Campeonato de Portugal: Os exemplos do Vitória FC e do Leixões SC

    Na Segunda Liga, encontramos o outro exemplo que quero destacar: o Leixões SC. Esta temporada, a equipa de Matosinhos tem vindo a apostar de forma séria e criteriosa em jogadores do CP e tem-se notado uma diferença para positivo. Na temporada transacta, os “Bebés do Mar” só conseguiram a manutenção ao disputarem a Liguilha Segunda Liga/CP – levando de vencida o SC Praiense -, depois de terem terminado a fase regular da segunda liga na 18.ª posição. Na actual temporada, o Leixões SC encontra-se na quinta posição e teve como ponto alto da temporada a boa exibição no Estádio do Dragão, contra o FC Porto e a contar para a Fase de Grupos da Taça da Liga (o encontro terminou 0-0), beneficiando não só do trabalho de qualidade do ex-técnico João Henriques (recentemente contratado pelo FC Paços de Ferreira), mas também da qualidade existente no seu plantel. Vindos do CP, há que destacar Stephen Eustáquio (ex-SC União Torreense, que entretanto já deu o salto para a Primeira Liga, onde vai representar o GD Chaves) e Derick Poloni (ex-Anadia FC), apesar de terem também chegado Youssouf Sow (ex-Louletano DC), Matheus Costa (ex-Real SC) e Amine Oudrhiri (ex-Lusitano VRSA).

    Stephen Eustáquio era o cérebro de Matosinhos Fonte: Facebook Leixões SAD
    Stephen Eustáquio era o cérebro de Matosinhos
    Fonte: Facebook Leixões SAD

    Voltando aos dois jogadores que destaquei em primeiro lugar, Stephen é um médio-defensivo de 21 anos que chegou a Matosinhos proveniente do SC União Torreense e que durante a primeira metade da época encantou todos os que se deslocavam ao Estádio do Mar. Já no Campo Manuel Marques, em Torres Vedras, o mais recente reforço do GD Chaves mostrava ter uma qualidade que sobressaía dos demais. Este jovem luso-canadiano é um “número seis”, mas não é o típico jogador que normalmente associamos a essa posição; Stephen tem um bom sentido posicional, sabendo sempre manter o equilíbrio do meio-campo, ao mesmo tempo que oferece uma capacidade de passe, critério e visão de jogo de grande nível. A sua qualidade não passou despercebida nem a Rui Jorge, que já o seleccionou para os encontros contra a Roménia e Suíça, a contar para a Qualificação para o Europeu de Sub-21 2019, nem a Luís Castro, que pediu a sua contratação de forma a dotar a equipa transmontana de características que até hoje não tinha naquela posição.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Serie A: já há uma equipa despromovida

    Ficámos a conhecer esta sexta-feira a primeira equipa despromovida...

    Sporting vende Fatawu por 17 milhões de euros

    O Sporting vendeu Fatawu por 17 milhões de euros...

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...
    Bruno Costa
    Bruno Costahttp://www.bolanarede.pt
    Alfacinha de gema e Benfiquista por natureza, Bruno é um obcecado por Futebol e foi através da escrita que encontrou a melhor forma de dar a conhecer essa sua paixão pelo desporto-rei. É capaz de estar desde Segunda-feira até Domingo à noite a ver todos os jogos que passam na TV. Terá sido em pequeno que toda esta loucura futebolística foi despertada pelo seu Pai e pelo seu tio que, respetivamente, o levavam ao Estádio do Restelo e ao Estádio da Luz. Bruno não suporta facciosismos e tenta sempre ser o mais crítico possível para com o seu clube.                                                                                                                                                 O Bruno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.