perdeu. Na receção ao Qarabag, derrota por 3-2 em pleno Estádio da Luz.

Al Hilal entra com o pé direito na Champions League Asiática mas recebe péssima notícia relacionada com português

O Al Hilal recebeu e venceu o Al Duhail por duas bolas a uma, em jogo da primeira jornada da fase de liga da Champions League Asiática.