Luta pelo Título

Falta uma jornada para tudo se decidir e a verdade é que ainda há muita coisa em aberto. Os confrontos diretos desta que vai ser a 34.ª e última jornada do campeonato apimentam ainda mais as coisas naquelas que são as contas do primeiro lugar, dos lugares europeus e também da manutenção.

Objetivos diferentes, é certo, mas seis clubes vão, com certeza, entrar com a máxima força dentro de campo de forma a fazer tudo o que está ao seu alcance para que a temporada de 2018/2019 tenho o desfecho mais risonho possível.

Nas contas para o título, FC Porto e SL Benfica continuam na luta. Os “dragões” continuam à espera de um deslize do seu rival contra o CD Santa Clara, mas ainda assim não têm a vida nada facilitada visto que recebem o Sporting CP no dragão.

O clube de Alvalade já não precisa de fazer mais contas para o campeonato, visto que já tem o terceiro lugar garantido e aspirações mais altas são também já impossíveis a partir do momento em que os “leões” empataram com o Tondela FC em Alvalade. Sendo assim, o Sporting pode até ver o jogo do próximo sábado com alguma displicência e como uma forma de poupar alguns jogadores para o final da Taça.

Mas a verdade é que um clássico é sempre um clássico e mística envolvente a este tipo de jogos é sempre muito mais do que meros três pontos. É a honra de dois clubes centenários que está em jogo, por isso, de ambos os lados, a tarefa não será de todo facilitada.

Do outro lado, está um Benfica motivado e focado na reconquista do campeonato. Falta um último esforço em casa e a taça volta para a Luz depois de um ano em que Bruno Lage foi a figura dos “encarnados”.

O SL Benfica parece ter tudo para se sagrar campeão nacional
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Luta pelos Lugares Europeus

Em relação aos lugares europeus, quinto e sexto lugares continuam em disputa por dois clubes que se vão defrontar neste último embate do campeonato: Moreirense FC e Vitória SC. Estes dois emblemas têm 52 pontos e 49 respetivamente e a última jornada pode fazer toda a diferença.

Ambos os emblemas não vêm de uma sequência de resultados brilhante (ambos vêm de três derrotas e um empate nos últimos cinco jogos), mas a luta pelo quinto lugar ainda está acesa. O Vitória ainda tem ao seu alcance o quinto lugar e pode “roubá-lo” ao clube de Moreira de Cónegos que nem sequer se pode apurar para as competições europeias por não se ter inscrito.

A equipa de Ivo Vieira teve um excelente desempenho ao longo de toda a temporada e na minha opinião o quinto lugar é mais do que merecido. No entanto, este entrave de acesso à Liga Europa dá que pensar e seria muito mais ‘justo’ que o Vitória o conseguisse alcançar dentro de campo.

Luta pela Manutenção

O Tondela FC foi empatar com o Sporting em Alvalade numa altura em que os “leões” seguiam numa sequência de dez vitórias
Fonte: Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Por fim, mas não menos importante, temos as últimas decisões do campeonato também para a manutenção na Primeira Liga. À semelhança da luta pela Europa, esta também ficará marcada por um jogo de tudo ou nada entre GD Chaves e Tondela FC.

Só um irá poder manter-se no primeiro escalão do futebol português e o outro irá inevitavelmente fazer companhia aos já confirmados despromovidos CD Feirense e CD Nacional.

O Tondela vem de um empate frente a um dos três grandes dentro do seu próprio reduto, onde inclusive se viu impedido de continuar com o seu registo muito positivo de 10 vitórias consecutivas.

Já o GD Chaves vem de uma derrota frente ao Vitória FC e a verdade é que nas últimas duas partidas teve um empate e uma derrota. Se analisarmos os últimos jogos do Tondela, o registo não é mais positivo, mas a verdade é que um empate frente a um dos três grandes pode dar confiança à equipa de Pepa para encarar este último embate com outros olhos.

Última jornada e muita coisa em jogo para estas seis equipas. FC Porto, SL Benfica, Moreirense FC, Vitória SC, GD Chaves e Tondela FC vão disputar jogos de tudo ou nada, onde só a vitória interessa a cada um deles. Esperam-se jogos de muitas emoções até ao apito final dos árbitros e onde, até lá, muita coisa pode acontecer dentro de campo.

 

Foto de Capa: Bola na Rede

 

Comentários